Para os amantes do café, não há nada como o momento de saborear uma excelente variedade. Um dos segredos para aproveitar ao máximo esse momento é escolher uma boa cafeteira. Para facilitar a sua escolha, fizemos a comparação entre duas das melhores máquinas de café de cápsula do mercado: Dolce Gusto e Nespresso. Encontrámos diferenças, semelhanças e diversas opiniões de clientes que ajudam a obter uma imagem destas duas marcas. Não perca.
Nespresso Vs Dolce Gusto – Quais são as principais diferenças?
Estamos a falar dos dois sistemas de cápsulas de café mais famosos que existem no mercado português. Ambos pertencem ao Grupo Nestlé, mas apresentam diversas diferenças entre si. Se está a ler isto, é provável que não tenha a certeza de qual das duas marcas escolher.
A Nespresso iniciou o seu percurso em 1986 e tem uma trajetória mais longa no setor, já que a Dolce Gusto o fez apenas em 2006. O lançamento da Nespresso foi um verdadeiro sucesso, pois ainda não existiam máquinas de café de cápsulas e esta marca estabeleceu um novo paradigma de café em casa. Por outro lado, a empresa lançou os seus modelos Dolce Gusto, sendo já conhecedora do tamanho deste mercado de máquinas de café e, como era de esperar, a receção foi rápida e bem-sucedida.
A principal diferença: Que tipo de cápsulas usa cada máquina?
Em primeiro lugar, a Nespresso pretende chegar aos paladares mais exigentes e o seu foco está no público mais requintado e exclusivo. Geralmente, as suas cápsulas oferecem um sabor com mais intensidade e corpo que a Dolce Gusto.
A exclusividade pode ser sentida em situações como a venda dos seus produtos apenas nas suas lojas ou «stands», ao contrário da Dolce Gusto, que é possível encontrar em praticamente qualquer supermercado. De certa forma, a Nespresso busca atingir os apreciadores de café e, além disso, as suas cápsulas são feitas apenas de café – não existem outros tipos de bebidas.
Por outro lado, temos as cápsulas Dolce Gusto. O mais relevante é a grande variedade de bebidas que oferece – para além das cápsulas de café, é possível encontrar elaborações com leite, chocolates e até chás. Portanto, a Dolce Gusto disponibiliza preparações diversas e não se cinge apenas ao nicho de café.
A nossa recomendação a este respeito é que tome em consideração a sua paixão pelo café. Se pretende um café mais autêntico e requintado, é melhor optar por uma máquina Nespresso. Se, por outro lado, pretende desfrutar de mais preparações (para além do café) ou na sua família existem pessoas que preferem outros tipos de bebidas. seja chá, chocolates ou outras preparações, Dolce Gusto é o que procura.
Preço: Com qual vou poupar mais?
É óbvio que o preço é um dos fatores transcendentes de qualquer compra. Por esse motivo, vamos analisar as despesas que podem vir com a escolha de Nespresso ou Dolce Gusto, respetivamente. Nesse aspeto, diferenciamos os preços que as máquinas de café costumam apresentar e, por outro lado, o valor das cápsulas.
O custo de aquisição de um modelo standard que funcione com cápsulas Nespresso ronda normalmente os 80 a 100 euros, embora existam protótipos mais sofisticados que vêm com um espumador de leite ou cápsula dupla que têm um preço superior. Por outro lado, as máquinas oferecidas pela Dolce Gusto são geralmente mais baratas e é possível encontrar vários modelos a rondar os 50 euros.
Quanto ao preço das cápsulas, a Dolce Gusto também traz vantagens para o consumidor. Embora a diferença de preço não seja muito grande, no longo prazo pode fazer-se sentir no orçamento familiar, especialmente se você fizer várias preparações por dia. O custo médio por cápsula Dolce Gusto, tendo em conta os principais tipos e os “packs” mais adquiridos, encontra-se ligeiramente por debaixo dos 30 cêntimos de euro, enquanto a Nespresso se encontra acima dos 30-35 cêntimos por cápsula.
Vantagens e desvantagens da Nespresso em comparação com a Dolce Gusto
A seguir, vamos reunir as principais vantagens e desvantagens da linha Nespresso em relação à Dolce Gusto.
Pontos a favor
- Experiência no mercado e marca pioneira em máquinas de café de cápsula.
- Além dos cafés mais profissionais e de um sabor mais autêntico, apresenta nas suas cápsulas oficiais diversos tipos de sabores e variedades de café.
- Quase todas as máquinas de café Nespresso do mercado possuem reservatório para cápsulas, ou seja, ao usar a cápsula, a embalagem é automaticamente colocada dentro do reservatório embutido na máquina.
- A qualidade das suas cafeteiras é geralmente superior à das máquinas Dolce Gusto. Tudo isto tem impacto em fatores como a durabilidade ou funcionamento adequado.
- Normalmente, o reservatório de água tem um volume maior e por isso não será necessário reabastecê-lo com tanta frequência.
- Algumas das amostras Nespresso mais sofisticadas apresentam um espumador de leite para desfrutar de excelentes cappuccinos ou «latte macchiato».
Pontos contra
- Como vimos anteriormente, a Nespresso é uma marca mais cara.
- Só permite fazer preparações de café.
- Dificuldade em adaptar o tamanho do café aos gostos individuais.
- Não há tanta acessibilidade na compra cápsulas oficiais e, em muitos casos, é mais conveniente recorrer a marcas brancas ou outras compatíveis.
Prós e Contras da Dolce Gusto Vs Nespresso
Como fizemos no ponto anterior, agora analisamos as vantagens e desvantagens das máquinas de café em cápsulas Dolce Gusto em comparação com a Nespresso.
Pontos a favor
- Preços mais competitivos e acessíveis que a Nespresso, tanto na compra de uma máquina de café quanto na compra de cápsulas.
- Pode desfrutar de mais elaborações, como chás ou chocolates.
- Ao contrário da Nespresso, a Dolce Gusto oferece cápsulas com preparações lácteas.
- Maior disponibilidade dos seus produtos. Em praticamente todos os supermercados é possível encontrar as cápsulas Dolce Gusto.
- As suas máquinas de café normalmente apresentam mais níveis e volumes de bebida, enquanto a café Nespresso é simplesmente comprido ou curto.
- Quantidade de café adaptada ao mercado.
Pontos contra
- Como já indicamos várias vezes, os cafés não são tão profissionais e intensos.
- Não há muita variedade de cafés.
- A maioria das cafeteiras Dolce Gusto não tem um depósito de cápsulas, o que significa que é necessário remover a cápsula entre cada utilização.
- Diminuição da qualidade do equipamento.
Nesspreso ou Dolce Gusto, que cafeteira devo escolher?
Depois da nossa análise, é possível perceber que cada cafeteira responde a diferentes necessidades. A escolha será condicionada principalmente pelas funções que cada cliente deseja. Não foi possível estabelecer um vencedor claro, pois cada sistema de cápsula tem vantagens e desvantagens em relação ao outro. É tudo uma questão de perspetiva e gostos pessoais.
Se quer comprar uma cafeteira de cápsulas para saborear apenas o café e não lhe importa gastar um pouco mais, a Nespresso é a melhor opção. O café da Nespresso é mais profissional, tem mais força e aproxima-se mais do café que é possível encontrar na rua. Além disso, a qualidade dos seus modelos é superior e estes possuem maior durabilidade.
Por outro lado, a Dolce Gusto é recomendada para quem quer fazer bebidas diferentes do café, por exemplo chocolates e chás, ou para quem prefere gastar algo menos de dinheiro, porque as máquinas de café e cápsulas são mais baratas que a Nespresso. Da mesma forma, as cápsulas oficiais Dolce Gusto estão também mais disponíveis em supermercados, hipermercados e lojas.