Saltar al contenido

Samsung Galaxy Watch 5 vs 4: A Samsung está a melhorar o seu smartwatch?

Samsung Galaxy Watch 5 vs 4

O Samsung Galaxy Watch 5, o novo smartwatch do gigante da tecnologia, já está disponível para compra na Amazon há alguns dias. Admito que era uma das compras que eu estava mais ansioso para fazer, especialmente para ver quais as verdadeiras inovações que ele introduziu em relação ao modelo anterior. E eu já o verifiquei! Por isso, se está a pensar em actualizar o seu smartwatch, deixe-me dar-lhe as chaves da comparação entre o Samsung Galaxy WAtch 5 e o 4. Não perca!

Antes de mais, deixem-me dizer-vos que o Samsung Galaxy Watch 5 tem duas versões, a standard e a Pro. No Samsung Galaxy Watch 4 também existem duas versões, mas eram a standard e a Classic.

Entretanto, vamos mostrar-lhe quais são as principais novidades do Samsung Galaxy Watch 5 em relação ao seu modelo anterior, o 4, tomando como referência as versões standard de ambos os smartwatches. Vamos lá!

Samsung Galaxy Watch 5 vs 4: As diferenças mais importantes

Começamos por analisar as diferenças mais importantes entre os dois smartwatches, que são as que nos vão ajudar a decidir qual escolher.

Vidro de protecção

Como verá abaixo, não há alterações em termos de tamanho e dimensões do ecrã, mas há uma diferença que considero importante. O Samsung Galaxy Watch 4 tinha vidro protector Corning Gorilla Glass DX+, mas o Samsung Galaxy Watch 5 mudou para vidro de safira. Em teoria, é mais resistente a choques e riscos, embora eu deva dizer que o vidro do modelo 4 já era suficientemente resistente.

Você também pode estar interessado:Huawei Watch 4 vs 3: Diferenças entre os smartwatches da HuaweiHuawei Watch 4 vs 3: Diferenças entre os smartwatches da Huawei

Duração da bateria

A bateria muda entre o Samsung Galaxy Watch 5 e o 4, embora sejam mudanças que ficam mais na teoria do que na prática. De facto, o Samsung Galaxy Watch 5 tem uma bateria de 410 mAh, enquanto o Samsung Galaxy Watch 4 tem uma bateria de 361 mAh. Teoricamente, o Samsung Galaxy Watch 5 tem uma duração de bateria de cerca de 50 horas, contra 40 horas do Galaxy Watch 4.

No entanto, na prática (ou pelo menos no meu caso), a duração da bateria é bastante semelhante, embora seja verdade que o Galaxy Watch 5 dura mais algumas horas. Embora tenhamos de ser justos e dizer que isso também depende de outros factores externos.

A diferença nota-se no carregamento rápido, uma vez que o Galaxy Watch 5 consegue carregar quase metade da bateria em apenas meia hora. Em contrapartida, o Samsung Galaxy Watch 4 não tem carregamento rápido.

Conectividade Bluetooth

Outra diferença entre os dois smartwatches da Samsung tem a ver com a conectividade Bluetooth. Mais concretamente, com a versão desta tecnologia com que ambos são compatíveis. O Galaxy Watch 5 suporta Bluetooth 5.2, enquanto o Samsung Galaxy Watch 4 suporta Bluetooth 5.0.

Sensores: actualizações e alterações

O conjunto de sensores que os dois smartwatches possuem é bastante semelhante, embora o Samsung Galaxy Watch 5 adicione um sensor que mede a temperatura da pele, algo que falta ao Galaxy Watch 4. Este sensor funciona muito bem graças aos infravermelhos que possui, o que proporciona uma precisão muito boa.

Você também pode estar interessado:Apple Watch Series 7 Vs Samsung Galaxy Watch 4 – Quais são as diferenças?

Além disso, o sensor BioActive 3, que está no Galaxy Watch 4, foi melhorado no modelo 5 graças a uma nova actualização de versão, e também é bastante perceptível. Este, em conjunto com o sensor térmico, torna os relatórios relacionados com o seu desempenho mais precisos.

Ambos os smartwatches têm um sensor para medir a qualidade do sono, mas o Samsung Galaxy Watch 5 oferece um treino de sono avançado. Ou seja, é capaz de um planeamento muito mais detalhado para o ajudar a optimizar o seu sono, com uma capacidade mais precisa do que o Samsung Galaxy Watch 4.

Além disso, ambos os smartwatches possuem um sensor de frequência cardíaca para medir o ritmo cardíaco, medir os níveis de stress e os ciclos menstruais femininos, e um sensor óptico de frequência cardíaca que também monitoriza a pressão arterial.

Samsung Galaxy Watch 5 vs 4_4

Samsung Galaxy Watch 5 vs 4: em que é que são semelhantes?

Agora, vamos focar-nos nas semelhanças que partilham. Sendo dois modelos da mesma série, não é de estranhar que sejam tantas:

Você também pode estar interessado:Apple Watch Series 7 Vs Apple Watch Series 6 – Quais são as diferenças?

Tamanho e design

A primeira coisa que deve saber é que existem dois tamanhos disponíveis tanto no Samsung Galaxy Watch 5 como no 4: 40mm ou 44mm. Assim, dependendo do diâmetro do seu pulso, pode escolher o que melhor se adapta a ele. Neste caso, as dimensões são as mesmas:

  • O modelo de 40 mm tem dimensões de 40,4 x 39,3 x 9,8 mm.
  • A versão de 44 mm mede 44,4 x 43,3 x 9,8 mm.

Em termos de peso, a diferença é de apenas dois gramas, pelo que podemos dizer que, esteticamente, os dois smartwatches não diferem muito. De facto, mantêm um design muito semelhante em ambos os casos, deixando claro que a estética da Samsung não é uma das coisas que a marca vai mudar nos smartwatches.

Se continuarmos a olhar para os detalhes onde se notam poucas mudanças, temos de dizer que o mesmo acontece com o ecrã. O Samsung Galaxy Watch 5 tem um ecrã Super AMOLED de 1,19 polegadas (na versão de 40mm), enquanto o Samsung Galaxy Watch 4 tem 1,2 polegadas. A resolução é a mesma em ambos os casos: 396 x 396 pixéis. Assim, não há grandes diferenças em termos de estética, ecrã e design.

Processador e armazenamento

A verdade é que não há muitas alterações a este nível. Tanto o Samsung Galaxy watch 5 como o 4 têm o processador dual-core Exynos W920 com gráficos Mali-G68. Em termos de capacidade de armazenamento, têm 1,5 GB de RAM e 16 GB de armazenamento interno. O sistema operativo é também o mesmo em ambos os casos, o Wear OS.

Nível de resistência

Outra característica importante nos smartwatches desportivos é a sua resistência à água e, neste caso, é de 5 ATM em ambos os casos. Isto significa que ambos os modelos foram concebidos para uma resistência de aproximadamente 50 metros. Além disso, têm um nível de resistência certificado IP68, que garante a maior tolerância possível à água e ao pó.

Você também pode estar interessado:Apple Watch Series 7 Vs Garmin Fenix 6 – Quais são as diferenças?Apple Watch Series 7 Vs Garmin Fenix 6 – Quais são as diferenças?

Actividade desportiva

Muitas pessoas que decidem comprar um smartwatch fazem-no com o objectivo de acompanhar o seu treino e a sua actividade física. Neste sentido, pode fazê-lo com qualquer um deles, pois ambos têm mais de 90 modos desportivos e oferecem praticamente as mesmas funcionalidades.

Samsung Galaxy Watch 5 vs 4_1

Samsung Galaxy Watch 5 vs 4: Qual é o smartwatch que vale mais a pena?

Por fim, só me resta decidir, com base na análise, se acho que vale a pena optar pelo novo modelo do Samsung Galaxy Watch em detrimento do modelo anterior. E, depois de tudo o que vos disse, diria que, se acabaram de comprar o Samsung Galaxy Watch 4, podem esperar antes de o trocar, porque há poucas inovações importantes que justifiquem esta decisão de mudar tão rapidamente.

Por outro lado, se ainda não tem um, aconselhamo-lo a optar directamente pelo Samsung Galaxy Watch 5, não só devido à melhoria da autonomia da bateria e ao carregamento rápido, mas também porque, a acreditar nos rumores, o Samsung Galaxy Watch 4 poderá ser descontinuado no futuro, sendo mais conveniente optar pelo novo modelo.

Mas, como sempre dizemos, a última palavra é sua. Lembre-se que o preço do Samsung Galaxy Watch 5 é mais elevado, não só porque tem algumas pequenas novidades, mas também porque é um lançamento mais recente.

Você também pode estar interessado:Garmin Fenix 6 Vs Forerunner 945 – Quais são as diferenças?Garmin Fenix 6 Vs Forerunner 945 – Quais são as diferenças?

Talvez valha a pena esperar um pouco para que o preço baixe? Pode ser, mas nessa altura, o mais provável é estarmos a falar de novas versões. De qualquer forma, a decisão que tomar será boa em ambos os casos, porque ambos os modelos continuam a ser Samsung Galaxy Watches.