Recentemente, ficámos a conhecer todos os detalhes sobre o Ticwatch Pro 5, o mais recente smartwatch do ecossistema Android. No passado, quando descobri os modelos anteriores, fiquei consideravelmente impressionado com o desempenho que eles ofereciam, especialmente em comparação com o Samsung Galaxy Watch. Por isso, hoje, quero examinar até que ponto os novos modelos melhoraram neste confronto entre o Ticwatch Pro 5 e o Samsung Galaxy Watch 5 Pro.
À primeira vista e tendo em conta o preço, sinto que o Ticwatch chegou com grande ímpeto. Pergunto-me se será capaz de igualar ou bater a relação qualidade/preço do smartwatch da Samsung, ou se inclui funcionalidades mais avançadas que me façam reconsiderar a troca. Vamos descobrir!
Ticwatch Pro 5 vs Samsung Galaxy Watch 5 Pro: Aspeto visual
A primeira coisa que sempre observamos quando comparamos diferentes dispositivos é o seu design. Neste caso, o Ticwatch tem uma estética mais desportiva, que é influenciada pela moldura mais grossa, bem como pela cor preta da bracelete de silicone. No caso do Samsung, existem várias cores à escolha, mas gosto particularmente do cinzento titânio por ser o mais diferente.
O TicWatch Pro 5 apresenta um design híbrido que combina materiais como o alumínio da série 7000, o aço inoxidável e o nylon, o que lhe confere um aspeto premium. Por outro lado, o Samsung Galaxy Watch 5 apresenta um design mais robusto e duradouro, certificado de acordo com a norma militar MIL-STD-810H.
Em termos de botões, o TicWatch Pro 5 eliminou um dos botões laterais circulares e incorporou uma coroa rotativa que permite uma navegação nos menus com resposta háptica. O Samsung Galaxy Watch 5, por outro lado, não tem uma coroa rotativa, mas uma moldura tátil para navegação na interface.
Você também pode estar interessado:Alterações no ecrã
No que diz respeito ao ecrã, existem algumas diferenças importantes. O Ticwatch Pro 5 tem um ecrã AMOLED de 1,43 polegadas com uma resolução de 466 x 466 pixels. Está também equipado com vidro anti-impressão digital reforçado com Corning Gorilla Glass. Vale ainda a pena referir que este smartwatch tem um ecrã LCD que funciona como uma espécie de ecrã secundário, para que nem sempre seja necessário ativar o ecrã que consome mais energia.
O Samsung Galaxy Watch 5 Pro, por outro lado, tem um ecrã Super AMOLED de 1,4 polegadas ligeiramente mais pequeno, com uma resolução ligeiramente inferior de 450 x 450 pixels. Além disso, o ecrã do Galaxy Watch 5 Pro pode atingir até 1.000 nits de brilho máximo, proporcionando uma excelente visibilidade em condições de luminosidade.
Ticwatch Pro 5 vs Samsung Galaxy Watch 5 Pro: Duração da bateria e duração da bateria
Outra caraterística importante a ter em conta são as diferenças em termos de duração da bateria, uma vez que estes são dois dispositivos que são frequentemente utilizados para sair durante várias horas de cada vez. Neste sentido, podemos comparar dizendo que o Ticwatch Pro 5 tem uma bateria de 628 mAh, uma capacidade ligeiramente superior aos 590 mAh que o Samsung Galaxy Watch 5 Pro tem. De acordo com a Samsung, a sua bateria pode durar até 80 horas de utilização, embora isto dependa da forma como é utilizada.
Ticwatch Pro 5 vs Samsung Galaxy Watch 5 Pro: Processador diferente
Uma das coisas que mais gostei no Ticwatch Pro 5 é que é baseado no Wear OS, um dos melhores sistemas operativos para o ambiente smartwatch no mercado. De facto, é baseado no Wear OS 3.5, enquanto o Samsung Galaxy Watch 5 Pro é baseado no Wear OS 3.
Você também pode estar interessado:Em termos de processador, o Ticwatch Pro 5 integra o mais recente chip da Qualcomm, o Snapdragon W5+ Gen 1. O Samsung Galaxy Watch 5 Pro, por outro lado, está equipado com o Exynoes W920, um processador dual-core que, embora tenha um bom desempenho, é de uma geração anterior da Samsung. O processador do Ticwatch está, portanto, mais atualizado, o que é sempre uma vantagem.
A este respeito, vale a pena notar que o Ticwatch Pro 5 tem mais capacidade de armazenamento, pois tem 2 GB de RAM e 32 GB de memória interna, em comparação com 1,5 GB de RAM e 16 GB de memória interna do Galaxy.
Ticwatch Pro 5 vs Samsung Galaxy Watch 5 Pro: Funcionamento por voz
Admito que uma das coisas que mais me surpreendeu no Ticwatch Pro 5 é o facto de não incluir o Google Assistant, algo que parece um passo atrás em relação não só ao Samsung Galaxy Watch 5, mas a outros smartwatches em geral. Hoje em dia, a maioria dos utilizadores (especialmente em dispositivos Android) utiliza o assistente de voz da Google, e não o ter pode dificultar a sincronização e compatibilidade com outros dispositivos.
Ticwatch Pro 5 vs Samsung Galaxy Watch 5 Pro: Características desportivas
Os smartwatches têm uma função importante para muitos utilizadores, que é a capacidade de realizar uma monitorização e controlo desportivo mais abrangente. Neste caso, a primeira coisa a notar é que qualquer um dos dois pode ser utilizado em desportos aquáticos, desde que não seja em mar aberto. Isto porque a sua resistência à água é de até 5 ATM ou 50 metros, mas em piscinas, não no mar. Se os utilizar em mar aberto, é provável que a resistência diminua.
Quanto ao conjunto de sensores, ambos incluem um acelerómetro, um giroscópio, um sensor de ECG para monitorização cardíaca, registo de passos, distância percorrida, calorias queimadas, etc. Além disso, os smartwatches estão equipados com sensores adicionais, como o sensor de SpO2 (oxigénio no sangue), a temperatura da pele, o barómetro e o altímetro.
E no que diz respeito à monitorização do sono, esta também é bastante eficaz em ambos os modelos, onde é possível ver relatórios detalhados sobre o estado do sono, a qualidade do sono e as fases do sono.
Ticwatch vs Samsung: História de cada marca
A origem do Ticwatch remonta à Mobvoi Information Technology Company Limited. A Mobvoi é uma empresa tecnológica sediada em Pequim, na China, fundada em 1 de outubro de 2012 por Zhifei Li. A Mobvoi dedica-se à venda e desenvolvimento de produtos electrónicos de consumo, reconhecimento de voz chinês, processamento de linguagem natural e tecnologia de pesquisa vertical.
Em 2014, a Mobvoi lançou o seu próprio sistema operativo para smartwatches, denominado TicWear, baseado no Wear OS da Google. Em parceria com a Frog Design, lançaram o primeiro smartwatch da Mobvoi, denominado TicWatch. Em junho de 2015, o TicWatch foi lançado na China, tendo sido muito popular e classificado em primeiro lugar nas vendas de smartwatches com sistema operativo Android no país[. Desde então, a Mobvoi continuou a lançar diferentes modelos de smartwatches sob a marca TicWatch.
É importante referir que a Mobvoi estabeleceu uma parceria estratégica com a Google. Em 2015, a Google e a Mobvoi colaboraram para trazer o sistema operativo Wear OS da Google para a China. O Moto 360 foi o primeiro dispositivo Wear OS na China a incluir reconhecimento de voz e controlo de voz em chinês desenvolvido pela Mobvoi. A Mobvoi também lançou a loja Mobvoi, apoiada pela Google, na China.
A história da Samsung e da sua incursão no design de smartwatches remonta a 2013. Em setembro desse ano, a Samsung apresentou o seu primeiro smartwatch, o Galaxy Gear, no evento Unpacked realizado na feira IFA. O software utilizado na altura era baseado no Android, mas mais tarde nesse ano a Samsung substituiu este sistema operativo pelo Tizen, uma plataforma de código aberto desenvolvida pela empresa.
Em agosto de 2014, a Samsung lançou o Gear S, que apresentava um ecrã curvo Super AMOLED e oferecia conetividade celular para fazer chamadas e enviar mensagens sem a necessidade de um telefone próximo. Ao longo dos anos, a Samsung continuou a desenvolver e a melhorar a sua linha de smartwatches.
Estes smartwatches Samsung foram concebidos para se integrarem noutros produtos Samsung da marca Samsung Galaxy e oferecem várias funcionalidades relacionadas com a saúde, a boa forma física e a moda. Utilizam o sistema operativo Tizen, embora a partir do Galaxy Watch 4 e do Galaxy Watch 4 Classic, a Samsung tenha começado a utilizar o WearOS como sistema operativo nos seus smartwatches. Além disso, os Samsung Galaxy Watches são compatíveis com smartphones com Android Nougat ou posterior e requerem a aplicação Galaxy Wearables.
Ticwatch Pro 5 vs Samsung Galaxy Watch 5 Pro: Qual smartwatch devo escolher?
Depois de analisar os dois smartwatches, é altura de chegar a uma conclusão final sobre qual deles escolheria. Tendo em conta que o Ticwatch Pro 5 é o mais recente no mercado, é lógico que o seu preço seja, atualmente, mais elevado, embora a tendência se venha a equilibrar. Em termos de outras funcionalidades, os dois smartwatches são muito semelhantes, completos e avançados.
O Ticwatch Pro 5 tem a vantagem de o processador incorporado ser mais atualizado, mas como se trata do Wear OS, a sua gama é semelhante em ambos os casos. Gosto do segundo ecrã, que poupa energia e bateria em relação ao ecrã principal, que é ligeiramente maior do que o Samsung.
Por outro lado, acho que é uma falha o facto de não ter o Google Assistant, porque o torna menos competitivo do que o seu rival. Além disso, o Samsung Galaxy Watch 5 tem um design que, na minha opinião, se adapta melhor a qualquer tipo de situação, pois é menos desportivo do que o design do Ticwatch.
Portanto, pense em quais são, para si, as qualidades mais importantes a ter em conta na hora de decidir, porque qualquer um deles é um smartwatch de qualidade, com bom desempenho desportivo e com o qual poderá otimizar ao máximo os seus treinos.