Saltar al contenido

Roomba j7 Vs i3 Vs i7 Vs s9 – Quatro aspiradores robôs de alta qualidade que não pode perder

Roomba j7 Vs I3 Vs I7 Vs S9_2

Se procura um aspirador de pó robotizado que se destaque pelo seu nível de sofisticação e inovação tecnológica, uma das marcas que melhor responde a esta necessidade é a Roomba. É uma marca que conseguiu posicionar-se como uma grande referência tecnológica neste mercado, embora isto signifique que o preço dos seus robôs é mais elevado do que o de outras empresas. No entanto, se isto não for um problema para si, mostramos-lhe a comparação entre quatro dos robôs mais avançados da marca: Roomba j7 Vs i3 Vs i7 Vs s9. Não perca nenhum detalhe!

Roomba j7 Vs i3 Vs i7 Vs s9: Em busca do mais avançado robô Roomba

Nesta secção, explicaremos em pormenor o desempenho de cada um dos protagonistas da nossa revisão em diferentes aspectos importantes ao avaliar o desempenho de um robô:

Auto-esvaziamento: com ou sem estação?

Quando vai comprar o robô, pode encontrar-se com duas versões, a standard e a plus.

Deve saber que os quatro robôs de que estamos a falar têm uma versão Plus (j7+, i7+, i3+ e s9+), na qual, para além do aspirador de pó do robô, está incluída uma base de auto-esvaziamento. Graças a este acessório, o robô esvazia-se a si próprio nesta base no final de cada limpeza. Assim, a base de auto-esvaziamento tem uma capacidade de cerca de 30 tanques, o que se traduz em aproximadamente 60 dias sem a esvaziar.

Por favor note que o preço dos robôs com uma base de auto-esvaziamento é mais elevado, pelo que também pode optar por comprar apenas o robô.

Vencedor: Empate

Aspiração: Como é que a Roomba mede a potência?

Normalmente não temos dificuldade em ver esta informação, mas a Roomba normalmente não a fornece claramente. Só para que saiba o que queremos dizer, as empresas normalmente expressam o poder de sucção em AirWatts ou Pascals. No entanto, segundo a própria marca, atinge 40 vezes mais potência em comparação com o sistema Roomba® Série 600 AeroVac. Entretanto, os Roomba j7, i7 e i3 aumentam a potência 10 vezes.

Como pode ver, sabemos que o Roomba s9 tem mais poder do que os seus rivais, mas é menos claro como é muito melhor do que outros robôs concorrentes. Esta falta de informação pode fazer com que alguns utilizadores desconfiem.

Vencedor: Roomba s9

Scrubbing: dupla funcionalidade

Começamos com uma das áreas claras de melhoria que o iRobot poderia implementar, a esfoliação. Nenhum dos Roomba’s incorpora por si só a funcionalidade de depuração, algo que pode torná-los pouco competitivos no mercado.

De facto, é cada vez mais comum encontrar robôs de diferentes marcas que integram ambas as funcionalidades no mesmo aparelho. A empresa está empenhada na integração entre os seus próprios dispositivos.

Por outras palavras, os robots Roomba podem ser sincronizados com o limpador de chão Braava, também da iRobot, através da tecnologia de coordenação Imprint. O resultado é muito satisfatório, não o negaremos, mas é preciso combinar dois dispositivos diferentes. E, portanto, o dobro do custo.

Vencedor: EmpateRoomba j7 Vs I3 Vs I7 Vs S9_1

Tempo de funcionamento: opção «Recarregar e retomar»

Para colocar isto no contexto, a primeira coisa que queremos esclarecer é que todos os robôs que estamos a analisar têm uma função «Recarga e Retomar», o que dilui a importância da sua vida útil da bateria.

A razão para isto é que o robô irá sempre certificar-se de que termina a limpeza, mesmo que a bateria se esgote. Mas se ignorarmos esta opção, vemos que a roomba j7, i7 e i3 pode funcionar durante aproximadamente 75 minutos.

Este tempo sobe para 120 minutos no caso do Roomba s9, embora seja verdade que o Roomba não é a marca que proporciona a maior autonomia para os seus robôs. Por esta razão, proclamamos o s9 como o vencedor.

Vencedor: Roomba s9

Navegação: inteligente ou aleatória?

A tecnologia de navegação determina como o robô se orientará e se moverá. Por conseguinte, está intimamente relacionada com a inteligência que aplica na definição das vias de limpeza.

Centrando-se nos nossos protagonistas, varia ligeiramente entre os quatro. A Roomba i3 move-se combinando a navegação giroscópica com o sensor RCOM, permitindo-lhe mover-se em linhas rectas e de uma forma ordenada. No entanto, a navegação é menos precisa do que os três modelos rivais.

Em segundo lugar, a Roomba i7 apresenta o sistema de navegação inteligente iAdapt 3.0 combinado com tecnologia vSLAM, onde a sua principal arma é uma câmara que lhe permite criar referências visuais mais precisas do que a i3.

Se olharmos para o Roomba s9, ele também usa navegação iAdapt 3.0 juntamente com o vSLAM, mas acrescenta um novo sensor 3D capaz de reconhecer objectos a velocidades mais elevadas.

Finalmente, a Roomba j7 utiliza a tecnologia de navegação PrecisionVision, baseada numa câmara frontal de alta precisão.

Vencedor: Roomba s9

Detecção de sujidade: sensores automáticos

Todos os robôs em revisão incluem sensores Dirt Detect, um sistema que permite ao robô identificar áreas onde a sujidade se acumula e actuar sobre ela de forma mais intensiva.

Além disso, todos os robôs têm uma função que ajusta automaticamente a potência de sucção quando detectam que estão sobre um tapete.

Vencedor: Empate

Mapas: criação e armazenamento

Caso não esteja familiarizado com o funcionamento dos robots, deixe-nos dizer-lhe que os que se movem por laser ou sistemas de câmara são capazes de criar mapas do espaço, identificando-o em tempo real. A partir daí, nem todos eles desenham mapas igualmente precisos, nem têm necessariamente a capacidade de os armazenar.

A i3 cria mapas instantaneamente com base nos marcos visuais que detecta, mas estes mapas não são interactivos e não são guardados depois. Em contraste, as Roomba i7, j7 e s9 estão equipadas com Imprint Smart Mapping, uma tecnologia que lhes permite criar mapas interactivos com a opção de gerir a limpeza quarto a quarto.

Vencedores: Roomba i7, j7 e s9

Sensores anti-obstáculos: optimizando a sua vida

Outra das qualidades obrigatórias da Roomba é que possuem um conjunto de sensores que lhes permitem detectar desníveis causados por degraus, evitando assim que sejam danificados ao caírem.

Do mesmo modo, incluem um conjunto de sensores que podem identificar obstáculos, tais como sofás ou mobiliário, e orientar-se para limpar por baixo deles, conduzindo em linhas rectas. E, a este respeito, é um empate técnico.

Vencedor: Empate

Acessórios: variedade e funcionalidade

Os aspiradores de vassouras robotizados não vêm normalmente com tantos acessórios como os aspiradores de vassouras, mas neste caso, queremos destacar um deles.

Entre os acessórios disponíveis na Roomba j7, i7, i3 e s9 estão as duas escovas de borracha multi-superfície que trabalham em conjunto para aumentar a eficiência da limpeza.

A forma como trabalham é simples: uma escova descalça a sujidade enquanto a outra a dirige para o caixote do lixo.

E, se tiver animais de estimação em casa, estará interessado em saber que eles foram concebidos com tecnologia anti-rugas para evitar que se tornem ineficazes ou que o pêlo dos animais de estimação entupa a escova.

Vencedor: EmpateRoomba j7

Conectividade: sincronização entre dispositivos

Apostamos que uma das principais razões pelas quais os utilizadores escolhem um aspirador de pó robotizado é a independência que têm e, portanto, a conveniência que trazem.

Neste sentido, os quatro protagonistas da nossa revisão podem ser operados remotamente, quer através de uma aplicação móvel, quer sincronizando com os assistentes virtuais Alexa e Google Home para emitir instruções de voz.

Além disso, todos eles podem ser configurados directamente a partir do seu smartphone com a aplicação iRobot Home. Aí pode definir o horário da limpeza, verificar a bateria ou mapas, e rever o histórico das limpezas anteriores.

Vencedor: Empate

Relação custo-benefício

O último aspecto que comparamos, é claro, é a relação custo-benefício dos quatro actores principais. A roomba não é provavelmente vista pelos consumidores como uma marca barata. No entanto, é uma das marcas que oferece uma gama de preços mais vasta.

O s9 é o modelo mais caro, seguido do j7 e dos robôs da série i. O preço pode variar em função das ofertas disponíveis, mas a diferença entre os quatro varia entre 450 euros para o i3 e 1.200 euros para o s9.

Vencedor: Roomba j7

Roomba j7 Vs i3 Vs i7 Vs i9: o nosso veredicto

Qualquer uma das quatro oferece um excelente desempenho, embora a escolha dependerá principalmente das suas necessidades e do seu orçamento. Em geral, dizemos que o Roomba j7 (e a sua versão Plus) é a melhor relação qualidade/preço, igualando os s9 em quase todas as características e a um preço mais baixo.

De facto, a série j de robôs aumenta o nível de sofisticação sobre a série i. Se preferir optar pelo robô com o mais alto grau de inovação, mesmo que seja mais caro, aconselhamo-lo a escolher o Roomba s9.

No outro extremo do espectro estão a i3 e a i7, que se adequarão aos utilizadores que dão prioridade aos preços em detrimento dos recursos mais avançados.

Como dissemos no início, viu que existe uma Roomba para cada utilizador. O importante é saber do que precisa, quais são as suas limitações e, a partir daí, decidir qual delas se adequa melhor a eles. O que podemos garantir é que qualquer um deles será a escolha certa, pois todos eles são Roomba.

Dicas úteis antes de escolher um aspirador de pó robotizado

Já sabe que nem todos os robôs são iguais, e nem todas as marcas seguem os mesmos procedimentos. Na verdade, Roomba é uma das marcas com mais personalidade no mercado. O bom posicionamento e a elevada reputação que alcançaram permitiram-lhes desenvolver alguns aspectos que tornam os seus robôs únicos. Aqui estão algumas recomendações para que as possa comparar correctamente:

  • Sensores automáticos: apesar de todos os aspectos que poderiam ser melhorados, a verdade é que o grau de inovação e tecnologia de Roomba é um dos mais elevados do mercado. Isto pode ser visto no sistema de movimento, no conjunto de sensores de detecção de obstáculos que incorpora, na automatização quando se trata de regular a potência ou o detalhe dos mapas que cria.Roomba j7 Vs I3 Vs I7 Vs S9_3
  • Sincronização com limpadores de pavimentos: uma das particularidades do iRobot é que projecta diferentes tipos de dispositivos para que possam actuar em coordenação uns com os outros. Por exemplo, nenhum dos robôs Roomba tem capacidades de aspirar e esfregar, mas podem ligar-se aos esfregões de chão de Braava da iRobot.
  • Autonomia de utilização: A maioria dos robôs Roomba incorporam uma função de «recarga e retoma», o que é muito interessante neste caso, uma vez que a Roomba não é uma marca que se caracteriza pela longa autonomia dos seus robôs.
  • Informação sobre a capacidade de sucção: admitimos que este é o aspecto mais fraco que encontramos na marca, e a forma como ela comunica o poder de sucção não nos convence. Em vez de fornecer informação sobre airWatts ou Pascals, como faz a maioria das empresas, Roomba limita-se a comparar o quanto a capacidade de aspiração melhora em relação a Roomba de outras gamas. Deve, portanto, ter isto em conta ao avaliar várias opções.

 

Estes são os robôs Roomba mais populares

A Amazon é a rede de distribuição de produtos mais difundida no mundo de hoje, e o que aí acontece é, cada vez mais, um reflexo da realidade. Por esta razão, se estiver dividido entre dois robôs e não souber qual deles escolher, pode ajudar saber qual dos dois está a vender melhor na Amazon:

iRobot Roomba 692 Robot aspirador con conexión Wi-Fi - Sistema de limpieza en tres fases - Sugerencias personalizadas - Compatible con tu asistente de voz, Color Negro
  • Suelos limpios sin esfuerzo. Roomba 692 aprende de tus hábitos de limpieza y te sugiere programas personalizados adaptados a tus necesidades para acabar con la suciedad, el polvo y los restos diarios. Además, te sugerirá limpiezas adicionales para momentos puntuales como la temporada de muda de pelo de tu mascota o la época de alergías. Una magnífica forma de limpiar tu hogar de manera más inteligente.
  • Limpieza eficiente. El sistema de limpieza en tres fases y los dos cepillos multisuperficie recogen la suciedad de suelos y alfombras, mientras que el cepillo para esquinas y bordes se encarga de la suciedad más escondida.
  • Navegación inteligente. Un completo conjunto de sensores avanzados permite a Roomba 692 desplazarse por debajo y alrededor de los muebles, y a lo largo de bordes y paredes , mientras que la detección de desnivel evita que se caiga por las escaleras.
  • Tú sigue con lo tuyo. Usa la app iRobot Home o tu asistente de voz de Google o Alexa para decirle a tu robot cuándo y dónde quieres limpiar y ¡él se encargará!
  • Dos cepillos multisuperficie. Los cepillos multisuperficie atrapan todo, desde pequeñas partículas de polvo hasta restos de mayor tamaño de suelos y alfombras.
Robot Aspirador iRobot Roomba i3+ - Autovaciado de Suciedad - Ideal para Mascotas - Sugerencias Personalizadas - Compatible con tu Asistente de Voz - Color Gris Azulado
  • Mayor control sobre la limpieza de tu hogar. Roomba i3+ mapea todo tu hogar y aprende de tus rutinas de limpieza para poder sugerirte programas de limpieza personalizados adaptados a tus necesidades.
  • Limpia de forma ordenada. Para lograr una limpieza completa y en profundidad, Roomba i3+ utiliza una navegación avanzada que le permite limpiar en filas ordenadas.
  • Autovaciado de suciedad. Olvídate de aspirar con la estación de vaciado automático Clean Base, que permite a Roomba i3+ vaciar su depósito tras cada ciclo de limpieza durante hasta 60 días. Además, ¿Sabías que las bolsas AllergenLock capturan y atrapan el 99 % del polen y el moho?
  • Suelos limpios sin esfuerzo. Potencia de succión 10 veces superior* y sistema de limpieza en tres fases para acabar con la suciedad y los restos más dificiles. Con dos cepillos de goma multisuperficie exclusivos que se adaptan a diferentes tipos de suelo y evitan que se enrede el pelo de las mascotas.
  • Limpia hasta terminar el trabajo. Gracias a la tecnología de sensores reactivos Roomba i3+ sabe por dónde pasar y por dónde no para evitar quedar atrapado entre los muebles.
Robot aspirador conexión Wi-Fi iRobot Roomba e6192 con 2 cepillos de goma multisuperficie - Ideal mascotas - Sugerencias personalizadas - Compatible asistente de voz - Indicador depósito lleno - Negro
  • Se adapta a tu hogar. Roomba e6 incluye un sistema de funciones y sensores de limpieza para adaptarse a tu hogar y limpiarlo a diario. Ideal para hogares con mascotas.
  • Potencia de limpieza en tres fases. Aspira la suciedad más difícil con su sistema de limpieza en tres fases que utiliza dos cepillos de goma multisuperficie y una aspiración de alta potencia 5 veces superior*. Roomba e6 acaba con la suciedad, los restos y el pelo de tus mascotas, se escondan donde se escondan.
  • Detecta y elimina la suciedad. Los sensores de Dirt Detect alertan a tu robot sobre las áreas más sucias de tu hogar, como las zonas de mayor tránsito, para limpiarlas más en profundidad.
  • Nada se interpone en su camino, ni muebles ni obstáculos. El completo conjunto de sensores avanzados permite a tu robot Roomba e6 desplazarse por debajo y alrededor de los muebles y aspirar la suciedad de bordes y paredes.
  • Tú sigue con lo tuyo. Usa la app iRobot Home o tu asistente de voz de Google o Alexa para decirle a tu robot cuándo y dónde quieres limpiar y ¡él se encargará!
Robot aspirador Wi-Fi iRobot Roomba 981 - 2 cepillos goma multisuperficie - Mascotas -Recarga y reanuda -Sugerencias personalizadas -Compatible asistente voz y Coordinación Imprint -Más potencia, Azul
  • Suelos limpios sin esfuerzo. Gracias a su potencia de aspiración* 10 veces superior y a su avanzado sistema de navegación Roomba 981 proporciona una limpieza a fondo de tu hogar.
  • ¿Motas de polvo? ¿Restos de suciedad grandes? No hay problema. Experimenta una limpieza completa gracias a sus dos cepillos de goma multisuperficie y una aspiración de alta potencia 5 veces superior* que acaba con la suciedad, los restos y el pelo de tus mascotas, se escondan donde se escondan. El cepillo para esquinas y bordes se encarga de profundizar en los detalles.
  • La tecnología Dirt Detect permite al robot aspirador Roomba 981 detectar las áreas más sucias de tu hogar y limpiarlas más en profundidad.
  • Roomba 981 no descansa hasta que tus suelos están limpios. Gracias al innovador sistema de navegación vSLAM, Roomba mapea tu casa para navegar en filas ordenadas y eficientes. Si la batería está baja, volverá a su base para recargarse y continuar la limpieza donde lo dejó hasta terminar el trabajo.
  • Ofrece sugerencias personalizada para ayudarte en tu día a día. Nuestros robots aprenden de tus hábitos de limpieza y te hacen sugerencias personalizadas adaptadas a tus necesidades.
Robot aspirador Wi-Fi iRobot Roomba i7556 - Vaciado automático - Mapea y se adapta a tu hogar - Reconoce objetos - Sugerencias personalizadas - Compatible asistente voz - Coordinación Imprint, Negro
  • Limpieza potente y precisa cuándo, dónde y cómo necesites. Roomba i7+ ofrece una aspiración de alta potencia 10 veces superior* y una inteligencia única que le permite aprende de tu hogar y tus rutinas de limpieza para proporcionarte el máximo control. Incluso podrás iniciar la limpieza con una simple orden a tu asistente de voz.
  • Mantiene limpias las zonas de más uso y evita otras. Roomba i7+ distingue la cocina del salón gracias su mapeo inteligente. Podrás crear Zonas de Limpieza para que tu robot limpie donde tu quieres que limpie, o Zonas de Exclusión para mantenerlo alejado de aquellos espacio donde prefieres que no pase.
  • Autovaciado de suciedad. Olvídate de aspirar con la estación de vaciado automático Clean Base, que permite a Roomba i7+ vaciar su depósito tras cada ciclo de limpieza durante hasta 60 días. Además, ¿Sabías que las bolsas AllergenLock capturan y atrapan el 99 % del polen y el moho?
  • Limpia donde tú necesitas. Solo tienes que utilizar tu asistente de voz** o la app iRobot Home para que tu robot limpie la suciedad por ti justo cuando lo necesites. Indícale dónde debe limpiar y Roomba i7 se encargará del trabajo.
  • Suelos limpios sin esfuerzo. Sistema de limpieza en tres fases con potencia de succión 10 veces superior*. Cepillo para esquinas y bordes y dos cepillos de goma multisuperficie que se ajustan y flexionan para adaptarse a diferentes tipos de suelo y no se enredan con el pelo de mascota.