Sempre que as grandes marcas tecnológicas lançam um novo modelo, estou sempre ansioso por compará-lo com o seu modelo anterior. Parece-me uma das melhores formas de ver as verdadeiras inovações que implementou, e de distinguir até que ponto vale a pena, ou não, actualizá-lo. É isso que apresento nesta comparação Google Pixel 7 vs 7 Pro. Nele, analiso as diferenças e semelhanças entre os dois smartphones para finalmente decidir qual deles escolher. Já posso dizer-vos que a decisão é surpreendente, por isso, se quiserem descobrir, continuem a ler!
Google Pixel 7 vs 7 Pro: Como é que os dois smartphones diferem?
Começo por lhe dizer a diferença que pode ver à primeira vista, que é que o Pixel 7 Pro tem um ecrã maior. Neste tipo de smartphone, alguns milímetros fazem uma grande diferença em relação ao diâmetro do ecrã. Neste caso, vamos de 6,3 polegadas no modelo Pixel 7 a 6,7 polegadas no modelo Pro. Pessoalmente, sou mais fã dos ecrãs mais pequenos, porque acho os excessivamente grandes mais desconfortáveis e menos portáteis (especialmente quando carrego as minhas mini-sacos à noite). No entanto, reconheço que para visualizar as coisas, é mais confortável.
Mesmo assim, a diferença que mais me chamou a atenção entre estes dois smartphones tem a ver com as câmaras. O Google Pixel 7 tem duas câmaras traseiras: uma câmara grande angular de 50 MP e uma câmara ultra grande angular de 12 MP. Além, é claro, da câmara de 10,8 MP selfie. O Google Pixel 7 Pro, por outro lado, adiciona mais uma câmara traseira, uma lente teleobjectiva de 48 MP. As restantes são as mesmas, pelo que tem uma câmara adicional que é muito útil para a criação de conteúdo visual. Inclui também um novo modelo macro para tirar fotografias.
A bateria é outro aspecto que é claramente melhorado no Pixel 7 Pro, embora tenhamos de confessar que não o notei muito em termos de duração da bateria, porque em ambos os casos durou o mesmo tempo. É claro que a bateria no modelo Pro tem mais capacidade. Para além destas diferenças, o resto das especificações são as mesmas, tanto em termos do processador, altifalantes e capacidade de armazenamento, como das características e sensores que possuem.
Google Pixel 7: vamos falar sobre os seus prós e contras
Concentrando-nos no Google Pixel 7, vamos resumir os prós e os contras que penso que devem ser do vosso conhecimento.
Você também pode estar interessado:Vantagens do Google Pixel 7
- O ecrã é mais manejável e tem a mesma resistência à água e ao pó que o modelo Pro, classificação IP68. Também suporta HDR e tem um brilho que é mais ou menos igual ao do outro smartphone.
- Tem carregamento rápido, e a duração da bateria é a mesma que a do Pixel 7 Pro, apesar de ter menos capacidade.
- Desbloqueio com reconhecimento de impressões digitais ou facial.
- Sistema operativo Android 13.
- Adoro a cor verde-água em que vem.
- O preço é mais acessível.
Desvantagens do Google Pixel 7
- As câmaras estão um pouco em falta, uma vez que a maioria dos novos smartphones têm hoje em dia 3 câmaras traseiras, e isto é perceptível se, como eu, tendes a fazer muito conteúdo audiovisual.
- Tem menos opções de armazenamento de diferentes capacidades do que a versão Pro.
Google Pixel 7 Pro: Porque é que se destaca?
Agora, vou fazer o mesmo com o Google Pixel 7 Pro, destacando os prós e os contras, sempre comparando-o com a versão anterior.
Destaques do Google Pixel 7 Pro
- O tamanho do ecrã para pessoas com dificuldades de visibilidade é perfeito.
- A tripla gama de câmaras traseiras é de alta qualidade, pois a resolução de todas as câmaras é muito alta e as opções e modos para melhorar as
- imagens tornam as fotografias e vídeos perfeitos.
- Acrescente um foco macro que o Pixel 7 não tem.
- Capacidade da bateria melhorada.
- A resolução do ecrã é mais alta, e o brilho máximo de pico que pode alcançar é também um pouco mais alto.
Pontos para melhoramento
- O preço é mais elevado do que eu esperava, considerando que, embora haja melhorias, a linha é bastante semelhante ao Pixel 7.
- Acho as cores em que está disponível menos atractivas, são mais sóbrias do que as do seu irmão mais pequeno.
Google Pixel 7 vs 7 Pro: Vale a pena optar pelo novo smartphone do Google?
Depois de ter analisado ambos os smartphones, a minha conclusão é que o Google tem seguido uma tendência muito continuista no Pixel 7 Pro, talvez demasiado. Estava à espera de mais inovações no novo modelo, mas na verdade, com excepção da câmara traseira, que faz uma diferença significativa, o resto não é tão significativo. O ecrã é maior, sim, mas acho o ecrã de 6,3 polegadas mais confortável. Talvez a resolução mais baixa seja um pouco perceptível, mas a percepção é bastante mínima. Certamente não é suficiente para justificar um aumento de preço tão elevado entre os dois modelos.
Embora, para ser justo, os smartphones recentemente lançados têm sempre um ponto de preço mais elevado que tende a descer, pelo que teremos de esperar para ver se o Google Pixel 7 Pro reduz a diferença para o Pixel 7, e se o fizer, considerarei recomendá-lo. Mas por agora, penso que o Google Pixel 7 tem melhor relação qualidade/preço, e as novas características do Pixel 7 Pro não são tantas que o preço tenha de subir dessa forma.
Claro que esta é a minha opinião, mas não significa que não se deva ir para o Pixel 7 Pro se para si, por exemplo, as três câmaras traseiras forem essenciais. Em suma, pense em quais são as suas prioridades e diferenças antes de tomar uma decisão. Ambos os smartphones vêm com a mesma garantia de marca, por isso não se preocupe com o desempenho, porque é bom em ambos os casos.
Você também pode estar interessado: