Saltar al contenido

Huawei Vs Xiaomi – Que empresa asiática é mais recomendável?

Huawei vs Xiaomi

As empresas tecnológicas asiáticas chegaram ao nosso mercado com grande força, ofuscando os grandes líderes do sector, como a Sony, Samsung e Apple. De facto, cada vez mais utilizadores estão a optar por smartphones de marcas como as duas apresentadas na nossa análise, devido à boa relação entre a qualidade que oferecem e as características que integram e o preço a que são vendidos. Mas qual das duas grandes empresas chinesas é melhor? Neste artigo, analisamos os aspectos mais importantes entre Huawei vs Xiaomi para o ajudar a escolher. Fique atento!

Huawei Vs Xiaomi: Que marca é melhor?

A seguir, iremos comparar as diferenças mais significativas em termos dos critérios de decisão mais importantes. Mesmo assim, deve saber que é difícil generalizar num segmento em que, dentro de uma única marca, existem tantas opções diferentes.

Diferentes séries de produtos

Tanto Huawei como Xiaomi têm gamas diferentes de telefones, dependendo das suas características e preço.

  • Actualmente, a Huawei tem três gamas principais de smartphones: Série P, Série Mate e Série Nova. O primeiro é o mais perturbador de todos eles.
  • Xiaomi, por outro lado, comercializa smartphones nas gamas Mi (Xiaomi), Redmi e Poco, sendo a gama Mi a mais avançada.

Resolução da câmara

Já sabe que as câmaras se tornaram um acessório indispensável nos smartphones actuais, devido à importância das imagens no mundo à nossa volta. Neste sentido, embora seja difícil generalizar, a qualidade das câmaras de Huawei é superior à de Xiaomi. Mas, como dissemos anteriormente, a melhor forma de analisar esta questão é com base modelo a modelo.

Como tem evoluído a marca?

Se se lembrar, a Huawei entrou no mercado como uma empresa que fabricava smartphones bastante baratos e funcionais, embora sem características super avançadas. Contudo, ao longo dos últimos anos evoluiu para cima, e agora inclui no seu portfólio smartphones de gama alta que não são compatíveis com Samsung ou Apple, mesmo que tenham preços mais altos.

Você também pode estar interessado:Samsung Galaxy A13 vs Redmi 10CSamsung Galaxy A13 vs Redmi 10C – Guia de compras para escolher o melhor telemóvel barato

A evolução de Xiaomi tem sido mais linear. A marca permanece fiel à sua estratégia baseada na relação custo-benefício. Longe de o adoptar como algo negativo, conseguiu deixar claro aos utilizadores Xiaomi que não vão comprar um iPhone, mas um telemóvel com características bastante avançadas pelo preço que custa.

huawei vs xiaomi_4

Processadores

Uma das principais diferenças entre as duas marcas é que, enquanto a Huawei fabrica os seus próprios processadores, a Xiaomi utiliza outros como o Snapdragon ou o Mediatek pertencente a outras empresas.

Vale a pena notar que os processadores que a Huawei tem tradicionalmente fabricado são os Kirin, embora tenha tido recentemente de os mudar, e agora fabrica outros, embora também sejam desenvolvidos internamente. O que têm em comum é o desempenho semelhante em termos de RAM e armazenamento interno, algo que é fortemente influenciado pelo tipo de processador.

O facto de desenvolver tecnologia interna pode ser uma virtude na medida em que, se ocorrer uma falha, a velocidade e agilidade para a resolver é maior. Também reduz a dependência em relação a terceiros.

Você também pode estar interessado:Google Pixel 6a vs 7 vs 7 ProGoogle Pixel 6a vs 7 vs 7 Pro: Tudo o que precisa de saber sobre os smartphones do Google

Carregamento rápido e bateria

Este é talvez um dos aspectos em que as duas marcas são mais equilibradamente combinadas. Tanto Huawei como Xiaomi têm baterias de entre 4000 e 5000 mAh, que oferecem um desempenho semelhante. Além disso, é raro encontrar um smartphone que não tenha uma opção de carregamento rápido.

Huawei vs Xiaomi: Os smartphones mais notáveis

Como dissemos no início do artigo, a coisa mais prática a fazer é comparar directamente as características dos smartphones entre os quais está a hesitar. Como não podemos comparar todos eles, seleccionámos quatro deles com um preço semelhante para que possa escolher:

1) Huawei Nova 9: boa capacidade de armazenamento e câmara frontal

Comecemos pela Huawei, especificamente a Nova 9, da qual também pode encontrar a versão SE. Se gosta de escolher a cor, deve saber que há duas disponíveis: azul e preto. A capacidade de armazenamento é de 8 GB de RAM e 128/256 GB de ROM.

O ecrã tem 6,57 polegadas de tamanho, OLED e tem uma resolução FHD. E, quanto ao processador, se no Huawei anterior vimos um Kirin, neste caso, encontramos um Snapdragon 778G 4G da Qualcomm.

Tem também quatro câmaras: 50, 8, 2 e 2 MP. Neste caso, acrescenta características como a estabilização da imagem e o zoom digital. Além disso, a câmara frontal tem 32 MP, uma resolução invulgar para este tipo de câmara.

Você também pode estar interessado:Xiaomi 12T Pro vs 12 Pro – Que smartphone devemos escolher?Xiaomi 12T Pro vs 12 Pro – Que smartphone devemos escolher?

A bateria é de 4300 mAh, e tem também uma opção de carregamento rápido. De facto, neste caso o carregador é de 66 watts, o que reduz ainda mais o tempo de carregamento em comparação com o outro modelo da Huawei. E, tal como o seu rival, também tem NFC.

HUAWEI Nova 9 Blue
  • Pantalla: 6.57", 1080 x 2340 pixels
  • Procesador: Snapdragon 778G 2.4GHz
  • Cámara: Cuádruple, 50MP+8MP +2MP+2MP
  • Batería: 4300 mAh

2) Huawei P40 Lite 5G: bom desempenho da bateria

Ainda concentrados no Huawei, passamos para o P40 Lite 5G, um smartphone com uma excelente relação qualidade/preço. Tem um ecrã LCD de 6,5 polegadas com uma resolução de 2400 x 1080 pixels.

Quanto ao sistema operativo, está equipado com o processador Kirin 820, com oito núcleos, com o qual obtém uma capacidade de armazenamento de 6 GB de RAM e 128 GB de memória ROM.

Quanto às câmaras, tem quatro câmaras traseiras (64 MP, 8 MP, 2 MP e 2 MP) e uma câmara frontal de 16 MP. Por seu lado, a bateria é de 4200 mAh, dentro da média habitual neste sector. Vale a pena notar que, graças à função SuperCharge de 40 watt, pode beneficiar de uma carga rápida.

Quanto a outras características mais avançadas, tem NFC, luz ambiente e sensor de impressões digitais, sensor de proximidade e GPS. E, se gosta de escolher a cor, deve saber que há três disponíveis: prata, verde e preto.

Você também pode estar interessado:Samsung Galaxy S23 vs S22: Como é que o novo smartphone Samsung difere do anterior?Samsung Galaxy S23 vs S22: Como é que o novo smartphone Samsung difere do anterior?

3) Xiaomi Mi 11 Lite: reconhecimento facial baseado em Inteligência Artificial

Mudamos de empresa e vamos para Xiaomi, começando com o Xiaomi Mi 11 Lite, um smartphone super leve e compacto. Esteticamente, deve saber que pode escolher entre três cores: rosa pêssego, azul pastilha elástica ou preto.

O ecrã tem 6,55 polegadas, e apresenta a tecnologia DotDisplay AMOLED. Este ecrã, com HDR10, tem uma resolução de 2400 x 1080 pixels e é protegido pela Corning Gorilla Glass 5.

Como podem ver, a qualidade é melhor do que a da Huawei, que se agarrou à tecnologia OLED. Falemos das câmaras traseiras, que são 3: uma câmara principal de 64 MP, uma câmara grande angular de 8 MP e uma lente macro de 5 MP. A câmara frontal é de 16 MP.

O Xiaomi Mi 11 Lite tem uma capacidade de armazenamento de 6 GB de RAM e 64 ou 128 GB de ROM. Isto deve-se ao processador Snapdragon 732G de 8 núcleos da Qualcomm. Quanto à bateria de 4250 mAh, ela vem com 33 watts de carga rápida, que é padrão para este tipo de smartphone. Finalmente, destacamos a possibilidade de desbloquear o telefone tanto por impressão digital como por reconhecimento facial baseado em IA.

Xiaomi Mi 11 Lite 5G - Smartphone 128GB, 8GB RAM, Dual Sim, Truffle Black
  • Smartphone OnePlus
  • Marca: Xiaomi
  • Producto que combina tradición e innovación
  • Calidad óptima para los requisitos del cliente
  • Tipo de conector: USB tipo C

4) Redmi Note 11 Pro: visor de alta qualidade e alta resolução

Terminamos com Xiaomi, e fazemo-lo com um dos seus smartphones da gama Redmi. É também uma das mais populares, graças à sua excelente relação qualidade/preço.

Você também pode estar interessado:POCO X5 Pro 5G vs X4 Pro 5G – Que inovações traz o novo smartphone POCO?POCO X5 Pro 5G vs X4 Pro 5G – Que inovações traz o novo smartphone POCO?

A primeira coisa que destacamos é a sua capacidade de carga rápida, graças ao sistema HyperCharge de 120 watts, o que significa que a sua bateria de 4500 mAh é recarregada em apenas alguns minutos.

Está equipada com três câmaras traseiras, incluindo uma câmara principal de 108 MP e uma câmara frontal de 16 MP. Além disso, este smartphone está equipado com a tecnologia LiquidCool 2.0, que o impede de sobreaquecer sob utilização pesada.

O ecrã é AMOLED DotDisplay e resolução FHD, e o seu tamanho é de 6,67 polegadas. Existe também um processador diferente, o MediaTek Dimensity 920. Este processador dá-lhe uma capacidade de armazenamento de 6 GB de RAM e 128 ou 256 GB de ROM. Finalmente, tal como os seus rivais, está equipado com NFC.

Xiaomi Redmi Note 11 Pro 5G Smartphone 6.67" FHD+ AMOLED DotDisplay, 120Hz FHD+ AMOLED DotDisplay, 67W Carga Turbo 6G+128GB Polar White [Versión Global]
  • [Cámara triple de 108MP de nivel insignia para ofrecer una fotografía excepcional]: con una configuración de cámara triple trasera, Redmi Note 11 Pro 5G ofrece una experiencia fotográfica excepcional sin compromiso. Su cámara principal de 108MP captura imágenes asombrosas en colores vivos; una cámara ultra gran angular de 8 MP amplía tu perspectiva con un ángulo de visión de 118 grados; una lente macro de 2MP que captura detalles finos de cerca.
  • [Rendimiento impulsado por carga turbo de 67 W y Snapdragon 695]: Redmi Note 11 Pro 5G viene con carga turbo insignia de 67 W, lo que le permite cargar más de la mitad de su batería de alta capacidad de 5000 mAh en solo 15 minutos*. Con tecnología Snapdragon 695, Redmi Note 11 Pro 5G también ofrece un rendimiento fluido y confiable con soporte 5G.
  • [ 120Hz FHD+ AMOLED DotDisplay empaquetado en un moderno cuerpo de borde plano ]: Con una gran pantalla FHD+ AMOLED DotDisplay de 6.67" con frecuencia de actualización de pantalla de 120Hz, Redmi Note 11 Pro 5G mejora la experiencia de la pantalla con una respuesta de desplazamiento suave y transiciones sin demoras. La hermosa la pantalla está empaquetada en un cuerpo con un moderno diseño de borde plano.

Top 5: os smartphones mais populares

Sabemos que ainda pode haver muitas dúvidas sobre quais os smartphones a escolher. Para o ajudar, mostramos-lhe quais são as alternativas favoritas dos utilizadores da Amazon:

Huawei

8% de desconto
8% de desconto
HUAWEI Y5 2019, Smartphone (RAM de 2 GB, Memoria de 16 GB, Dual Nano, 3020 mAh, Cámara de 13 MP) Wi-Fi 802.11 b/g/n, Bluetooth 5.0, Android, 5.71", Marrón
  • Rendimiento inteligente: el procesador de mediatek mt6761 con 2 gb ram + 16 gb rom
  • Selfies perfectas: la cámara frontal de 5 mp cuenta con un sistema de retoque automático para que tus fotos sean perfectas; no es necesario editar las fotos porque tus selfies ya estarán adaptadas para reflejar lo mejor de ti
  • Desbloquea tu teléfono con sólo una mirada: el desbloqueo facial puede desbloquear tu smartphone desde múltiples ángulos protegiendo tu información de la manera más segura
  • Almacenamiento interno 32 gb: soporta tarjetas micosd de hasta 512 gb (no incluida) para que puedas almacenar toda a información que necesitas
  • Modo simple: la fuente e íconos más grandes y un volumen más alto ofrecen una mejor experiencia para aquellos que lo necesitan.la interfaz simplificada hace que utilizar el teléfono sea más agradable y fácil de entender
22% de desconto
Huawei P Smart 2019, Smartphone, Wi-Fi 802.11 a/b/g/n; NFC; Bluetooth 4.2, Android, 15.8 cm, Negro
  • Diagonal de la pantalla: 6.21"
  • Resolución de la pantalla: 2340 x 1080
  • Frecuencia del procesador: 2.2 ghz
  • Ram interna: 3 gb
  • Capacidad de almacenamiento interno: 64 gb
20% de desconto
Huawei P30 Lite - Smartphone de 6.15" (WiFi, Kirin 710, RAM de 4 GB, Memoria Interna de 128 GB, cámara de 48 + 2 + 8 MP, Android 9) Color Azul
  • Procesador kirin 710 octacore 2.2 ghz
  • Memoria Ram de 4 GB
  • Memoria interna de 128 GB
  • Cámara de 48 + 2 + 8 MP y de 24 MP para selfie
33% de desconto
Huawei Mate 20 Lite - Smartphone Dual SIM de 6.3" Full HD (Kirin 710, 4 GB de RAM, 64 GB de memoria interna, cámara dual de 24 + 2 MP) negro
  • Pantalla de 6.3", resolución Full HD+ de 2340 x 1080 pixeles
  • Cámara IA, cámara frontal de 24 MP + 2 MP y la doble cámara trasera de 20 MP + 2 MP
  • 4 GB de memoria RAM y 64 GB de memoria interna ampliable hasta microSD de 256 GB
  • El chipset Kirin 710 de 12 nm garantiza un rendimiento de juego inmersivo y una excelente eficiencia energética
  • Huawei Mate 20 Lite cuenta con una batería de larga duración de 3750 mAh

Xiaomi

27% de desconto
Xiaomi Smartphone Redmi Note 13, Version Global, 8+256GB, Pantalla Amoled de 6,67 Pulgadas, 120Hz, Dimensity 6080, 100MP, 5000mAh, Cargador de 33W, Negro
  • Cellular technology : 4G
  • Memory storage capacity : 256.0 GB
  • Operating system : Android 13.0
  • Wireless provider : all carriers
  • Transportation restrictions : {modes:["AIR","GROUND"],eval attrs:{{4AEA6u6jgYPen4a+nN6ahI6RaGF6bWF0U3ltYm9sVGFibGWFIQGIIV7ekrvdskg/7Cj1wo9cKbNxXaNxXw==}}}
19% de desconto
Xiaomi Smartphone Note 12 Pro 6,7" 256 GB 8 GB RAM Octa Core Qualcomm Snapdragon 732G Rojo Gris
  • Smartphone Xiaomi Note 12 Pro 6,7" 256 GB 8 GB RAM Octa Core Qualcomm Snapdragon 732G Rojo Gris
51% de desconto
Xiaomi Redmi Note 11S - Smartphone-4G 6+128GB, Pantalla AMOLED 6.43" 90Hz FHD+, MediaTek Helio G96, cámara Profesional 108MP, 5000mAh, Twilight Blue (2 años de garantía), Azul
  • 【Increíble MediaTek Helio G96 de ocho núcleos】 MediaTek Helio G96 habilita la increíble cámara de 108MP y una frecuencia de actualización de 90Hz suave como la mantequilla, lo que le brinda tomas nítidas y experiencias de juego poderosas.
  • 【Pantalla de alta frecuencia de actualización de 90 Hz】Disfrute de una experiencia de pantalla táctil receptiva. Junto con la suave sensación de deslizamiento en la punta de sus dedos, las características del software de pantalla AMOLED también ofrecen la mejor experiencia visual enérgica, inmersiva y llamativa.
  • 【Sistema de cámara cuádruple AI de 108MP】Con una cámara principal de 108MP, una cámara ultra gran angular de 8MP, una cámara macro de 2MP y una cámara de profundidad de 2MP, puede capturar esos hermosos momentos de la vida con las mejores imágenes.
  • 【Disipación de calor multidimensional diseñada científicamente】Múltiples capas de disipación de calor para una refrigeración eficiente. Usando la tecnología LiquidCool: múltiples capas de grafito + lámina de cobre, las múltiples capas de grafito disipan el calor de la pantalla. Área de disipación de calor de 10005 m㎡, se enfría más y más rápido.
  • 【Carga rápida profesional de 33 W con batería masiva de 5000 mAh】La carga rápida profesional de 33 W mejora efectivamente la eficiencia de carga, reduce el tiempo de carga en un 26 % y, con la tecnología Mi FC + MMT, también hace que el proceso de carga sea más estable y eficiente.
25% de desconto
Xiaomi Smartphone Redmi Note 13, Version Global, 8+256GB, Pantalla Amoled de 6,67 Pulgadas, 120Hz, Dimensity 6080, 100MP, 5000mAh, Cargador de 33W, Azul
  • Cellular technology : 4G
  • Memory storage capacity : 256.0 GB
  • Operating system : Android 13.0
  • Wireless provider : all carriers
  • Transportation restrictions : {modes:["AIR","GROUND"],eval attrs:{{4AEA6u6jgYPen4a+nN6ahI6RaGF6bWF0U3ltYm9sVGFibGWFIQGIIV7ekrvdskg/8UeuFHrhSLNxXaNxXw==}}}

Huawei vs Xiaomi: qual deles recomendamos?

Na verdade, qualquer um dos dois. Depois de analisar ambos os modelos, descobrimos que qualquer um deles é uma boa marca em que se pode confiar se estiver à procura de um smartphone potente e eficiente a um bom preço. E como se pode ver, todos eles têm características muito semelhantes, por isso são os pequenos detalhes que fazem a diferença.

Por outro lado, também se pode orientar por critérios estéticos, uma vez que as funcionalidades não variam muito. Ambas as marcas têm um historial suficientemente longo para serem fiáveis, como confirmado pelos utilizadores, por isso, independentemente da marca que escolherem, vão acertar e fazer uma boa relação qualidade/preço na compra de dinheiro.