Esta é a questão que nos colocamos quando comparamos dois modelos tão completos como os apresentados nesta análise: Siemens EQ9 Plus vs De’Longhi Perfetto Primadonna Soul. Para responder, é importante, antes de mais, identificar as necessidades mais importantes para si. Depois é necessário avaliar os aspectos que podem ter maior influência na sua escolha. Se hesitar entre estas duas máquinas de café superautomáticas e não souber qual escolher, leia a nossa revisão!
Siemens EQ9 Plus vs De’Longhi Perfetto Primadonna Soul: Factores diferenciadores
Começamos por analisar as diferenças mais relevantes entre estes dois modelos, para que possa descartar ou escolher qual o que melhor se adequa às suas preferências:
Potência máxima
É de notar que a diferença em termos de poder é muito pequena, mas não é exactamente a mesma. A máquina de café Siemens tem uma potência de 1500 watts, enquanto que a De’Longhi tem uma potência de 1450 watts.
Quantas bebidas fazem?
Há também alguma variação no que diz respeito ao número de bebidas pré-definidas que cada máquina tem, independentemente do que se encontra na aplicação. No EQ9 Plus da Siemens pode escolher entre 22 bebidas, em comparação com as 18 oferecidas pelo De’Longhi.
Material do moedor
A Siemens EQ9 Plus conta com um moedor de cerâmica de alta resistência, enquanto o De’Longhi Perfetto Primadonna Soul tem um moedor cónico de aço inoxidável. Não é que um seja melhor do que o outro, eles são apenas diferentes.
Capacidade do depósito de café
As máquinas de café super-automáticas permitem-lhe fazer café já moído ou moê-lo directamente. Para tal, têm um tanque no qual se pode verter os grãos de café, mas a capacidade é diferente nos nossos dois protagonistas. A máquina de café Siemens tem uma capacidade de 290 gramas, comparada com 500 gramas para o De’Longhi.
Sistema proprietário
Como seria de esperar, cada máquina de café está equipada com a tecnologia da própria marca. O Siemens EQ9 Plus apresenta a tecnologia iAroma, graças à qual alcança um processo de fermentação óptimo com uma função de aroma «duplo tiro», intensificando o sabor e a experiência ainda mais.
O De’Longhi Perfetto Primadonna Soul apresenta tecnologia Bean Adapt. Graças a isto, a máquina reconhece o tipo de café que está a utilizar e ajusta os seus parâmetros de fabrico de modo a obter o resultado mais satisfatório, em função do aroma, sabor ou intensidade.
Preço de venda
Finalmente, analisamos o preço de ambas as máquinas de café, que, embora elevado em ambos os casos, há variações. É de notar que o preço de cada um pode variar em função das ofertas económicas em vigor num dado momento. No entanto, se tivermos em conta o preço original, a máquina de café Siemens é cerca de 30% mais cara.
Siemens EQ9 Plus vs De’Longhi Perfetto Primadonna Soul: O que eles têm em comum
A seguir, analisamos as semelhanças entre as duas máquinas de café superautomáticas, que, como se pode ver, não são poucas:
Pressão máxima
Em outras máquinas de café, provavelmente já viu bombas com uma pressão de 15 bar, que é normalmente a norma. No entanto, tanto o Siemens EQ9 Plus como o De’Longhi Perfetto Primadonna Soul vão um passo mais longe e atingem uma pressão de 19 bar. Assim, o seu café sairá como se tivesse sido preparado pelo seu barista preferido.
Variedades de café
Como qualquer máquina de café profissional, tanto o Siemens EQ9 Plus como o De’Longhi Perfetto Primadonna Soul reconhecem diferentes tipos de café: macchiatto, cappuccino, branco plano, expresso, Americano, caffelatte, chocolate, etc.
Tanque de água
A capacidade dos tanques de água amovíveis em ambas as máquinas de café é praticamente a mesma: 2,2 litros no De’Longhi e 2,3 litros na Siemens. Como esta é uma diferença mínima, considerámos este aspecto como uma semelhança, uma vez que a quantidade de chávenas de café que se pode fazer com ambos é a mesma.
Ecrã a cores
Com qualquer uma das máquinas de café, pode seleccionar a bebida da sua escolha no ecrã táctil TFT, que em ambos os casos é a cores. Desta forma, ambos oferecem um aspecto muito mais tecnológico e moderno.
Compatibilidade das aplicações
As duas máquinas de café que estamos a analisar permitem tirar partido de todo o potencial da tecnologia disponível, e para tal, podem ser sincronizadas com uma aplicação móvel:
- Siemens EQ9 Plus: neste caso, a aplicação Home Connect permite-lhe opções tão interessantes como guardar uma Playlist de Café (uma lista dos seus cafés preferidos), armazenar até 10 perfis de utilizador, activar notificações, verificar até 15 receitas e variedades adicionais, e até contactar o serviço técnico para diagnosticar uma possível falha.
- De’Longhi Perfetto Primadonna Soul: a segunda máquina de café é operada através da aplicação Coffee Link. As principais opções que permite realizar incluem a visualização de receitas, a configuração do café como desejar, a modificação de alguns parâmetros da máquina de café, etc.
Há uma diferença no número de perfis que se pode activar a partir da aplicação. No caso da máquina de café Siemens, é até 10 perfis diferentes. Pela sua parte, De’Longhi a reduz para 3 perfis mais um convidado.
Café duplo ao mesmo tempo
Outra semelhança que partilham é a possibilidade de preparar dois cafés simultaneamente, graças à dupla saída que têm. No entanto, tendem a ser espressos, pois para cafés mais longos, ambos os pontos de venda são utilizados. Em ambos os casos, pode também encontrar um sistema de aquecimento automático de copos.
Sistema de leite
Ambas as máquinas de café incluem uma jarra de leite integrada para a criação de cafés como cappuccinos ou café com leite. No caso do modelo De’Longhi, tem o próprio sistema Lattecrema da marca, cuja qualidade é excepcional. O modelo Siemens, por outro lado, incorpora a tecnologia autoMilk Clean. Esta tecnologia limpa automaticamente os dutos de leite após cada infusão.
Quais são as máquinas de café superautomáticas mais vendidas?
A Amazon é a maior plataforma de venda e distribuição de produtos, pelo que vale a pena dar uma vista de olhos aos modelos mais vendidos na Amazon:
- Espuma suave y sedosa: Con el espumador de leche Panarello obtén leche perfectamente texturada, diseñado con solo dos componentes para una limpieza fácil.
- Control simplificado: Cuenta con una pantalla táctil intuitiva que te permite seleccionar con facilidad el café perfecto según tu ánimo.
- Personaliza tu experiencia de café: Ajusta la intensidad y la cantidad de tu bebida con el menú My Coffee Choice. Con tres ajustes para acomodar a tu preferencia.
- Filtro potente y mantenimiento fácil: Gracias al sistema AquaClean, disfruta de agua clara y purificada - Al cambiar el filtro cuando la máquina lo indica, no tendrás que descalcificar hasta después de 5000 tazas.
- Potente molinillo: 100 % De cerámica - Con 12 ajustes para que puedas moler granos de cualquier tamaño, desde polvo ultrafino hasta trozos más gruesos.
- Espuma suave y sedosa: Con el espumador de leche Panarello obtén leche perfectamente texturada, diseñado con solo dos componentes para una limpieza fácil.
- Control simplificado: Esta cafetera con espumador de leche incluye una pantalla táctil intuitiva que permite seleccionar con facilidad el café perfecto según tu ánimo.
- Personaliza tu experiencia de café: Ajusta la intensidad y la cantidad de tu bebida con el menú My Coffee Choice. Con tres ajustes para acomodar a tu preferencia.
- Filtro potente y mantenimiento fácil: Gracias al sistema AquaClean, disfruta de agua clara y purificada - Al cambiar el filtro cuando la máquina lo indica, no tendrás que descalcificar hasta después de 5000 tazas.
- Potente molinillo: 100 % De cerámica - Con 12 ajustes para que puedas moler granos de cualquier tamaño, desde polvo ultrafino hasta trozos más gruesos.
- La cafetera superautomática compacta prepara espressos y americanos de café en grano recién molido pulsando un botón gracias al sistema Plug&Play.
- Bomba de presión de 19 bares para conseguir la mejor crema y el máximo aroma en cada café.
- Sistema de rápido calentamiento por Thermoblock que garantiza un café perfecto en tan solo unos segundos. Incluye vaporizador para espumar la leche.
- Se adapta a todos los gustos, puedes personalizar y memorizar fácilmente la cantidad y la intensidad del café.
- El depósito de 120 gr de café en grano hermético garantiza el mantenimiento del aroma. Depósito extraíble de agua con 1,1 litros de capacidad. Limpieza automática para mantenerla siempre a punto.
- [CAFÉ MOLIDO A PETICIÓN]: Máquina de café automática con molinillo incorporado para moler la cantidad perfecta de café necesaria para obtener un resultado incomparable.
- [VARIEDAD DE PLACERES]: Café con leche, capuchino, expreso... su Cafetera Automática con espumador de leche de Sencor satisfará sus deseos.
- [LA EXCELENCIA ESTÁ EN LA TAZA]: Gracias a su sistema patentado y único de elaboración de café, su sistema de termobloque para una temperatura perfecta, sus 19 bares de presión y su espumador de leche, obtenga siempre lo mejor en cada taza de café.
- [UNA MÁQUINA SIEMPRE LIMPIA]: Con su tecnología Auto Cleaning, mantenga su máquina de café expreso automática Sencor siempre limpia, por mucho más tiempo.
- [PARA UN SABOR PERFECTO, TAZA TRAS TAZA]: Hasta 19 bares de presión para una extracción del café siempre perfecta.
- Espuma suave y sedosa: Obtén leche perfectamente texturada gracias al sistema LatteGo de alta velocidad - Sin tubo y con dos piezas aptas para lavavajillas, ten una limpieza fácil.
- 12 variedades a tu alcance: Disfruta de tus cafés favoritos, desde un intenso expreso hasta un indulgente capuchino.
- Pantalla TFT intuitiva: Con la simple interfaz selecciona tu bebida con un solo toque - También ajusta la intensidad y volumen del aroma.
- Más intensidad: Con la función ExtraShot - Añade intenso sabor a tu taza sin amargor.
- Guarda tus preferencias: Configura las preferencias personales de hasta 4 personas para selecciones de café instantáneas y usa la función Coffee Customiser para preparar tu propio café al ajustar la intensidad y la cantidad de café y leche.
Siemens EQ9 Plus vs De’Longhi Perfetto Primadonna Soul: veredicto final
Tendo comparado os prós e os contras de cada máquina de café, temos de decidir qual delas escolher. A verdade é que se trata de uma decisão difícil, uma vez que uma das duas é uma máquina de café de altíssima qualidade e profissional. No entanto, escolheríamos o De’Longhi.
A capacidade do tanque de grãos é maior, e somos um grande fã da sua tecnologia Lattecrema, o que torna os cappuccinos dignos da melhor cafetaria italiana. É também mais económico, o que torna a relação preço-desempenho mais interessante.
É verdade que a Siemens oferece mais opções em termos de tecnologia, especialmente quando se trata de optimizar a aplicação, mas vamos ficar-nos pelos preparativos de De’Longhi. No entanto, se escolher a máquina de café Siemens, pode ter a certeza de que o resultado será excepcional, e certamente não será uma compra errada.