Está à procura de uma nova TV e preocupa-se com a qualidade da imagem? Tem dúvidas entre a tecnologia Samsung Crystal UHD e a QLED? Não entre em pânico, nesta comparação vamos estabelecer as características gerais de cada tipo para ver as suas semelhanças e diferenças, para que possa escolher bem.
A seguir, conhecerá as vantagens, desvantagens, semelhanças e diferenças que existem entre os modelos Samsung QLED VS CRYSTAL UHD. Queremos que escolha aquele que mais se adapta a si e às suas necessidades, tudo para que possa desfrutar da melhor qualidade de imagem e som a sós ou com a sua família.
TVs Samsung Crystal e QLED: diferenças
Antes de mais nada, é preciso esclarecer que estes modelos são exclusivos da marca Samsung. Em 2019, a Samsung lança as primeiras TVs QLED baseadas no sistema Quantum Dot, que intensifica o brilho (é uma variação do LED LCD com pontos quânticos). Ao longo de 2021, a Samsung categorizou algumas das suas televisões sob a designação Crystal UHD, com base em tecnologias convencionais sem pontos quânticos.
1. Com que processador estão equipadas estas TVs?
As televisões QLED da Samsung oferecem melhor desempenho porque incorporam processadores mais poderosos: Quantum Processor 4K e Quantum Processor 8K, que ajustam a clareza, o brilho e o som durante a visualização do conteúdo. Em contrapartida, aquelas com tecnologia Samsung Crystal UHD integram o processador Crystal 4K que é definido pela otimização da cor durante a reprodução.
2. Resolução de imagem
Os UHDs Samsung Crystal definem-se pela tecnologia Ultra Hi-Definition (UHD) que fornece visualização em (normalmente) 4K. O número de pixels varia de acordo com o tamanho do ecrã, oferecendo maior ou menor nitidez.
Enquanto isso, os televisores QLED trazem consigo cores mais puras e alguns até reproduzem conteúdo em 8k. São capazes de ativar cada pixel individualmente, reproduzindo assim 100% da cor. O facto de controlar a luz que entra em cada pixel, permite controlar a saturação e o brilho é maior (atingem até 4000 nits). Este alto nível de brilho é especialmente percetível quando se vê televisão em plena luz do dia.
Alguns QLEDs da Samsung possuem Direct Full Array HDR1500 (iluminação do painel traseiro), que aumenta o brilho e ajusta a gama de cores de tons claros e escuros.
Tanto os protótipos QLED quanto os modelos Crystal UHD incluem o sistema HDR (High Dynamic Range) para calibrar os tons de preto e branco. Os UHDs Samsung Crystal geralmente contêm a versão HDR10 +, enquanto os QLEDs, além do HDR 10+, incluem também Q HDR.
3. E quanto ao áudio?
Os QLEDs da Samsung aumentam a qualidade do áudio através da distribuição de colunas e das barras de som da Série Q, que criam som surround com a tecnologia Q Symphony. Também inclui amplificador de voz ativo que regula o volume para que o som se possa ouvir perfeitamente mesmo quando houver ruído de fundo.
Ao escolher uma nova TV, o áudio é um recurso fundamental para a qualidade da experiência. Ter o melhor som garantirá que você, a sua família e os seus amigos partilhem momentos especiais com qualidade.
4. Experiência de jogo
Se é um amante de videojogos, os QLEDs da Samsung são bons companheiros para jogar. Além da melhor imagem e qualidade de som, muitos deles incluem a tecnologia Game Enhancer + e FreeSync. Em contrapartida, os Samsung Crystal incluem versões menos atualizadas do Game Enhancer, mas também garantem fluidez.
5. Vamos falar sobre o preço
Os Samsung Crystal UHD são consideravelmente mais baratos, enquanto os Samsung QLED incluem recursos superiores e, consequentemente, o seu preço é mais caro.
Tudo vai depender da qualidade de imagem que pretende, por isso deve sempre manter as suas necessidades como prioridade. A missão deste artigo é fornecer-lhe um conteúdo útil para que possa esclarecer as suas dúvidas e escolher assim o modelo que melhor se adapta ao que procura.
Alguns pontos em comum
Devido às atuais demandas do mercado, o formato das duas televisões é bastante semelhante, pelo facto de se destacarem pelos ecrãs finos e, praticamente, sem bordas.
A maioria destas TVs garante acessibilidade com um controlo remoto. Este controlo remoto oferece a opção de conectar mais dispositivos à TV para expandir a experiência. Muitos deles também trazem a tecnologia Multi View, que permite visualizar o conteúdo do seu Smartphone. Por outro lado, é normal encontrar vários modelos compatíveis com diferentes assistentes de voz, como Google Home e Alexa.
Em termos de conectividade, não apresentam grandes diferenças, já que incorporam conexões completas que se baseiam em portas HDMI 2.0 ou 2.1, Wi-Fi e Bluetooth.
Integram o modo Guia Universal, o que garante comodidade ao criar uma lista com os seus canais favoritos. Também contam com o programa Disney + para que você possa desfrutar dos seus filmes ou deixar os mais pequenos da casa entretidos.
Muitas televisões Crystal UHD e QLED incluem o Modo Ambiente, que permite escolher imagens para proporcionar ambiente na sua sala ou quarto, em vez de exibir o ecrã em preto.
Ambas as classes de televisores possuem o sistema operacional Tizen, desenvolvido pela Samsung.
Conclusão: Qual é a melhor televisão? Crystal UHD ou QLED?
As televisões Samsung gozam de grande prestígio no mercado porque oferecem gamas diferenciadas, que vão desde opções mais básicas até opções mais completas. Depois de analisar as principais características de cada tecnologia, vemos que os QLEDs da Samsung são superiores em quase todas as funcionalidades, embora reconheçamos que a tecnologia Samsung Crystal UHD tem uma ótima relação qualidade-preço.
As televisões Samsung QLED são desenvolvidas com tecnologias superiores, geralmente destinadas a melhorar a resolução da imagem e a qualidade do som. Porém, deve levar-se em consideração que o seu custo é maior.
Por outro lado, os modelos Crystal LED partilham alguns recursos com os QLED, apesar de não serem tão completos. Mas também encontrará modelos topo de gama com esta tecnologia que asseguram alta performance com um preço mais acessível.
Resumindo, se tem um orçamento limitado e não quer ir para marcas de qualidade inferior, recomendamos que opte por Crystal UHD. Se, por outro lado, você não tem limite de dinheiro para gastar, o QLED é uma opção muito apetitosa.