Saltar al contenido

Roborock S7 MaxV Ultra Vs Roomba s9+ – Tecnologia e inovação que leva os aspiradores de robôs ao próximo nível.

Roborock S7 MaxV Ultra vs Roomba s9+

Roomba e Roborock são duas das marcas de robôs aspiradores de pó mais populares e procuradas da actualidade. Não estamos surpreendidos, especialmente quando descobrimos as características inovadoras que incorporaram nos seus mais recentes robôs. Se estiver à procura de um aspirador de pó robotizado e não estiver satisfeito com qualquer aspirador de pó robotizado, encorajamo-lo a continuar a ler para descobrir os pontos fortes de cada modelo e escolher o que melhor se adapta às suas necessidades. Especificamente, comparamos os modelos Roborock S7 MaxV Ultra Vs Roomba s9+. Continue a ler!

Comecemos pelas semelhanças… Como são semelhantes Roborock S7 MaxV Ultra e Roomba s9+?

Apesar de serem dois robôs de marcas diferentes, partilham as seguintes características:

Roborock S7 MaxV Ultra Vs Roomba s9+

1. Controlo da aplicação móvel e assistente de voz 

A programação do robô, a gestão inteligente da sala ou a verificação do seu estado pode ser feita, em ambos os casos, através da aplicação móvel correspondente. Além disso, tanto Roborock como Roomba podem ser sincronizados com os principais assistentes virtuais, tais como Alexa ou Google Assistant. Contudo, terá de se certificar de que a sua língua está disponível.

2. Recarga automática da bateria e retoma da limpeza

A independência oferecida pelos robôs é uma das razões por detrás da decisão de compra. E uma das funcionalidades que garante esta autonomia é a opção «Recarga e retorno«.

Graças a isto, o robô irá sozinho para a base de carga quando tiver terminado a limpeza ou se detectar que está a ficar sem bateria. Neste último caso, irá recarregar uma percentagem suficiente da bateria para terminar a limpeza, e depois recomeçar de onde tinha interrompido a limpeza. Bem, qualquer um dos robôs tem esta funcionalidade.

3. Detecção automática de tapetes e carpetes

O conjunto de sensores com que estão equipados é realmente completo, e ambos os robôs têm um sensor capaz de identificar tapetes e tapetes, e ajustar a potência de sucção ao nível máximo. No caso do Roborock S7 MaxV Ultra, tem também um sistema flutuante que eleva a esfregona em tapetes para combinar a esfregona e o aspirador na mesma acção.

Roborock S7 MaxV Ultra Vs Roomba s9+

Onde é que o Roomba s9+ supera o seu rival?

Aqui estão os pontos fortes em que a Roomba s9+ se destaca em relação ao modelo Roborock:

1. Pode armazenar mais 6 mapas

Ambos os robôs têm uma inteligência de usabilidade superior, pelo que ambos são capazes de criar mapas interactivos e personalizáveis. No caso do Roborock, os mapas são também tridimensionais, graças à digitalização 3D do robô.

Mesmo assim, a Roomba tem uma vantagem importante sobre a sua rival, e que é a de armazenar até 10 mapas diferentes, em comparação com os 4 que o Roborock pode armazenar.

Assim, se tiver uma casa de vários andares ou quiser armazenar diferentes locais, tais como a sua casa e escritório, a Roomba oferece mais capacidade de armazenamento do que a Roborock.

2. Sistema PerfectEdge para bordas e cantos

O Roomba s9+ é um robô aperfeiçoado, e é nos pequenos detalhes que fazem toda a diferença.

A tecnologia PerfectEdge com a qual este robô foi concebido e o avançado conjunto de sensores que integra permite-lhe optimizar o resultado da limpeza em arestas e cantos em comparação com outros modelos, incluindo o Roborock. Além disso, um dos lados do aspirador de pó tem uma forma quadrada, especialmente concebida para limpar arestas e cantos de forma mais eficaz.

3. Sensores embutidos DirtDetect

A terceira grande vantagem do Roomba s9+ é a adição de sensores DirtDetect, que detectam as áreas com a sujidade mais acumulada de modo a que o robô intensifique a limpeza nessas áreas. O Roborock S7 MaxV Ultra, por outro lado, não tem estes sensores, embora tenha outros, tais como tapetes e detecção de obstáculos, que o Roomba s9+ também tem.

Roborock S7 MaxV Ultra Vs Roomba s9+

Quais são os principais pontos fortes do Roborock S7 MaxV Ultra?

Antes de aprofundarmos a revisão do Roborock S7 MaxV Ultra, deve saber que ainda não está disponível para venda na Amazon, mas estará em breve. O Roborock é, para a maioria dos utilizadores, o mais desconhecido dos dois modelos nesta revisão. Por conseguinte, comecemos por analisar as qualidades em que bate o seu rival.

1. Sistema de depuração VibraRise

Se esta não é a primeira vez que utiliza uma Roomba, saberá que os seus robôs não incluem uma função de esfregão, mas são compatíveis com a série de limpadores de chão Braava, também da iRobot. Por outras palavras, para ser capaz de aspirar e esfregar é necessário dois dispositivos diferentes que estejam sincronizados. Isto traduz-se numa vantagem competitiva para o seu rival.

O Roborock S7 MaxV Ultra é capaz de aspirar e esfregar simultaneamente no mesmo aparelho, o que é uma poupança significativa de tempo e dinheiro. Além disso, utiliza uma depuração sónica baseada no VibraRise, um sistema de vibração de alta velocidade que faz o robot atingir uma velocidade de até 3.000 vibrações por minuto.

2. Navegação laser reforçada com câmaras 3D e RGB

O Roborock S7 MaxV Ultra move-se graças à tecnologia laser LiDAR combinada com uma câmara 3D e uma câmara RGB. Como pode ver, um mecanismo completo que lhe dá uma precisão muito precisa ao mapear o espaço, orientando-se para desenhar a rota de limpeza mais optimizada, e detectando obstáculos mesmo com pouca luz.

Em contraste, o Roomba s9+ integra iAdapt 3.0, um sistema de navegação baseado principalmente em câmaras e tecnologia VSLAM. Esta tecnologia permite-lhe criar mapas em tempo real através do seguimento de frames sucessivos de até 230.400 pontos de dados por segundo.

Como se pode ver, ambos os robôs realizam uma navegação realmente inteligente, embora Roborock seja mais preciso e mais eficaz em áreas escuras.

3. Inteligência Artificial com o sistema Reactive AI 2.0

Outra característica do Roborock S7 MaxV Ultra é o seu mecanismo avançado de identificação de objectos, Reactive AI 2.0. Esta é uma tecnologia baseada em IA que lhe permite reconhecer uma maior variedade de objectos, tais como animais de estimação, têxteis, sapatos, pedestais, balanças, cabos e pá de lixo. Usando a aprendizagem mecânica, o robô identifica cada obstáculo e reage de forma diferente a cada tipo de objecto.

4. Máxima autonomia de utilização

A qualidade seguinte de que falamos é a autonomia, tanto em termos de frequência de esvaziamento como de duração da bateria.

Ambos os robôs têm uma base de auto-esvaziamento que lhes dá uma autonomia total de 4 semanas no caso de Roomba e de 7 semanas no caso de Roborock. E, como verá abaixo, ambos têm uma opção de cobrança e devolução.

No entanto, existem diferenças no que diz respeito à duração da própria bateria do robô, independentemente desta funcionalidade. O Roborock S7 MaxV Ultra suporta até 180 minutos de duração da bateria, em comparação com os 120 minutos para o Roomba s9+.

5. Tripla base para auto-esvaziamento, lavagem e reabastecimento de água

Se se lembrar no início do artigo, referimo-nos a algumas «características inovadoras», e uma das mais óbvias é a tripla base que o Roborock S7 MaxV Ultra tem, uma vantagem que o faz sobressair da maioria dos robôs concorrentes.

Deve saber que o Roomba s9+ tem uma base que lhe permite estender a autonomia do robô até 30 dias, aproximadamente, nos quais o robô se esvazia automaticamente.

No entanto, o Roborock S7 MaxV Ultra tem uma base tripla, na qual, para além do depósito de resíduos, tem um depósito para lavar a esfregona e outro para reabastecer automaticamente a água para continuar a esfregona. A capacidade da base também lhe dá uma duração de bateria de aproximadamente 7 semanas, a partir das 4 semanas do Roomba s9+.

6. Motor com tecnologia HyperForce para uma melhor sucção

Para ser honesto, temos dificuldade em comparar os dois modelos a este respeito porque a Roomba não é a marca mais clara quando se trata de informação sobre o poder de sucção.

Como eles próprios afirmam, a Roomba s9+ oferece 40 vezes mais poder de sucção do que as 600 séries da mesma marca. Ao fazer as contas, podemos deduzir que o robô atinge um poder de sucção de aproximadamente 2500 Pascals.

Em qualquer caso, permanece longe do 5100 Pascals alcançado pelo Roborock S7 MaxV Ultra, graças ao sistema melhorado HyperForce que a empresa chinesa implementou.

Roborock S7 MaxV Ultra Vs Roomba s9+

Qual é o melhor aspirador de pó para robôs?

A resposta a esta pergunta é complexa e subjectiva, pois o melhor aspirador de pó robotizado é aquele que melhor satisfaz as necessidades individuais, que podem ser diferentes para cada pessoa. O que é evidente é que estes são os dois robôs mais avançados no mercado actual. E embora o Roborock ainda não esteja à venda, podemos sentir que o preço será bastante elevado. Por conseguinte, é muito provável que não haja uma diferença significativa em relação à Roomba, que é uma empresa cujos preços são bastante elevados.

Contudo, o preço à parte, o Roborock S7 MaxV Ultra é um robô mais avançado e completo. Supera o seu rival na maioria das funcionalidades-chave, tais como a potência de sucção, base de auto-esvaziamento, tecnologia de navegação e versatilidade de utilização.

O Roborock S7 MaxV Ultra foi concebido para aspirar e esfregar ao mesmo tempo; enquanto que se quiser esfregar com o Roomba terá de o sincronizar com a esfregona de chão Braava.

O modelo Roborock, por outro lado, apresenta um sistema de navegação reforçado, combinando os benefícios do laser com a câmara 3D. Isto, por sua vez, permite-lhe criar mapas tridimensionais que pode consultar através da aplicação. Neste sentido, e para ser justo, ambos os robôs oferecem a possibilidade de gerir as salas separadamente, agendar a limpeza, etc. O Roomba s9+ armazena mesmo até 10 mapas, muito mais do que os 4 armazenados pelo Roborock.

Também vale a pena notar que a Roomba s9+ é perfeita para a limpeza eficaz em áreas mais difíceis, tais como cantos escuros, arestas e áreas estreitas, graças ao seu equipamento sensor mais extenso.

Como pode ver, de um ponto de vista funcional e sofisticado, a nossa recomendação seria optar pela precisão e inovação tecnológica do Roborock S7 MaxV Ultra. Contudo, deve pensar sobre quais são as suas necessidades e limitações a fim de escolher a que melhor se adequa a elas. A decisão será a correcta.