Saltar al contenido

Logitech G920 Vs G923 – A Logitech actualiza a sua melhor roda de jogo

Logitech G920 Vs G923

Hoje trazemos-lhe um presente para todos os amantes de jogos de vídeo, e especialmente para aqueles que adoram jogos de corridas. Se gosta de testar a sua velocidade, provavelmente achará útil ter uma roda de jogo, mas não uma roda de jogo qualquer. Neste artigo, comparamos dois modelos da mesma marca: Logitech G920 Vs G923. Aparentemente, a empresa introduz melhorias importantes na nova versão da sua roda de jogo. Mas será que vale a pena a mudança? Damos-lhe uma vista de olhos, abaixo.

Logitech G920 Vs G923: mesma gama de rodas de jogo, versão diferente

Não é difícil imaginar que os protagonistas da nossa revisão sejam dois modelos sucessivos que pertencem à mesma gama de produtos. Por conseguinte, partilham alguns elementos e diferem noutros. Para que tenha toda a informação, iremos comparar o seu desempenho em diferentes factores relevantes:

Concepção: mais comandos no volante

Não há dúvida de que a primeira coisa para a qual olhamos é o que mais nos impressiona antes de entrarmos em detalhes. Se olharmos para o desenho dos dois, notamos algumas ligeiras diferenças. A primeira é que o G923 tem mais controlos que o seu antecessor no fundo, bem como um indicador de rotação.

O novo modelo inclui um controlo rotativo de 24 pontos para uma fácil selecção de diferentes características a partir do mesmo botão. O logótipo da Logitech no centro do volante foi aumentado em tamanho no G923.

Mas esta não é a única variação. Outra diferença no design é que o G923 tem luzes RPM integradas, logo acima do logótipo, que indicam o nível RPM. Em contraste, o G920 carece desta funcionalidade, que é mais atraente do que funcional, na realidade.

Finalmente, vemos também mudanças cromáticas. O Logitech G920 tem as duas barras laterais e a junta do volante no topo em prata. O G923, por outro lado, afasta a cor prata, deixando apenas a junta do volante em azul.

Logitech G920 Vs G923

Tamanho e dimensões: inalterado

Embora o desenho tenha mudado, a Logitech não alterou o tamanho nem o peso dos volantes. Tanto o G923 como o G920 pesam 2,25 quilogramas e medem 26x27x27,8 centímetros. Assim, não notará muita diferença quando as segurar.

Ângulo giratório: duas voltas e meia

Caso não soubesse, o ângulo de direcção define o número de voltas completas que o volante permite. Também não há aqui grande diferença. Tanto o Logitech G920 como o G923 são capazes de rodar a roda até 900 graus; isto é, cerca de duas voltas e meia. Se pensarmos nisso, é o mesmo número de voltas que se pode fazer na maioria dos carros reais, o que é uma prova da natureza realista destas rodas de jogo.

Trueforce: Actualização do Force Feedback 

Se já usou uma roda de jogo antes, estará familiarizado com estes conceitos. De um ponto de vista técnico, esta é a diferença mais significativa entre os dois modelos. Para lhe dar algum fundo, ambas as rodas integram tecnologia Force Feedback, um feedback de força baseado em vibração que permite ao jogador experimentar uma sensação de condução muito realista.

A diferença é que o Logitech G923 tem uma grande actualização e incluiu a TRUEFORCE, que é uma melhoria para Force Feedback. TRUEFORCE não só melhora a precisão do volante durante as curvas, como também o fará notar derrapagens, ruídos diferentes do motor ou quando o carro passa por cima de uma lomba ou de um grande embate na estrada durante o jogo.

No entanto, nem todos os jogos são compatíveis com a TRUEFORCE, por isso, esteja atento a este critério ao escolher um jogo.

Pedais: travões mais suaves

Hoje em dia, quase todos os volantes estão equipados com um conjunto de pedais. O desenho dos três pedais que complementam cada volante não varia muito, e em ambos os modelos são feitos principalmente de aço laminado. No entanto, o G923 apresenta uma melhoria que é perceptível ao conduzir.

Esta é a embraiagem dupla, o que significa que pode começar mais rapidamente se premir o botão LSB enquanto carrega na embraiagem. Além disso, o controlo do pedal do travão, que é mais abrupto no G920, também foi amolecido.

Compatibilidade com outros dispositivos: mais diversidade no G923

Escusado será dizer que um dos factores mais importantes para os jogadores é a compatibilidade dos acessórios com diferentes meios de jogo. Especialmente para aqueles que jogam em diferentes consolas de jogos e querem alternar entre elas.

A principal diferença entre os dois protagonistas da nossa revisão é que o G923 é compatível tanto com Xbox como com PlayStation, enquanto que o G920 só é compatível com Xbox e macOS, mas não com PlayStation. Por outro lado, ambas podem ser ligadas a um computador com Windows versões 7, 8, 8.1 e 10.

É também interessante notar que, embora ambos os volantes possam ligar-se ao G HUB, aplicação da Logitech para controlar diferentes dispositivos, os utilizadores relatam que o G920 experimenta algumas dificuldades nesta sincronização. O G923, por outro lado, é muito mais fácil.

Preço: as inovações custam mais

Não é raro pensar que o Logitech G923 é mais caro do que o seu antecessor, considerando as melhorias e actualizações que o novo volante traz consigo. Em geral, a diferença de preço entre os dois modelos é de cerca de 100 euros. No entanto, isto pode ser reduzido ou aumentado dependendo da versão que escolher e das ofertas actuais. No caso do G923, a PlayStation e o volante da Xbox não custam o mesmo, embora a diferença não seja excessiva.

Dicas úteis para escolher a melhor roda de jogo

No caso de querer comprar uma roda de jogo para melhorar a sua experiência de jogo, provavelmente já viu a grande variedade de modelos no mercado. Não há dúvida que, face a esta variedade, a decisão pode ser mais confusa se não se souber em que aspectos se deve concentrar. Queremos ajudá-lo, e é por isso que lhe damos algumas recomendações úteis que deve ter em conta antes de fazer a sua escolha:

  • Ângulo de viragem: ou seja, o número de voltas que o volante lhe permitirá fazer. O nosso conselho é de optar por aqueles com um ângulo de direcção de cerca de 900 graus, o que equivale a duas voltas e meia, o mesmo que se pode fazer com a maioria dos carros.
  • Tipos de pedais: Nem todos os volantes de jogo têm pedais, embora a maioria o faça. Ainda assim, alguns modelos têm dois pedais, enquanto outros têm 3. É melhor escolher os 3 pedais, pois é uma simulação mais realista e a experiência de combinar embreagem, travão e acelerador é mais divertida e permite mostrar as suas capacidades de condução.Logitech G920 Vs G923
  • Force Feedback: Actualmente, quase todos os volantes de gama média e avançada incorporam esta tecnologia que actua como um transmissor de sensações. Contudo, novas actualizações como a TRUEFORCE estão constantemente a ser lançadas, melhorando a precisão e variedade de agentes externos aos quais se pode experimentar sensações de condução.
  • Compatibilidade: como já viu, existem volantes que são compatíveis com diferentes tipos de consolas de jogo, mas existem outras que não o são. Certifique-se de que o modelo que escolhe é compatível com o que normalmente utiliza.
  • Comandos do volante: As versões mais recentes provavelmente incluem mais comandos directos no próprio volante, para que possa operar e alterar as definições mais rapidamente.

 

Logitech G920 Vs G923: Qual deles escolhemos?

A primeira coisa que gostaríamos de salientar é que a decisão sobre se vale a pena actualizar para a nova roda de jogo da Logitech é muito pessoal, dependendo de critérios como o design, o preço e os tipos de consola que se tem em casa. Em particular, pensamos que as melhorias introduzidas pela marca são razão suficiente para que o G923 valha a pena ser actualizado.

Os gamers hardcore terão uma experiência muito mais satisfatória e realista com o G923. A actualização da TRUEFORCE é a principal razão para isto, embora tenhamos de dizer que o G920 também se sente muito positivo.

Por outro lado, é de notar que o G923 é compatível tanto com a Xbox como com a PlayStation, e isto é uma importante vantagem competitiva para aqueles que não só têm a Xbox como a sua única consola de jogos. Também achamos a presença de luzes no volante para medir as rotações uma adição muito atractiva.

Mas, como já dissemos, cabe-lhe a si pesar os prós e os contras de cada modelo, pois a sua decisão será também influenciada pelo orçamento máximo que deseja gastar. Qualquer que seja a sua escolha, a sua compra será uma compra sensata.

 

Que rodas de jogo são as mais populares na Amazon?

Nesta secção mostramos-lhe as rodas de jogo mais vendidas na Amazon, para que possa verificar quais as que tiveram experiências de compra mais satisfatórias, se ainda não tiver a certeza.

Thrustmaster - T80 RW FERRARI 488 GTB - Volante para PS4 / PC - Licencia oficial Ferrari - incluye pedales
  • Botones integrados "PS", "SHARE" y "OPTIONS" para desplazarse fácilmente por el sistema PS4 y en los menús de los juegos
  • Volante con diseño ergonómico, optimizado para todos los tipos de juegos de carreras en el sistema PlayStation 4 (GT, F1, Stock car, Rally, Arcade, etc.)
  • Resistencia del volante lineal realista con recentrado automático (sistema "Bungee Cord" exclusivo de Thrustmaster)
  • Levas secuenciales de cambio de marchas montadas en el volante: 2 levas digitales secuenciales arriba y abajo que permiten cambiar de marcha más rápidamente
  • Pedales grandes con ángulo de inclinación ajustable y reposapiés ancho para lograr una aceleración y un frenado cómodos y muy precisos
15% de desconto
FRTEC - SUZUKA ELITE NEXT Volante de carreras con Pedales y Cambio Manual (Xbox Series X, Playstation 4, Xbox One, Playstation 3, Switch y PC)
  • Incluye levas en el volante, cambio de marchas manual en H y 3 pedales de aluminio plegables
  • Sensor electromagnético que mejora la capacidad de giro y reduce la latencia
  • Totalmente configurable a gusto del usuario
  • Vibración, ángulo de giro 900º / 270º y sensor electromagnético
25% de desconto
Thrustmaster T128, Volante de Carreras Force Feedback con Pedales Magnéticos, PlayStation 5, PlayStation 4, PC
  • Force Feedback inmersivo para experimentar realmente las sensaciones de la conducción: velocidad, superficies, baches e impactos o pérdida de adherencia de los neumáticos
  • Con licencia oficial para PlayStation 5 y PlayStation 4, y compatible con PC
  • Tecnología HYBRID DRIVE de siguiente generación que ofrece un 20% más de potencia que otros volantes de carreras híbridos de Thrustmaster (serie T150)
  • Juego de 2 pedales magnéticos (tecnología H.E.A.R.T patentada) con precisión de 12 bits que no disminuirá con el tiempo
  • Sistema de fijación rápida adecuado para escritorios y mesas de hasta 5,5 cm de grosor
Subsonic - Superdrive, Volante De Carreras Gs550 Con Pedales, Paletas, Palanca De Cambios Y Vibración Para Xbox Serie X/S, Ps4, Xbox One, Ps3, Pc (Programable Para Todos Los Juegos), Xbox Series X
  • Compatible con Xbox Serie X/S, PS4, Xbox One, PS3 y PC. No es compatible con PS5
  • Palanca de cambio +/-. Paletas de cambio +/-. Pedales de acelerador y freno.
  • Doble motor de vibración. Ángulo de rotación de 270°. Ajuste de la sensibilidad (3 niveles de sensibilidad).
  • Se puede fijar en un escritorio o en una superficie plana gracias a sus ventosas.
  • Totalmente programable, compatible con todos los juegos de carreras para Ps4, Xbox y PC: (Gran Turismo 7 (PS4), Forza Motor Sport 7, Forza Horizon 5, Project Cars 2, F1 2020, Need for Speed, Dirt, WRC, Grid, V Rally 4, Gear Club 2, GTA V.)
36% de desconto
Logitech G G920 Driving Force Volante de Carreras y Pedales, Force Feedback, Aluminio Anodizado, Palancas de cambio, Volante de Cuero, Pedales Ajustables, Enchufe EU, Xbox One/PC/Mac, Negro
  • Experiencia de juego inmersiva: adecuada para juegos de Xbox Series X|S, Xbox One y PC, Driving Force simula la sensación de conducir un coche real con una dirección de precisión y pedales sensibles a la presión
  • Control premium: El volante proporciona una simulación detallada de la conducción real, con engranajes helicoidales que brindan una dirección suave y silenciosa y una cubierta de cuero cosida a mano
  • Pedales personalizables: Pedales de freno no lineales sensibles a la presión; Sensación de frenado precisa y sensible sobre una base resistente; Caras de pedal ajustables para un control más preciso
  • Rotación de 900 grados: La rotación de bloqueo de Driving Force significa que puede girar el volante dos veces y media, mano sobre mano en giros amplios, como un verdadero auto de carreras de F1
  • Mejora tu juego: Lleva tu simulación de carreras al siguiente nivel con los accesorios Driving Force, como la palanca de cambios Driving Force o los soportes para escritorio y plataforma