Saltar al contenido

JBL Flip 5 vs Bose SoundLink Mini II – Melhor altifalante Bluetooth?

Esta é a revisão da comparação entre dois altifalantes portáteis de marcas diferentes que são populares no mercado pelos seus produtos qualitativos. A comparação aqui é entre o JBL Flip 5 e o Bose SoundLink Mini II. Existe uma enorme diferença na sua gama de preços actualmente na Amazon. Para saber se a diferença no seu preço faz ou não uma melhor alteração nas suas características e desempenhos, e para saber qual deles vale a pena comprar pelo preço, faça a revisão detalhada.

JBL Flip 5

O JBL Flip 5 é o último altifalante da série Flip da JBL, que está efectivamente no mercado desde 2019. Este altifalante tem características bastante melhores do que o Flip 4, tais como o USB Type-C para carregar, mas também perdeu muitas características boas que estão lá no Flip 4. A enorme mudança nisto em comparação com o seu predecessor é o «impulso da festa».

Bose SoundLink Mini II

O Bose SoundLink Mini 2 é um pequeno e agradável altifalante compacto. Se quiserem limpar mais espaço na vossa secretária no trabalho, em casa, na vossa pequena área, ou mesmo apenas dentro de casa, é algo pequeno que não ocupa muito espaço, podem simplesmente colocá-lo em algum lugar e deixá-lo desaparecer e esconder-se, e não é um problema de visão.

DESIGN:

JBL Flip 5 vs Bose SoundLink Mini II

JBL Flip 5

Quanto ao desenho e ao físico, o JBL Flip 5 parece bastante semelhante ao seu predecessor, o Flip 4. A mesma forma cilíndrica com dois radiadores passivos virados para fora à esquerda e à direita do corpo do altifalante, com material de tecido cobrindo a superfície da grelha do altifalante. Além disso, o mesmo logótipo JBL no meio. Na parte superior do altifalante, há um botão de ligar/desligar o altifalante e um botão Bluetooth para o emparelhamento inicial. Na parte de trás, há vários outros botões, tais como os botões para cima e para baixo, e o botão de modo TWS para emparelhamento estéreo com outro Flip 5. A posição do botão é maioritariamente a mesma que no Flip 4, apenas a posição dos botões de modo TWS e Bluetooth são invertidos.

Os botões do Flip 5 estão equipados com LEDs, o que é bastante útil quando se utiliza num local com pouca luz. Na lateral do altifalante, há um indicador LED de bateria que já não vem na forma de ponto como o que se encontra no Flip 4, há também uma porta USB tipo C abertamente exposta, o que é um pouco preocupante devido a não ter nenhuma tampa ou tampa de borracha, ao contrário do Flip 4. Portanto, é bastante vulnerável à água ou à intrusão de poeira/areia quando se traz este altifalante para a zona da praia.

Bose SoundLink Mini II

Quanto ao desenho, aspecto e toque do altifalante, uma coisa que vai notar quando abrir a caixa é que esta coisa é um pouco pesada, parece um tijolo pequeno. Fiquei realmente chocado com o tamanho, este altifalante tem mesmo muito peso e essa é a primeira coisa em que vai definitivamente reparar quando o retirar. Não é uma coisinha barata e frágil, é realmente compacta. É como se todos os componentes estivessem apertados o mais próximo possível, e é realmente apertado, compacto, e pesado. Se olhar mais de perto para o próprio altifalante, verá o logótipo Bose como sempre, tem como que uma malha metálica ali mesmo na frente, e depois tem todos os seus pequenos botões de função ali em cima.

Tem botões como o volume para cima e para baixo, o seu botão Bluetooth, o seu botão multifunções também e o seu botão de energia. Depois terá como que uma pequena faixa de led que também acenderá os pequenos LEDs, de modo que tudo o que estiver nos botões é sábio para o altifalante. De lado é onde tem as suas portas no altifalante, por isso tem a sua porta auxiliar, e depois tem também a sua pequena porta de carregamento. Na parte de trás do altifalante, também tem a pequena malha de metal duro e, depois, do outro lado do altifalante, não tem nada.

CARACTERÍSTICAS:

JBL Flip 5

A apresentação é agradável, a unidade de altifalante é colocada em segurança dentro da caixa de amortecedores, além disso, também recebemos um cartão de garantia, manual do utilizador, e cabo de carregamento USB tipo C na caixa. Tinha passado do micro USB encontrado no antigo Flip 4 para o USB Type-C neste. O Flip 4 utiliza transdutores duplos, no Flip 5 encontramos apenas um único, maior do que o transdutor Flip 4, medindo 44 mm de diâmetro e produzindo uma potência total de saída de 20 Watts. O antigo Flip 4, por outro lado, vem com uma configuração de condutor duplo, medindo 40 mm cada, com uma potência de saída combinada de 16 W.

Infelizmente, falta o macaco auxiliar de 3,5mm na série Flip 5, e o mesmo aconteceu no Sony XB23 também. E porque a porta USB-C não pode ser utilizada para ligação áudio com fios, o Flip 5 praticamente só depende do Bluetooth como único meio de ligação. No Flip 4, a propósito, ainda existe um conector de 3,5 mm. Tal como no Flip 4, o JBL Flip 5 também vem com uma classificação IPX7, o que significa que o altifalante pode ser submerso na água até 1 metro de profundidade durante um máximo de 30 minutos. Mas na maioria dos casos, acredito que o Flip 5 é pouco provável que esteja nessa profundidade, porque o Flip 5 flutua na água. Por isso, não precisa de se preocupar quando o altifalante cai acidentalmente na piscina ou no lago, por exemplo.

JBL Flip 5 vs Bose SoundLink Mini II

No que diz respeito à conectividade, o JBL Flip 5 ainda está preso com Bluetooth 4.2. Quando testei a distância linear máxima entre o altifalante e a fonte de áudio, consegui andar até 50 metros de distância antes do sinal Bluetooth começar a gaguejar. Para o Bluetooth 4.2 no altifalante Bluetooth, este é um resultado muito bom, no entanto, e isto também se adequa à utilização no exterior. De qualquer modo, o JBL Flip 5 também suporta uma ligação multi-dispositivo e pode ser ligado a até 2 dispositivos ao mesmo tempo. Quando se toca música de 1 dispositivo, pode-se tocar imediatamente música de outro dispositivo que também esteja ligado ao Flip 5, e o altifalante mudará imediatamente para tocar a música deste último dispositivo.

Na minha experiência, tendo o Flip 5 ligado ao meu portátil e ao meu iPad ao mesmo tempo, esta funcionalidade funciona perfeitamente. Transmitindo vídeo tanto no YouTube como na Netflix não tenho qualquer problema, tanto na minha Galaxy Note 9, como no meu iPad também, não há qualquer atraso perceptível de vídeo áudio na minha observação casual. Portanto, ainda posso recomendar isto para aqueles que gostam de utilizar altifalantes Bluetooth para a transmissão de vídeo. Quanto ao codec de áudio Bluetooth, o Flip 5 suporta apenas o codec SBC. Infelizmente, o Flip 5 não está equipado com qualquer microfone, pelo que não se pode usar o Flip 5 como altifalante.

Bose SoundLink Mini II

Não tem realmente muitas portas só essas duas e os seus botões multifuncionais no topo. Vai sentir esse peso quando o tirar da caixa, e vai sentir o metal do altifalante Bose. É realmente bom, de alta qualidade, também é isso que se consegue com Bose a toda a hora. Sente-se realmente a qualidade deste altifalante, essa é a primeira coisa em que definitivamente se notaria e tem um aspecto bastante agradável. Além disso, com a compacidade, também se pode levar isto em viagem se quiser, mas estes são na sua maioria feitos para casa, estes são os oradores caseiros que estes não gostam de sair, estes querem estar em casa o dia todo. Mas estes são o tipo de altifalantes que pode levar em viagem se quiser, porque é um estilo portátil compacto realmente pequeno e agradável. Pode levar se quiser, mas este tipo de altifalantes só quer ficar em casa e relaxar.

Quando se trata da duração da bateria deste altifalante, eles promovem-na com cerca de 12 horas de duração e eu digo sempre que é preciso duas ou três horas, seja qual for o número que eles reclamem, porque vamos tocar a maior parte do tempo com a bateria cheia a bombear alto. Normalmente testam os volumes a médio e baixo para ver quanto tempo pode realmente durar. Se é uma daquelas pessoas que gosta de bater com a sua música muito alta o tempo todo quando está a ouvir música, está sempre em qualquer produto que queira tirar umas duas ou três horas da vida da bateria, porque definitivamente mata-a muito mais depressa.

O emparelhamento Bluetooth deste altifalante é realmente fácil. Basta premir o botão de ligar, e este começa a ligar-se a tudo e pode também ligar-se a múltiplos dispositivos. Quando ligar isto, dirá também a que está ligado e ao nível da sua bateria. Conecta-se a várias coisas e muda sempre que algo pára na outra extremidade. Quando se trata da qualidade da chamada no altifalante, a qualidade da chamada é realmente boa, especialmente quando estou a ouvir as pessoas a falar comigo, parece profissional como se estivesse numa chamada de negócios e o altifalante e outras coisas, mas soa realmente crocante. Quando falo com outras pessoas, elas dizem que soa bem e não acreditam que eu estava a usar um altifalante.

QUALIDADE DO SOM:

JBL Flip 5 vs Bose SoundLink Mini II

JBL Flip 5

Quanto à qualidade do som, a começar pelo volume, para um pequeno altifalante no seu tamanho, o JBL Flip 5 faz-se ouvir bem alto. Na minha sala de 4×3 metros, só uso este altifalante a 50-55% de volume e isso tem sido suficiente a maior parte do tempo. Em termos de volume, é tão alto como o Flip 4 e é um pouco mais alto que o Sony XB23 com uma diferença de volume de cerca de 10%. E acredito que o Flip 5 do JBL é suficiente para encher a maioria dos quartos privados, ou para uma sessão de escuta casual para acompanhar o seu pequeno piquenique/acampamento ao ar livre em grupo, por exemplo. Em termos de áudio, o JBL Flip 5 tem um carácter áudio «vivo/livre» na minha opinião, como podemos esperar da maioria dos altifalantes Bluetooth da JBL.

Bose SoundLink Mini II

A qualidade de som é realmente boa quando se trata deste pequeno altifalante compacto. É realmente pequeno e compacto e tem um som alto que bombeia a partir destes, e fiquei realmente impressionado com o som que sai destes, mas nunca se espera menos da Bose. Quando se trata dos médios e dos altos, dos vocais e dos instrumentos, são as faixas em que tocam sempre, obtém-se um som nítido e agradável. Não se obtém qualquer distorção, no volume máximo, os seus agudos não distorcem e dão-lhe aquele somzinho de merda em que vai sentir que tenho de baixar um pouco o som. Mas soa claro, lida muito bem com ele, as médias e altas funcionam em conjunto, bastante bem para lhe dar um som rico e agradável com o baixo.

QUAL DELES VALE A PENA COMPRAR?

Se está à procura de actualizar do seu pequeno orador de orçamento para algo mais elegante e agradável à procura da sua casa, do seu ambiente de trabalho ou do seu escritório, o Bose SounLink Mini II vale realmente a pena comprar do que o JBL Flip 5. É um pequeno altifalante agradável para o tamanho, com um design muito agradável, fácil de ligar, e soa muito bem quando está a falar com as pessoas ao telefone também, para que se estiver ligado ao seu telefone possa facilmente falar com elas através disto.