Saltar al contenido

LG QNED vs Nanocell: De que Smart TV gostamos mais?

LG QNED vs Nanocell

Quando se fala em Smart TVs, é comum associarmos automaticamente a marca Samsung. Pelo menos eu faço-o, pois associo-a diretamente à categoria Smart TV. No entanto, existem outras empresas que estão a progredir rapidamente neste campo e até a desenvolver as suas próprias tecnologias. Uma delas é a LG, que me tem surpreendido agradavelmente nos últimos anos com alguns dos seus modelos. Hoje, quero falar-vos de duas das suas tecnologias mais notáveis: LG QNED vs Nanocell. Estão prontos? Vamos começar!

LG QNED vs Nanocell: Como é que cada tecnologia se parece?

É certo que não é muito comum ver televisores QNED e Nanocell, e isso deve-se ao facto de serem tecnologias que a LG tem vindo a desenvolver ao longo dos anos. Além disso, como a própria marca indicou, a tecnologia QNED é uma evolução natural da Nanocell. Mais concretamente, QNED significa «quantum nano-emitting diode».

Este tipo de tecnologia baseia-se na mesma tecnologia que a Nanocell, mas com uma luz mais brilhante que torna os acabamentos ainda melhores. A razão é que combina as tecnologias Quantum Dot e Nanocell, que realçam as cores mais sensíveis ao olho humano, com a tecnologia Mini LED para obter uma maior variedade de cores exactas.

De facto, uma das diferenças mais notórias na mudança de tecnologia é a intensidade da cor preta. Além disso, utiliza inteligência artificial para aumentar o som sem ter de o fazer manualmente.

QLED e OLED: diferenças entre estas tecnologias

Na realidade, os televisores QNED são equivalentes aos QLED, uma terminologia que a Samsung assumiu com os seus modelos baseados no mesmo sistema que os QNED da LG. No entanto, não são exatamente iguais, uma vez que a tecnologia QNED incorpora Nanocell, o que não acontece com a QLED. Isto torna a precisão da cor ainda mais exacta, mesmo em diferentes ângulos de visualização.

Você também pode estar interessado:Amazon Fire TV Série 2 vs Série 4 vs Série Omni: Comparação e diferençasAmazon Fire TV Série 2 vs Série 4 vs Série Omni: Comparação e diferenças

Por outro lado, a principal diferença em relação à tecnologia OLED é que esta se baseia em pixéis individuais, em vez dos Mini LEDs em que se baseia a QNED. Assim, como pode ver, a tecnologia QNED é a mais precisa, mas é também a que está no mercado há menos tempo.

LG QNED vs Nanocell

LG QNED vs Nanocell: análise dos principais modelos

Para que possa ver em primeira mão qual a smart TV que melhor se adapta às suas necessidades, é interessante analisar em primeira mão os modelos de topo. Neste caso, seleccionámos os dois que mais nos agradam. Vale a pena notar que ambas estão disponíveis em diferentes tamanhos de ecrã, embora nos tenhamos concentrado nas de 55 polegadas, porque esse é o tamanho padrão para a maioria das casas:

LG 55QNED816RE: Mais contraste de cores

O primeiro modelo que escolhemos, com tecnologia QNED, caracteriza-se pela combinação das tecnologias Quantum Dot e Nanocell Plus mais 6 blocos de retroiluminação, razão pela qual pode apresentar mais de mil milhões de cores. Entre as tecnologias de cor mais importantes contam-se o Precision Dimming, o Dynamic Tone Mapping e o Ultra Contrast. Graças à utilização de Mini LEDs, o controlo do brilho e da cor é muito mais preciso, resultando num maior contraste.

O televisor da LG suporta HDR Dolby Vision/ATMOS, HDR 10 pro, HDR HLG e HDR HGiG, o que, para além das características acima referidas, melhora a qualidade da imagem. E no que respeita ao som, suporta Dolby Digital Plus.

Você também pode estar interessado:oled vs qledTelevisões OLED Vs Televisões QLED: Acha que conhece as diferenças?

Tem o processador α7 4K Gen6, baseado em inteligência artificial, com o qual pode elevar a qualidade da imagem e do som ao seu potencial máximo. E quanto ao sistema operacional, este modelo é baseado no webOS23, que é compatível com Google Home, Alexa, Apple Home Kit, Airplay e ThinQ. Assim, é possível sincronizar a TV com praticamente qualquer assistente de voz.

Entre outras funcionalidades tecnológicas, gostei muito do AI Concierge, um sistema que recomenda conteúdos diferentes com base no seu histórico de pesquisa e no que já viu antes. E, como é habitual, tem MultiView, uma funcionalidade perfeita para fazer videochamadas com várias pessoas ao mesmo tempo.

42% de desconto
LG 55QNED816RE 55", 4K QNED, Smart TV, HDR10, webOS23, Serie 81, Procesador Gran Potencia, Dolby Digital Plus, Gaming, Alexa/Google Assistant
  • Colores más vivos y brillantes para disfrutar de escenas más nítidas con la suma de las mejores tecnologías LED (QuantumDot + Nanocell Plus y 6 Bloques de Retroiluminación)
  • Procesador de Gran Potencia que maximiza la calidad de imagen y sonido a través de IA (Procesador 4K a7 Gen6).
  • Sumérgete en cada escena con la calidad de imagen HDR10 Pro y sonido Dolby Digital Plus.
  • Perfecto para gaming e ideal para cualquier contenido: máxima fluidez VRR (120 Hz), AMD Freesync*. y Cloud Gaming; modo Filmmaker; alertas deportivas.
  • Ecosistema abierto e inteligente: Smart TV webOS23, compatible con Apple Home Kit/Airplay/Google/Alexa/ThinQ, y control por voz.

LG 55NANO766QA: Smart TVs mais acessíveis

Agora, voltamos nossa atenção para outro modelo da LG, no caso, a Nanocell. A caraterística mais marcante desta tecnologia é o facto de utilizar nanopartículas para filtrar as cores menos puras dos comprimentos de onda RGB, proporcionando cores mais nítidas e, consequentemente, maior qualidade de imagem. Este televisor também suporta HDR 10, HDR HLG, HDR HGiG e HDR HGiG.

O processador que possui é o 4K a5 Gen 5, uma versão mais simples do que o processador que a TV QNED possui, embora os resultados também sejam de muito boa qualidade. De facto, também é baseado em inteligência artificial, só que a precisão é um pouco menor. Prova disso é que o sistema operativo em que se baseia é o webOS22, uma versão anterior ao sistema QNED.

A saída de áudio é de 20 watts no total, um pouco menos do que os 40 watts do modelo anterior, mas o suficiente para acompanhar o resto das características. Por outro lado, há uma coisa que têm em comum, que é a possibilidade de sincronização com várias plataformas e assistentes de voz, o que aumenta muito a sua versatilidade e a sua capacidade de integração no seu sistema de domótica.

Você também pode estar interessado:Qled vs Crystal UHDQLED VS CRYSTAL UHD | Quais são as diferenças entre estas tecnologias?

Por fim, vale a pena destacar o bom desempenho desta TV para os gamers. Os televisores Nanocell têm uma latência inferior a 19ms e dispõem de um menu dedicado para que possa escolher entre várias definições e opções de forma rápida e fácil.

11% de desconto
LG Televisor 55NANO766QA - Smart TV webOS22 55 pulgadas (139 cm) 4K Nanocell, Procesador de Gran Potencia 4K a5 Gen 5, compatible con formatos HDR 10, H y HGiG
  • Mayor precisión de colores puros
  • Experiencia Audiovisual LED Mejorada: compatible con formatos HDR 10, HLG, HGiG, Filmmaker y sonido Dolby Digital.
  • Procesador de Gran Potencia 4K a5 Gen 5: Gran Precisión de Tonos y Colores, actuando sobre 576 áreas de cada fotograma / Direct LED. Identifica el movimiento de objetos para escalar y simular un Sonido Surround de 5.1 canales
  • Ecosistema Abierto e Inteligente (ThinQ): Smart TV webOS22/ Compatible con Apple Home Kit, Google, Alexa/ Controla por voz todos tus dispositivos inteligentes compatibles.
  • Funciones Gaming: Cloud Gaming (Stadia y GeForce Now)/ Menú exclusivo Gaming /ALLM (Baja Latencia <19ms)/HGiG

LG QNED vs Nanocell: que decisão tomar?

Depois de analisar as semelhanças e diferenças, bem como as Smart TVs mais interessantes, temos de escolher entre as duas. É evidente que a LG QNED é tecnologicamente mais avançada do que a Nanocell, como o comprova o seu preço, que é quase o dobro. No entanto, a tecnologia de imagem e a qualidade audiovisual também são geralmente mais sofisticadas.

Por conseguinte, a decisão a tomar basear-se-á na medida em que pretende desfrutar de uma melhor qualidade de imagem e de som. Por outras palavras, poderá ver as suas séries e filmes favoritos com qualquer um dos dois, mas a experiência será ainda mais realista com o LG QNED, devido à maior precisão das cores, nitidez e contraste.

Por outro lado, se preferir cortar no orçamento mas não quer abdicar da qualidade de visualização, a LG Nanocell é uma boa alternativa, mais barata e, embora não tão sofisticada, com uma boa relação entre qualidade de imagem e tecnologia de som. Por isso, pense nas suas preferências e ser-lhe-á mais fácil escolher.

Você também pode estar interessado:TV Samsung Vs LG – Melhor marca de televisões?