O sector dos auscultadores sem fios tem algumas marcas de grande nome, e neste artigo concentramo-nos em duas delas. Especificamente, comparamos o modelo Sony WH1000XM5 vs Bose 700. A primeira coisa a notar é que enquanto o modelo Bose está no mercado há mais de dois anos, o modelo Sony é a versão mais recente, o que pode influenciar o preço e sugerir que existe uma diferença mais pronunciada em termos de desempenho do que realmente existe. Continue a ler para mais informações!
Sony WH1000XM5: Processador duplo e som adaptativo
O modelo anterior da Sony, o WH1000XM4, ficou atrás da Bose em alguns aspectos importantes. Para reduzir esta diferença, a empresa tecnológica implementou algumas melhorias muito notáveis que iremos agora desembalar. A começar pela estética, onde já podemos ver uma linha diferente.
O Sony WH1000XM5 tem um design mais volumoso e grosso do que o seu modelo anterior, com o objectivo de dar maior apoio às melhorias tecnológicas que implementou em relação à qualidade de som. Neste sentido, e para ser justo, estamos surpreendidos por não poderem ser dobrados, uma vez que esta era uma opção disponível no modelo anterior. No que diz respeito às cores disponíveis, pode escolher entre o preto e o prateado.
Olhando para a qualidade e tecnologia de áudio, o novo processador integrado V1 é um destaque, o que reforça os auscultadores em termos de tecnologia de cancelamento de ruído. A qualidade do som também evoluiu com a adição de 8 microfones no total que podem captar a sua voz e isolá-la do mundo exterior de uma forma cada vez mais clara.
Além disso, o controlo sonoro adaptativo permite ajustar e variar os ajustes de som de acordo com as características do ambiente. Também mantém características herdadas do WH1000XM4, tais como a tecnologia Precise Voice PickUp, Speak-to-Chat, Fast Pair e Swift Pair.
A autonomia é um dos maiores pontos fortes da Sony, e está claramente reflectida no WH1000XM5. Estes auscultadores podem tocar música durante 30 horas se se ligar o ANC, e 40 horas se o desligar. Se os vai utilizar para conversas, a duração da bateria seria reduzida para 24 e 32 horas, respectivamente.
Bose 700: cancelamento de ruído de excelência
Bose é uma das marcas líderes no sector da tecnologia de som, algo que é totalmente evidente com o Bose 700. Estes são auscultadores sem fios com Bluetooth integrado e um total de 11 níveis de cancelamento de ruído.
A qualidade sonora é muito natural, com detalhes nítidos e claros e graves profundos e ricos. Tem um sistema de quatro microfones incorporado para chamadas mais claras. Também capta muito bem a sua voz, isolando-a do ruído exterior e adaptando-se a ambientes mais ruidosos.
De um ponto de vista estético, têm brincos angulados para o melhor ajuste à forma da sua cabeça. A faixa da cabeça em aço inoxidável é muito confortável, pelo que pode usá-la durante horas sem desconforto. E se a cor for importante, pode escolher entre preto, branco e prata.
Se olharmos para a duração da bateria, ela chega a atingir 20 horas de música com uma única carga. Em termos de controlo, vale a pena notar os botões de toque intuitivos e mãos livres para que possa activar as características mais importantes, incluindo o controlo por voz através do Alexa, do Google Assistant e do Siri.
Quais são as principais diferenças entre o Sony WH1000XM5 e o Bose 700?
O objectivo desta comparação é dar-lhe uma ideia mais clara das vantagens e desvantagens de cada um, aqui estão as diferenças mais notáveis entre os dois fones de ouvido:
Som: tecnologia avançada
Os auscultadores Bose oferecem uma qualidade de som muito elevada, embora a Sony seja ligeiramente melhor quando se trata do equilíbrio entre os tons graves, médios e altos. Vale a pena notar que tem dois processadores, o que também melhora o seu desempenho a este respeito.
Também apresenta DSEE Extreme, que utiliza a Inteligência Artificial para restaurar frequências perdidas na conversão de ficheiros áudio digitais, resultando numa qualidade mais clara.
Bluetooth: compatibilidade diferente
O WH1000XM5 suporta a versão 5.2 do Bluetooth, ao contrário do Bose 700, que permanece na versão 5.0. Além disso, os auscultadores Bose suportam apenas os codecs Bluetooth SBC e AAC. O único codec de alta qualidade é o AAC, que oferece uma qualidade de áudio fiável para os utilizadores de iPhone. Em contraste, os auscultadores Sony suportam opções de codec ligeiramente melhores, tais como SBC, AAC e LDAC.
Duração da bateria: A Sony está a avançar a passos largos e largos
A duração da bateria é também uma das diferenças entre os dois modelos. O Bose 700s pode funcionar durante cerca de 20 horas ininterruptas, enquanto os Sony WH1000XM5s têm até 30 horas de reprodução de música com ANC, que é reduzida para 24 horas se usado para chamadas em vez de música.
Ao desactivar a opção de cancelamento do ruído, a duração da bateria pode ser aumentada para 40 e 32 horas, respectivamente. A Sony está, portanto, à frente da Bose neste aspecto.
Controlos tácteis: todos ou quase todos?
Quando se trata do sistema operativo oferecido pelos dois auscultadores, existem algumas diferenças. O Sony WH1000XM5 tem botões tácteis para todas as configurações, enquanto o Bose 700 combina alguns controlos tácteis com botões tradicionais. Neste modelo, os controlos tácteis são reservados para alterar o volume, canção, atender chamadas e um atalho personalizável.
Desenho: mesmo peso, forma diferente
A estética é a primeira coisa que se observa ao comparar dois dispositivos, e entre estes dois, as diferenças são claras.
O Bose 700 tem um copo auricular mais redondo e grosso, e a faixa da cabeça é ligeiramente mais estreita do que os auscultadores Sony. Para algumas pessoas, isto pode colocar um pouco mais de pressão sobre os auscultadores.
No caso dos auscultadores Sony, é evidente uma mudança de design em relação ao modelo anterior, o WH1000XM4. Neste caso, o WH1000XM5 tem uma estética mais volumosa, com almofadas auriculares mais espessas, embora com uma forma mais alongada do que o Bose 700.
Relação custo-benefício: você paga pela novidade
Como mencionámos no início deste artigo, deve ter-se em conta que os auscultadores Bose foram lançados há alguns anos, enquanto que os Sony WH1000XM5 são recentes e acabam de ser lançados no mercado.
Este é um factor importante no preço, uma vez que os novos modelos são sempre mais caros. Assim, a diferença de preço entre os dois é bastante acentuada, embora as diferenças práticas sejam menos acentuadas.
Quais são as semelhanças entre o Sony WH1000XM5 e o Bose 700?
Nesta secção analisamos os aspectos em que não encontramos, ou encontramos muito pouca, diferença entre os dois protagonistas da nossa revisão:
Cancelamento activo do ruído
Este é um dos aspectos mais complexos a analisar. Um dos pontos fortes mais notáveis da Bose é precisamente o quão bom é o seu cancelamento activo de ruído, algo que, até agora, a Sony não conseguia vencer. Com o WH1000XM5, a empresa conseguiu de facto igualar o Bose graças ao processador optimizado de cancelamento de ruído HD QN1 que foi incorporado nesta funcionalidade.
Além disso, ambos os modelos exercem um sistema de controlo adaptativo, para que o nível de cancelamento de ruído se ajuste a si próprio de acordo com o nível acústico exterior, regulando-o por si só para proporcionar a melhor experiência sonora.
Opção de carregamento rápido
Uma das características comuns entre ambos os auscultadores sem fios é a opção de carga rápida, útil se estiver com pressa e não tiver tempo para carregar totalmente o seu dispositivo.
No caso da Bose, obterá até 3,5 horas de duração da bateria a partir de apenas 15 minutos de carga. A Sony, por outro lado, é capaz de recarregar até 3 horas de duração da bateria em apenas 3 minutos, mas deve ter o adaptador opcional compatível com USB.
Sincronização com aplicações móveis e assistentes de voz
Tanto os auscultadores Bose como Sony podem ser sincronizados com a sua aplicação correspondente, ambos disponíveis para os sistemas operativos iOS e Android.
Por outro lado, a possibilidade de ligar os auscultadores com os assistentes de voz Alexa, Google Assistant e Siri está presente nos dois protagonistas da nossa revisão. Assim, pode controlar qualquer funcionalidade directamente através da voz.
Ligar vários dispositivos ao mesmo tempo
Se quiser sincronizar os auscultadores sem fios com outro dispositivo, pode fazê-lo em qualquer um dos modelos.
Número de microfones
Ambos os auscultadores têm um total de 8 microfones. O Sony WH1000XM5 tem quatro microfones multidireccionais em cada auricular, que podem não só ajustar o som do exterior mas também calibrar a sua voz para lhe dar a melhor qualidade de chamada.
O Bose 700 também dispõe de oito microfones. Destes, seis são dedicados ao cancelamento activo do ruído. Por outro lado, quatro microfones são concebidos para captar a sua voz, dois dos quais são também combinados com o cancelamento de ruído. Como se pode ver, são bastante equilibrados a este respeito.
Design mais rígido
Nenhum dos dois auscultadores sem fios que analisámos pode ser dobrado, o que é notável no caso da Sony, uma vez que o modelo anterior tinha esta funcionalidade. Assim, não encontrará quaisquer diferenças a este respeito. Na realidade, o seu peso é o mesmo, cerca de 250 gramas.
Sony WH1000XM5 vs Bose 700: veredicto final
Como assumimos no início da comparação, a Sony percorreu um longo caminho quando se trata de qualidade sonora.
O gigante tecnológico sofreu uma evolução significativa em relação ao modelo anterior em alguns aspectos em que a Bose se destacou mais claramente, tais como o cancelamento activo do ruído ou a própria tecnologia sonora. Isto torna a escolha entre os dois protagonistas da revisão realmente difícil.
É verdade que a Sony está ligeiramente à frente da Bose na duração da bateria, bem como na presença total de controlos tácteis. Além disso, embora a qualidade sonora da Bose seja realmente boa, a funcionalidade DSEE Extreme da Sony torna mais clara a reprodução de ficheiros digitais convertidos.
Por outro lado, os fones de ouvido Sony moldam-se melhor à forma da cabeça do que os fones de ouvido Bose. Na nossa opinião, se possuir outros dispositivos Sony, recomendamos-lhe que experimente este modelo, que também promete ser uma melhoria em relação à versão anterior. Se não tiver uma preferência clara, a decisão é mais complicada.
O argumento contra ele é que o seu preço é consideravelmente mais elevado. No entanto, é provável que o preço desça com o tempo, uma vez que o Sony WH1000XM5 é muito novo, enquanto o Bose 700 está no mercado há algum tempo. Em qualquer caso, a decisão será boa, seja qual for a sua escolha.