Saltar al contenido

Philips vs Remington: O que considerar ao escolher a melhor máquina de barbear?

Philips vs Remington 1
Atribuímos grande importância ao cuidado com a nossa aparência, uma vez que o facto de nos sentirmos bem connosco próprios tem impacto na nossa confiança e sociabilidade. Para os homens, é frequente haver resistência à manutenção da barba e do cabelo, que requerem tarefas demoradas, quer sejam diárias ou de dois em dois dias. Por esta razão, as máquinas de barbear eléctricas tornam-se uma excelente solução nestas circunstâncias, uma vez que muitas delas incluem hoje em dia acessórios para barbear e aparar a barba.
Neste artigo, o meu objetivo é fornecer-lhe todas as chaves essenciais para escolher a máquina de barbear eléctrica certa. Além disso, irei comparar duas marcas líderes no sector: Philips e Remington. Quero avisá-lo de que os produtos Philips tendem a ter um preço significativamente mais elevado do que os Remington. No entanto, é válido perguntar se isso se deve a uma abordagem premium e não a diferenças técnicas específicas. Vamos abordar esta questão de seguida.

História de cada marca

Quanto a si, não sei, mas uma das primeiras coisas que faço quando decido entre dois produtos de marcas diferentes é informar-me sobre a origem de cada marca, para ver qual delas tem mais experiência ou história na indústria. OK, tanto a Philips como a Remington são marcas bem conhecidas e com uma boa reputação em termos de design de máquinas de barbear, mas qual é a origem de cada uma?

As máquinas de barbear eléctricas Philips e as suas origens judaicas

A história da Philips remonta a 1891, quando Gerard Philips e o seu pai Frederik fundaram uma pequena empresa de lâmpadas em Eindhoven, nos Países Baixos. Com o tempo, a empresa expandiu-se e diversificou as suas actividades em vários domínios tecnológicos.
No que diz respeito às máquinas de barbear eléctricas, a Philips introduziu a sua primeira máquina de barbear eléctrica em 1939, assinalando um marco no mundo dos cuidados de beleza masculinos. A máquina de barbear eléctrica foi inventada por Alexandre Horowitz, um engenheiro judeu que fugiu da Alemanha nazi para se juntar à Philips. O seu design revolucionário incluía um conjunto de lâminas rotativas, permitindo um barbear mais rápido e confortável em comparação com as máquinas de barbear manuais tradicionais. A partir daí, os restantes modelos evoluíram para o que, quase 100 anos depois, ainda hoje utilizamos.

Remington, quase 100 anos de história

A primeira na testa. Se esperávamos que a experiência fosse um dos aspectos diferenciadores entre as máquinas de barbear eléctricas Philips e Remington, não é esse o caso. As raízes da marca Remington remontam a nada menos que 1816, quando Eliphalet Remington II fundou uma empresa em Ilion, Nova Iorque, inicialmente centrada no fabrico de espingardas e munições. Com o tempo, a empresa expandiu-se para outros campos da engenharia, incluindo ferramentas eléctricas e electrodomésticos.
No entanto, as máquinas de barbear eléctricas só chegaram na década de 1930, tal como a Philips. A Remington fez a sua estreia com o lançamento da sua primeira máquina de barbear eléctrica, que se notabilizou pelo seu design inovador e pelo foco no conforto do utilizador. Ao longo dos anos, a marca continuou a desenvolver e a aperfeiçoar as suas máquinas de barbear eléctricas, incorporando tecnologias como lâminas de aço inoxidável, cabeças flexíveis e sistemas de corte de alta precisão.
Remington vs Philips

Diferenças e semelhanças

Nunca é bom generalizar, porque cada modelo é diferente. Mas, mesmo assim, há uma série de diferenças e semelhanças entre as marcas que nos podem ajudar a perceber melhor como são as máquinas de barbear eléctricas e, consequentemente, a escolher a mais adequada.

Diferenças

Começamos por falar de algumas das diferenças mais gerais entre a Philips e a Remington, no que diz respeito às suas máquinas de barbear eléctricas:

A Philips é mais tecnológica

Partindo do princípio de que ambas as marcas têm aparelhos mais simples e mais avançados, em geral, a Philips tem mais inovação tecnológica. Por exemplo, uma das opções que mais gostamos nos novos modelos da Philips é o sensor de pressão, que permite que a própria máquina de barbear ajuste a pressão consoante a quantidade de pêlos. Isto não se encontra nas máquinas de barbear da Remington.

Cabeças rotativas

Na verdade, há um pequeno senão nesta diferença (primeiro a honestidade). A Remington tem alguns modelos de máquinas de barbear que possuem cabeças rotativas. De facto, vamos mostrar-lhe um deles abaixo.
No entanto, praticamente todas as máquinas de barbear da Philips têm esta tecnologia. E, para ser sincero, o resultado é mais suave do que com as máquinas de barbear Remington. Claro que, neste aspeto, faz sentido, tendo em conta que muitas das máquinas de barbear da Remington são máquinas de barbear de folha.

Preço

Admito que esta é uma das diferenças que mais consideramos, porque não estamos a falar de uma ligeira variação económica. Em geral, as máquinas de barbear eléctricas da Philips têm um preço entre 40% e 50% superior ao da Remington. 
Obviamente, as diferenças acima referidas têm muito a ver com este facto, embora, como sabe, cada modelo seja diferente. Mas, no geral, a Philips é a marca de máquinas de barbear eléctricas mais cara.

Semelhanças

Agora, vamos concentrar-nos nos pontos em que são mais semelhantes:

Húmido e seco

Se pensar bem, já há muito tempo que não utilizo outro tipo de máquina de barbear que não possa ser utilizada a seco e com água. Neste sentido, tanto a Philips como a Remington concebem os seus modelos com esta dualidade em mente, o que, quase sem querer, é um pré-requisito para muitos homens. Pessoalmente, sou mais adepto da utilização de creme de barbear, mas também é possível fazer a barba apenas com água.

Precisão das lâminas

As lâminas são o coração das máquinas de barbear eléctricas, pelo que não é de admirar que tanto a Philips como a Remington cuidem muito bem delas. Naturalmente, cada marca dá o seu próprio nome à tecnologia que utiliza nas suas lâminas. A Philips tem lâminas SteelPrecision, enquanto a Remington utiliza Comfort Float.
A principal diferença é que as lâminas das máquinas de barbear Remington movem-se por flutuação, o que torna alguns movimentos um pouco mais bruscos do que os da Philips, cujos movimentos são mais suaves.
Na minha opinião, a Philips tem um barbear mais suave e preciso com os seus movimentos. Mesmo assim, temos de reconhecer que a tecnologia das lâminas que a Remington apresenta nos seus últimos modelos é muito melhor do que há alguns anos atrás, tendo evoluído muito favoravelmente neste aspeto.

Acessórios incluídos

Em geral, a maioria das máquinas de barbear eléctricas de ambas as marcas têm aparadores de barba, um dos acessórios mais valorizados pelos utilizadores. Para nós, é essencial encontrar acessórios úteis e este é-o certamente, e ambas as marcas estão conscientes disso.

Máximo cuidado com a pele

A sensibilidade da pele é um aspeto que, pelo menos para mim, me preocupa muito, porque, não tendo barba, tenho de me barbear dia sim, dia não, e isso pode ser brutal para a pele. É por isso que presto muita atenção às marcas que utilizam tecnologias que garantem o máximo cuidado da pele. Acima de tudo, não irritam demasiado a pele.
Philips vs Remington 2

Exemplos e comparações

Até agora, contei-lhe algumas coisas interessantes que o podem ajudar a decidir se prefere a Philips ou a Remington, mas agora é altura de ser um pouco mais específico. E para isso, analisamos as máquinas de barbear mais completas de cada marca até à data. Por outras palavras, aqui comparamos a Philips Shaver Series 9000 com a Remington HyperFlex Pro.

Philips Shaver Series 9000: Tecnologia de barbear pioneira

Já deve ter reparado que esta é uma das minhas máquinas de barbear eléctricas preferidas, e não o escondo. Parte da razão é a tecnologia IQ Skin que possui, que lhe permite adaptar-se perfeitamente ao formato do seu rosto. Faz muito melhor do que a Remington, embora existam marcas, como a Braun, que são capazes de a igualar ou mesmo superar. Além disso, o sensor de pressão também me avisa quando estou a aplicar demasiada pressão, o que me ajuda muito a evitar irritações desnecessárias.
Também adoro a duração da bateria de até 1 hora, o que, em particular, me leva cerca de duas semanas antes de precisar de a recarregar. Posso utilizá-lo seco ou molhado, embora recomende que o utilize molhado, porque é melhor para a sua pele. E, consoante o comprimento da sua barba, pode ajustá-la em 5 níveis de comprimento.
Também pode ser sincronizado com a aplicação Philips GroomTribe. E, na verdade, recomendo-a, porque pode utilizar a aplicação para obter sugestões sobre como otimizar a sua utilização individual da máquina de barbear. Nível de personalização, ao máximo.
Philips Shaver Serie 9000 Afeitadora eléctrica Wet & Dry con Tecnología SkinIQ (modelo S9982/59) Azul
  • De la marca número 1 en afeitadoras eléctricas¹: afeitadora inteligente con inteligencia artificial para disfrutar de un mayor apurado² y un confort personalizado de la piel; con la tecnología SkinIQ que detecta, guía y se adapta a ti
  • Afeitado al ras de la piel: corta el vello en cualquier dirección con las cuchillas Dual SteelPrecision giratorias de 360 grados; consigue un afeitado al ras de la piel con el sistema patentado Lift & Cut, incluso en barbas densas de 5 días
  • Siempre la presión óptima: el sensor inteligente Pressure Guard Sensor protege tu piel, y la luz te guía cuando estás presionando demasiado o demasiado poco la afeitadora
  • Máximo contacto con la piel: los cabezales flexibles giran 360 grados para seguir los contornos faciales y ofrecer un afeitado cómodo y al ras, incluso en las zonas difíciles como el cuello o el labio superior
  • Protege de la irritación: Deslizamiento un 30% más suave³ gracias a la capa de revestimiento Nano SkinGlide del cabezal de afeitado de la recortadora, compuesta por 250.000 microperlas por cm

Remington HyperFlex Pro: Uma grande evolução

Tenho estado a dizê-lo ao longo deste artigo e agora vão ver que é verdade. A Remington melhorou muito a tecnologia e a sofisticação das suas máquinas de barbear eléctricas, e o HyperFlex Pro é a prova disso. É uma máquina de barbear a seco e a húmido, o que a coloca numa posição semelhante à da Philips. 
Para além disso, possui cabeças rotativas com tecnologia Comfort Float, um sistema de movimento baseado em movimentos flutuantes. Este tipo de movimento permite que o movimento se adapte bem ao formato do rosto, embora não tão bem como a máquina de barbear da Philips. As lâminas são duplas, tal como a máquina de barbear da Philips.
No que diz respeito ao tempo de funcionamento, é também de uma hora, pelo que, neste aspeto, está ao mesmo nível da Philips Shaver Series 9. O ecrã LED é também uma inovação importante, embora deva dizer que continua a parecer mais analógico do que o da Philips.
13% de desconto
Remington Afeitadora Rotativa HyperFlex Pro - Máquina de Afeitar Inalámbrica, Cuchillas Dual Track, Cabezal Pivotante ComfortFloat, Tecnología HyperFlex, 60 min Autonomía, Resistente al Agua - XR1470
  • Afeitadora rotativa con cortadores de gran precisión ComfortFloat y cuchillas Dual Track para un afeitado apurado y cómodo
  • Tecnología Active Contour para una mejor adaptación en el contorno facial; la zona que rodea los cortadores es antimicrobiana
  • 100 % resistente al agua, uso en seco y mojado
  • Uso sin cable, autonomía de 60 minutos, tiempo de recarga 90 minutos y función de carga rápida en 5 minutos, pantalla LED y batería de litio
  • Base de carga y dispositivo de bloqueo de viaje voltaje universal

Como escolher a melhor máquina de barbear eléctrica

Sei que escolher uma máquina de barbear não é totalmente fácil, especialmente agora que existem tantos modelos diferentes a considerar. É por isso que quero partilhar consigo algumas dicas para o ajudar a escolher a mais adequada para si, embora isso possa variar em função das suas preferências de pesquisa.

Lâminas rotativas ou de lâmina?

Esta é a grande questão para muitas pessoas, embora eu seja bastante clara. Prefiro sempre as lâminas rotativas, porque a sua capacidade de se adaptar à forma do rosto torna o barbear mais preciso à primeira, sem necessidade de múltiplas passagens, e portanto menos prejudicial para a pele. São particularmente adequadas para pessoas com pêlos mais grossos.

Alcance de funcionamento

As máquinas de barbear eléctricas não têm fios e, como tal, a duração da bateria é importante. Embora, para ser sincero, não demore mais de 15 minutos a barbear-me, compreendo que não é conveniente carregar a máquina de barbear após cada utilização. É por isso que tento sempre procurar máquinas de barbear com uma duração de bateria de cerca de uma hora, para que durem cerca de 4-5 utilizações.

Facilidade de transporte

Outro requisito importante para mim é a portabilidade das máquinas de barbear eléctricas, porque viajo muito e preciso sempre de reduzir o peso e o espaço. Agora, não lhe dou mais importância do que às características e tecnologias de cuidados com a pele, por exemplo, mas pode ser um aspeto que me ajuda a decidir em caso de empate.

Melhor a seco e a húmido

Pela mesma razão que lhe disse que prefiro as lâminas rotativas, prefiro as máquinas de barbear que podem ser utilizadas a seco e a húmido. Tudo o que seja benéfico para a pele é bem-vindo, e é sempre melhor pagar um pouco mais para manter a pele o melhor possível. As lâminas que podem ser utilizadas a húmido e a seco são menos irritantes do que outras.

Os acessórios são importantes

Muitos modelos são vendidos apenas com a máquina de barbear, mas acho igualmente importante verificar se existe também, pelo menos, um aparador de barba. Sou da opinião de que, se decidir utilizar uma máquina de barbear deste tipo, devo fazê-lo da melhor forma possível. E mesmo que não tenha barba, o aparador é ideal para polir as patilhas sem danificar a orelha.
Aconselhamo-lo também a optar por modelos cujas cabeças sejam adequadas a outras partes do corpo, como o tronco. Ou, se não forem, certifique-se de que possuem os acessórios adequados para o efeito.
remington vs philips 3

Philips vs Remington: Qual é a minha máquina de barbear eléctrica preferida?

Entre estas duas marcas, opto pela Philips. Lembre-se de que é sempre necessário comparar modelo a modelo, mas geralmente gosto mais do desempenho das máquinas de barbear eléctricas mais recentes da Philips do que da Remington. Mesmo assim, tenho de admitir que a Remington deu um grande salto de qualidade nas suas máquinas de barbear mais recentes, em comparação com as que comercializava há anos.
É verdade que o preço da Philips é mais elevado, mas há certos aspectos em que é preferível investir mais dinheiro se, em troca, obtivermos mais saúde. E quando se trata de cuidados com a pele, para mim isto é indiscutível.
É por isso que prefiro pagar as máquinas de barbear mais caras, mas sabendo que têm uma tecnologia de barbear mais avançada e são menos irritantes para a pele. A minha pele é particularmente suscetível a irritações, razão pela qual dou tanta importância a este aspeto.
Dito isto, as máquinas de barbear eléctricas da Remington conseguiram ofuscar a Philips nos seus modelos mais recentes. Por isso, se decidir optar por uma destas máquinas de barbear com uma boa relação qualidade/preço, vai sair-se bem – a decisão é sempre sua!