Existem vários concorrentes ao prémio de melhor robot aspirador Roomba, mas é difícil escolher o vencedor. Será que o conseguimos encontrar entre o Roomba 981 e o Roomba i7?
Comparámos os robots de gama avançada da iRobot onde é possível encontrar os modelos mais tecnológicos e com as melhores características, o que significa que qualquer um deles será uma escolha acertada para a limpeza da sua casa. Continue a ler para conhecer o vencedor!
Quais são as diferenças entre o Roomba 980 e o Roomba 981? E entre o Roomba i7 e o i7+?
A diferença entre o Roomba 980 e o 981 é apenas a cor, portanto vamos analisar o modelo 981. Já no caso dos i7 e i7+, a diferença é que este último inclui a base de carregamento. Assim, vamos falar apenas do robot i7.
1) Sistema de navegação iAdapt 3.0
Ambos os modelos analisados neste artigo recorrem à tecnologia vSLAM para localizar-se a si mesmos e para criar referências visuais do espaço ao seu redor, através de uma câmara incorporada.
A diferença é que o 981 possui a versão iAdapt 2.0, enquanto o i7 possui a evolução iAdapt 3.0, o que se traduz uma capacidade de adaptação superior. É verdade que a versão 2.0 já permite uma navegação sistemática e organizada, mas esta nova versão supera a anterior ao fornecer um sistema de aprendizagem ao robot.
Resumindo, o i7 é mais inteligente e movimenta-se melhor.
2) Geração de mapas interativos e memória
Ambos os modelos são capazes de criar mapas, mas no caso do 981, estes são apagados assim que a limpeza é concluída. Em contrapartida, o Roomba i7 pode guardar até 10 mapas na app móvel. Estes mapas são interativos e permitem que o utilizador faça uma gestão precisa da limpeza, escolhendo habitações e espaços de acordo com as suas necessidades.
3) A gestão da limpeza por habitações
Com a app conectada ao Roomba i7, é possível definir a ordem de limpeza das habitações, bloquear o acesso a determinados espaços ou estruturar limpezas por zonas da casa. Com o Roomba 981 esta opção não existe.
4) Capacidade de armazenamento do depósito
A versão mais avançada tecnologicamente (Roomba i7) possui um depósito mais pequeno, de 400 ml, enquanto o Roomba 981 possui um depósito de 600 ml. Neste ponto, o 981 tem a vantagem.
5) Descarga Automática – Sistema de esvaziamento do depósito
Esta função, que permite que o robot esvazie o depósito automaticamente quando este está cheio ou quando termina uma sessão de limpeza, precisa da estação Clean Base para ser levada a cabo. No caso do Roomba i7, a compatibilidade é total e é possível comprar a base em conjunto ou em separado. O Roomba 981 não é compatível com a Clean Base e não suporta esta função.
6) Autonomia – Quanto tempo dura a bateria?
Ambos os robots têm uma autonomia satisfatória e que permite limpar uma casa de tamanho médio. No caso do 981, esta autonomia é de 120 minutos, enquanto no caso do i7 é consideravelmente menos – 75 minutos.
7) Modo “Power Boost”
O modo Power Boost permite que o robot exerça uma aspiração mais potente durante um tempo limitado, quando deteta que se encontra sobre um tapete ou numa zona com sujidade acumulada. O Roomba i7 não possui este modo, ficando em desvantagem neste ponto em relação ao Roomba 981, já que este modelo pode executar essa função.
8) Sobre o preço
O Roomba 981 é o modelo mais barato dos dois, especialmente por ser tecnologicamente menos avançado que o i7.
Quais são as semelhanças entre o Roomba i7 e o Roomba 981?
1) A potência de sucção
Tendo em conta o valor de referência da série 600 dos robots Roomba, ambos os modelos aqui analisados multiplicam esse valor por 10, o que constitui uma aspiração realmente potente.
2) São compatíveis com o Braava?
Os robots esfregona Braava da iRobot podem trabalhar em conjunto com estes modelos de Roomba, para combinar aspiração e lavagem do chão.
3) Ambos possuem o Sistema de limpeza Aeroforce de 3 fases
Com as suas escovas multissuperfície e uma aspiração tão potente, é fácil para estes modelos Roomba aspirar convenientemente, mesmo com níveis altos de sujidade.
4) Têm a tecnologia Dirt Detect
A inclusão de sensores nestes robots permite-lhes detetar as zonas com maior sujidade e trabalhar assim durante mais tempo nessas mesmas zonas, para uma limpeza eficaz e eficiente.
5) Função Recarrega e Retoma, para terminar o serviço
Tanto o Roomba i7 como o Roomba 981 regressam à base para recarregar a bateria quando necessário. Uma vez carregada, podem retomar a limpeza no ponto onde a haviam deixado, concluindo assim a sua função.
6) App no telemóvel através de conexão WiFi
É muito fácil controlar estes robots. Com a aplicação móvel e uma ligação à internet WiFi, os utilizadores podem acionar a limpeza, programar horários, ver o historial das limpezas, entre outras coisas que criam uma experiência de utilização muito mais interessante.
7) Use a sua voz para controlar o seu robot
Sim, é possível usar apenas a voz para controlar o seu robot aspirador. Para isso, necessita de um assistente virtual, como Alexa ou Google Home, que devem ser configurados de forma a colaborar com o Roomba. A partir de aí, basta falar para iniciar o processo de limpeza.
Momento da decisão – Roomba 981 o Roomba i7? Atreve-se a escolher o melhor?
Não restam dúvidas de que o Roomba i7 é mais avançado tecnologicamente, sendo mais inteligente na forma como se movimenta, na criação e armazenamento de mapas da casa, bem como ao nível da interação e da personalização da limpeza. Para além disso, é compatível com a Clean base, o que lhe permite esvaziar-se automaticamente, poupando-lhe a si esta tarefa adicional.
Quanto ao Roomba 981 (assim como o 980), é um aspirador mais limitado a nível de inteligência e tecnologia, mas com uma performance excelente no que se refere à limpeza – destaque para o modo Power Boost, a bateria de maior duração e um depósito mais volumoso. Como fator adicional, o preço deste modelo é mais acessível.
A nossa conclusão: se para si o mais importante é a tecnologia e a utilização de inteligência artificial, que permitem uma limpeza mais sistemática e maior controlo, então o Roomba i7 é a escolha certa. Se prefere uma limpeza mais potente e um preço mais reduzido, o 981 oferece precisamente isso.