Saltar al contenido

Samsung Galaxy Watch 5 vs 5 Pro: como são os novos smartwatches da Samsung?

Samsung Galaxy Watch 5 vs 5 Pro

Depois de vários meses de espera, durante os quais só sabíamos alguns pormenores, a Samsung lançou agora os seus novos smartwatches da gama Galaxy Watch, as versões 5 e 5 Pro. E, como sempre, já os testei para vos dar todos os detalhes sobre eles. A minha intenção é ajudá-lo a resolver quaisquer dúvidas que possam surgir se estiver a pensar comprar um dos dois e não souber qual.

Para isso, resumi neste artigo as diferenças e semelhanças mais importantes entre o Samsung Galaxy Watch 5 e o 5 Pro. Existem algumas diferenças que podem ser importantes se estiver à procura de performance, durabilidade e conforto. Quer saber quais são? Continue a ler!

Samsung Galaxy Watch 5 vs 5 Pro: alinhamento estético

A primeira coisa que nos chama a atenção, em qualquer smartwatch, é o seu design, pelo que essa é a primeira secção desta análise. De referir que já existe uma primeira diferença entre as duas versões. O Samsung Galaxy Watch 5 está disponível em dois tamanhos: 40 e 44 mm. O Galaxy Watch 5 Pro, por outro lado, só está disponível num tamanho de 45 mm.

Como pode ver, é maior do que qualquer uma das duas versões padrão e, mais importante, é mais pesado. O peso do Galaxy Watch 5 Pro é de 46,5 gramas, enquanto o Galaxy Watch 5, mais pesado, pesa 33 gramas. Além disso, o design do Samsung Galaxy Watch 5 é mais desportivo do que o do modelo Pro, que se assemelha mais a um relógio tradicional com uma bracelete e um ponteiro dos minutos mais tradicional.

Quanto ao ecrã, vale a pena notar que o ecrã do Samsung Galaxy Watch 5 é o mesmo do Galaxy Watch 5 maior. Ou seja, tem tecnologia AMOLED, um tamanho de 1,4 polegadas e uma resolução de 450 x 450 pixéis. Tem também uma função de ecrã sempre ligado e vidro de safira, que é mais resistente do que o vidro Corning.

Você também pode estar interessado:Samsung Galaxy Watch 5 vs 4Samsung Galaxy Watch 5 vs 4: A Samsung está a melhorar o seu smartwatch?

Samsung Galaxy Watch 5 vs 5 Pro: o processador varia?

Exactamente o mesmo em ambos os modelos. De facto, o processador de todos os relógios da série 5 é o mesmo da série 4, o Exynos W920. Por isso, também têm a mesma capacidade de armazenamento (1,5 GB de RAM e 16 GB internos) e o mesmo sistema operativo, o Wear OS 3.5. Neste sentido, a Samsung preferiu manter uma linha muito continuísta.

Samsung Galaxy Watch 5 vs 5 Pro_1

Samsung Galaxy Watch 5 vs 5 Pro: carregamento rápido e bateria

Uma das grandes novidades do Samsung Galaxy Watch 5 Pro em relação à versão standard é a duração e capacidade da bateria. Se olharmos para o modelo de 44 mm do Samsung Galaxy Watch 5 maior, este tem uma bateria com capacidade de 410 mAh.

A bateria do 5 Pro, por outro lado, é de 590 mAh, uma diferença que é muito perceptível na duração da bateria. Basicamente, isto significa que pode obter um par de dias a mais de duração da bateria em comparação com o modelo 5, uma vantagem muito importante que justifica a diferença de preço entre os dois. Claro que ambos os smartwatches têm carregamento rápido.

Samsung Galaxy Watch 5 vs 5 Pro: Que métricas desportivas medem?

Em geral, os smartwatches que estamos a analisar são bastante semelhantes, embora tenhamos de dar uma ligeira vantagem neste aspeto ao modelo Pro. Principalmente porque tem três novas funcionalidades que podem ser importantes. O Samsung Galaxy Watch 5 Pro tem uma função de treino de rotas com a qual pode importar as suas rotas de treino em formato GPX do seu telemóvel para o smartwatch, e sincronizar a sua lista de rotas.

Você também pode estar interessado:Huawei Watch 4 vs 3: Diferenças entre os smartwatches da HuaweiHuawei Watch 4 vs 3: Diferenças entre os smartwatches da Huawei

Há também a navegação curva a curva, que torna mais difícil perder-se, e o Track Back, uma funcionalidade que lhe permite refazer os seus passos caso não saiba para onde está a ir.

Não menos importante, ambos os smartwatches têm classificação IP68 e têm uma tolerância à prova de água de 5 ATM, o equivalente a cerca de 50 metros. Assim, o Samsung Galaxy Watch 5 Pro é um smartwatch ideal para actividades ao ar livre relacionadas com a montanha, caminhadas, escalada, natação, ciclismo, etc.

Samsung Galaxy Watch 5 vs 5 Pro: Sensores de saúde

Analisamos agora os diferentes sensores relacionados com a saúde que os nossos protagonistas possuem, e a verdade é que estão equiparados neste aspeto. Ambos têm o sensor BioActive da Samsung, que também foi melhorado em relação ao modelo 4, e pode medir a frequência cardíaca, a bioimpedância eléctrica e o sinal eléctrico do coração.

Há também um sensor de temperatura corporal, acelerómetro, sensor magnético, giroscópio e sensor de luz. E no que toca ao ciclo de sono, ambos são capazes de fornecer um relatório realmente abrangente, planeando a melhor rotina de sono com base nos seus dados e fornecendo sugestões personalizadas para o ajudar a melhorar o seu sono.

Samsung Galaxy Watch 5 vs 5 Pro: Aplicações tecnológicas

Se olharmos para as características tecnológicas e de conectividade, as diferenças são poucas. Ambos os smartwatches são compatíveis com a versão 5.2 do Bluetooth e com os sistemas de localização GPS, Glonass, Beidou e Galileo. Além disso, podem ser sincronizados com o seu smartphone e também com um assistente de voz.

Você também pode estar interessado:Apple Watch Series 7 Vs Samsung Galaxy Watch 4 – Quais são as diferenças?

E se está habituado a pagamentos sem contacto, com ambos os smartwatches pode ativar a tecnologia NFC, que lhe permite fazer pagamentos sem contacto.

samsung galaxy watch 5 vs 5 pro 3

Samsung Galaxy Watch 5 vs 5 Pro: Qual é o smartwatch que vale mais a pena?

Agora que já analisei as diferenças e semelhanças entre os dois smartwatches da gama Galaxy Watch 5, devo dizer que estava à espera de mais diferenças do que as que existem. Embora, para ser sincero, tenha ficado surpreendido no início com o facto de a diferença de preço (não tendo em conta quaisquer descontos) ser tão baixa, porque normalmente a Samsung introduz mais alterações entre os modelos Pro e as versões normais.

Por isso, quando me perguntam qual dos dois é um smartwatch mais interessante, a minha resposta é que depende da utilização que lhe dermos. O que mais me agrada no Samsung Galaxy Watch 5 Pro é a funcionalidade de treino em estrada, que considero importante para quem pratica desportos ao ar livre, porque tem vantagens que o Samsung Galaxy Watch 5 não tem.

Além disso, a diferença em termos de duração e capacidade da bateria também é importante, e pode ser um aspecto decisivo para alguns utilizadores. Neste aspeto, é surpreendente que haja uma diferença mais notória entre o Samsung Galaxy Watch 5 e o 5 Pro, do que com o Samsung Galaxy Watch 4.

Você também pode estar interessado:Apple Watch Series 7 Vs Apple Watch Series 6 – Quais são as diferenças?

Portanto, tendo em conta que a variação económica não é tão grande que a decisão seja clara, o melhor a fazer é pensar como vai utilizar o smartwatch na maior parte do tempo e, com base nisso, decidir. Em particular, vou optar pelo Samsung Galaxy Watch 5 Pro devido à melhor duração da bateria e porque, em termos financeiros, não é um investimento muito maior para mim. No entanto, só tu tens a palavra final.