Saltar al contenido

NESPRESSO VS DOLCE GUSTO | Quais são as diferenças ?

Nespresso vs Dolce Gusto
Nespresso Vs Dolce Gusto

Para os amantes do caf√©, n√£o h√° nada como o momento de saborear uma excelente variedade. Um dos segredos para aproveitar ao m√°ximo esse momento √© escolher uma boa cafeteira. Para facilitar a sua escolha, fizemos a compara√ß√£o entre duas das melhores m√°quinas de caf√© de c√°psula do mercado: Dolce Gusto e Nespresso. Encontr√°mos diferen√ßas, semelhan√ßas e diversas¬†opini√Ķes de clientes que ajudam a obter uma imagem destas duas marcas.¬†N√£o perca.

Nespresso Vs Dolce Gusto РQuais são as principais diferenças?

Estamos a falar dos dois sistemas de cápsulas de café mais famosos que existem no mercado português. Ambos pertencem ao Grupo Nestlé, mas apresentam diversas diferenças entre si. Se está a ler isto, é provável que não tenha a certeza de qual das duas marcas escolher.

A Nespresso iniciou o seu percurso em 1986 e tem uma trajetória mais longa no setor, já que a Dolce Gusto o fez apenas em 2006. O lançamento da Nespresso foi um verdadeiro sucesso, pois ainda não existiam máquinas de café de cápsulas e esta marca estabeleceu um novo paradigma de café em casa. Por outro lado, a empresa lançou os seus modelos Dolce Gusto, sendo já conhecedora do tamanho deste mercado de máquinas de café e, como era de esperar, a receção foi rápida e bem-sucedida.

Nespresso Vs Dolce Gusto

A principal diferença: Que tipo de cápsulas usa cada máquina?

Em primeiro lugar, a Nespresso pretende chegar aos paladares mais exigentes e o seu foco est√° no p√ļblico mais requintado e exclusivo. Geralmente, as suas c√°psulas oferecem um sabor com mais intensidade e corpo que a Dolce Gusto.

A exclusividade pode ser sentida em situa√ß√Ķes como a venda dos seus produtos apenas nas suas lojas ou ¬ęstands¬Ľ, ao contr√°rio da Dolce Gusto, que √© poss√≠vel encontrar em praticamente qualquer supermercado. De certa forma, a Nespresso busca atingir os apreciadores de caf√© e, al√©m disso, as suas c√°psulas s√£o feitas apenas de caf√© – n√£o existem outros tipos de bebidas.

Por outro lado, temos as c√°psulas Dolce Gusto. O mais relevante √© a grande variedade de bebidas que oferece – para al√©m das c√°psulas de caf√©, √© poss√≠vel encontrar elabora√ß√Ķes com leite, chocolates e at√© ch√°s. Portanto, a Dolce Gusto disponibiliza prepara√ß√Ķes diversas e n√£o se cinge apenas ao nicho de caf√©.

A nossa recomenda√ß√£o a este respeito √© que tome em considera√ß√£o a sua paix√£o pelo caf√©. Se pretende um caf√© mais aut√™ntico e requintado, √© melhor optar por uma m√°quina Nespresso. Se, por outro lado, pretende desfrutar de mais prepara√ß√Ķes (para al√©m do caf√©) ou na sua fam√≠lia existem pessoas que preferem outros tipos de bebidas. seja ch√°, chocolates ou outras prepara√ß√Ķes, Dolce Gusto √© o que procura.

Nespresso Vs Dolce Gusto

Preço: Com qual vou poupar mais?

√Č √≥bvio que o pre√ßo √© um dos fatores transcendentes de qualquer compra. Por esse motivo, vamos analisar as despesas que podem vir com a escolha de Nespresso ou Dolce Gusto, respetivamente. Nesse aspeto, diferenciamos os pre√ßos que as m√°quinas de caf√© costumam apresentar e, por outro lado, o valor das c√°psulas.

O custo de aquisição de um modelo standard que funcione com cápsulas Nespresso ronda normalmente os 80 a 100 euros, embora existam protótipos mais sofisticados que vêm com um espumador de leite ou cápsula dupla que têm um preço superior. Por outro lado, as máquinas oferecidas pela Dolce Gusto são geralmente mais baratas e é possível encontrar vários modelos a rondar os 50 euros.

Quanto ao pre√ßo das c√°psulas, a Dolce Gusto tamb√©m traz vantagens para o consumidor. Embora a diferen√ßa de pre√ßo n√£o seja muito grande, no longo prazo pode fazer-se sentir no¬†or√ßamento familiar, especialmente se voc√™ fizer v√°rias prepara√ß√Ķes por dia. O custo m√©dio por c√°psula Dolce Gusto, tendo em conta os principais tipos e os ‚Äúpacks‚ÄĚ mais adquiridos, encontra-se ligeiramente por debaixo dos 30 c√™ntimos de euro, enquanto a Nespresso se encontra acima dos 30-35 c√™ntimos por c√°psula.

Vantagens e desvantagens da Nespresso em comparação com a Dolce Gusto

A seguir, vamos reunir as principais vantagens e desvantagens da linha Nespresso em relação à Dolce Gusto.

No products found.

Pontos a favor

  • Experi√™ncia no mercado e marca pioneira em m√°quinas de caf√© de c√°psula.
  • Al√©m dos caf√©s mais profissionais e de um sabor mais aut√™ntico, apresenta nas suas c√°psulas oficiais diversos tipos de sabores e variedades de caf√©.
  • Quase todas as m√°quinas de caf√© Nespresso do mercado possuem reservat√≥rio para c√°psulas, ou seja, ao usar a c√°psula, a embalagem √© automaticamente colocada dentro do reservat√≥rio embutido na m√°quina.
  • A qualidade das suas cafeteiras √© geralmente superior √† das m√°quinas Dolce Gusto. Tudo isto tem impacto em fatores como a durabilidade ou funcionamento adequado.
  • Normalmente,¬†o reservat√≥rio de √°gua tem um volume maior e por isso n√£o ser√° necess√°rio reabastec√™-lo com tanta frequ√™ncia.
  • Algumas das amostras Nespresso mais sofisticadas apresentam um espumador de leite para desfrutar de excelentes cappuccinos ou ¬ęlatte macchiato¬Ľ.

Pontos contra

  • Como vimos anteriormente, a Nespresso √© uma marca mais cara.
  • S√≥ permite fazer prepara√ß√Ķes de caf√©.
  • Dificuldade em adaptar o tamanho do caf√© aos gostos individuais.
  • N√£o h√° tanta acessibilidade na compra c√°psulas oficiais e, em muitos casos, √© mais conveniente recorrer a marcas brancas ou outras compat√≠veis.

Prós e Contras da Dolce Gusto Vs Nespresso

Como fizemos no ponto anterior, agora analisamos as vantagens e desvantagens das máquinas de café em cápsulas Dolce Gusto em comparação com a Nespresso.

Nespresso Vs Dolce Gusto

Pontos a favor

  • Pre√ßos mais competitivos e acess√≠veis que a Nespresso, tanto na compra de uma m√°quina de caf√© quanto na compra de c√°psulas.
  • Pode desfrutar de mais elabora√ß√Ķes, como ch√°s ou chocolates.
  • Ao contr√°rio da Nespresso, a Dolce Gusto oferece c√°psulas com prepara√ß√Ķes l√°cteas.
  • Maior disponibilidade dos seus produtos. Em praticamente todos os supermercados √© poss√≠vel encontrar as c√°psulas Dolce Gusto.
  • As suas m√°quinas de caf√© normalmente apresentam mais n√≠veis e volumes de bebida, enquanto a caf√© Nespresso √© simplesmente comprido ou curto.
  • Quantidade de caf√© adaptada ao mercado.

Pontos contra

  • Como j√° indicamos v√°rias vezes, os caf√©s n√£o s√£o t√£o profissionais e intensos.
  • N√£o h√° muita variedade de caf√©s.
  • A maioria das cafeteiras Dolce Gusto n√£o tem um dep√≥sito de c√°psulas, o que significa que √© necess√°rio remover a c√°psula entre cada utiliza√ß√£o.
  • Diminui√ß√£o da qualidade do equipamento.

Nesspreso ou Dolce Gusto, que cafeteira devo escolher?

Depois da nossa an√°lise, √© poss√≠vel perceber que cada cafeteira responde a diferentes necessidades. A escolha ser√° condicionada principalmente pelas fun√ß√Ķes que cada cliente deseja. N√£o foi poss√≠vel estabelecer um vencedor claro, pois cada sistema de c√°psula tem vantagens e desvantagens em rela√ß√£o ao outro. √Č tudo uma quest√£o de perspetiva e gostos pessoais.

Se quer comprar uma cafeteira de cápsulas para saborear apenas o café e não lhe importa gastar um pouco mais, a Nespresso é a melhor opção. O café da Nespresso é mais profissional, tem mais força e aproxima-se mais do café que é possível encontrar na rua. Além disso, a qualidade dos seus modelos é superior e estes possuem maior durabilidade.

Por outro lado, a Dolce Gusto é recomendada para quem quer fazer bebidas diferentes do café, por exemplo chocolates e chás, ou para quem prefere gastar algo menos de dinheiro, porque as máquinas de café e cápsulas são mais baratas que a Nespresso. Da mesma forma, as cápsulas oficiais Dolce Gusto estão também mais disponíveis em supermercados, hipermercados e lojas.