Saltar al contenido

Garmin Forerunner vs Vivoactive vs Fenix: Qual é o melhor relógio Garmin smartwatch?

Garmin Forerunner vs vivoactive vs fenix_3

A Garmin é uma das marcas líderes no segmento smartwatch. E é também uma das mais completas, pois tem até 6 gamas diferentes, cada uma com as suas próprias particularidades. Nesta revisão, concentramo-nos em três deles, os mais procurados pelos utilizadores que normalmente praticam actividade física. Estamos a falar de Garmin Forerunner vs Vivoactive vs Fenix. Quer saber quais são as suas principais vantagens e desvantagens? Não perca esta comparação e leia até ao fim.

Garmin Forerunner vs Vivoactive vs Fenix: Que modelos irá encontrar?

Antes de mais, é importante saber quais os modelos que encontrará em cada série, uma vez que nem todos oferecem a mesma variedade.

  • Forerunner: esta gama é a maior dos três, com um total de 13 modelos. Na verdade, existem 7 modelos com várias versões cada um. Pode escolher entre Forerunner 45, 55, 245 (standard e Música), 255 (standard, S, Música, SMusic), 745, 945 (standard e LTE) e 955 (standard e Solar).
  • Vivoactive: neste caso, há apenas dois modelos disponíveis, Vivoactive 4 e 4S.
  • Fenix: a terceira gama é composta por 8 modelos, que na realidade são três com variantes diferentes. Estes são o Garmin Fenix 7 (padrão, solar e safira solar), Fenix 7S (solar, safira e padrão) e 7X (solar e safira solar).

Para que a comparação seja objectiva, vamos tomar como referência três modelos básicos de cada série: Garmin Forerunner 245, Garmin Vivoactive 4 e Garmin Fenix 7.

Garmin Forerunner vs vivoactive vs fenix_4

Garmin Forerunner vs Vivoactive vs Fenix: Aspectos Diferenciais

Vejamos agora as principais diferenças entre as três gamas de relógios Garmin smartwatch:

Medição do desempenho e da actividade

Nem oferecem a mesma excelência em termos dos dados analisados para cada uma das actividades desportivas mais comuns. Para resumir brevemente, damos-lhe os seguintes dados:

  • Se faz habitualmente desporto no ginásio, o seu melhor aliado é o Garmin Vivoactive. Isto porque é o que analisa a maior variedade de aspectos, incluindo técnicas respiratórias, algo que os seus rivais não oferecem.
  • Para os atletas, a melhor escolha é o Garmin Fenix. É o único dos três concebidos para medir o desempenho numa ultramaratona, e é o que integra o maior número de características para este desporto.
  • O mesmo é verdade se jogar golfe, caso em que também se deve optar pelo Fenix. É o único dos três a oferecer alvos personalizados, pontuação de handicap ou dados de velocidade do vento.
  • As actividades ao ar livre requerem um nível de medição detalhado de um relógio inteligente, algo que o Garmin Fenix mais do que entrega.
  • Para o ciclismo e a natação, a situação é a mesma, embora seja de notar que a diferença entre o Garmin Fenix e o Vivoactive não é tão acentuada como nos desportos acima mencionados.

Como está o seu sono?

Muitas pessoas decidem controlar a qualidade do seu sono graças às medidas que os relógios inteligentes podem tomar. A este respeito, o mais abrangente é o Garmin Fenix, pois é o único dos três que oferece informação completa e monitorização exaustiva.

Por outro lado, se olharmos para os lembretes de relaxamento, apenas o Garmin Vivoactive os comunica activamente no ecrã.

Tamanho e resolução do ecrã

Para ser justo, a diferença a este respeito é mínima, mas é digno de nota. O Garmin Forerunner tem um ecrã de 1,2 polegadas, ligeiramente mais pequeno que o Vivoactive e o Fenix a 1,3 polegadas. Em termos de resolução, o Vivoactive tem uma resolução de 240 x 240, em comparação com 260 x 260 pixels para o Fenix e o Vivoactive.

Capacidade de submersão

Os três smartwatches também não têm a mesma capacidade de tolerar água. Neste caso, a vantagem vai para o Fenix, que pode ser submerso até 100 metros, graças à sua resistência de 10 ATM. O Forerunner e Vivoactive têm uma classificação de 5 ATM, o que lhes permite serem submersos a um máximo de 50 metros.

Gama de desgaste

Uma das diferenças mais importantes é sem dúvida a duração da bateria. Neste sentido, o Garmin Forerunner pode trabalhar durante 7 dias, o que é reduzido para 24 horas se activar o modo GPS. Nas mesmas condições, o Garmin Vivoactive dura 8 dias e 6 horas respectivamente (combinando o modo GPS com música).

O Garmin Fenix, por outro lado, oferece a maioria das opções de duração da bateria. Com utilização normal, pode durar até 18 dias sem recarregar. É também o único dos três com um modo de poupança de bateria, que prolonga a duração da bateria até 57 dias. Se activar o GPS, a duração da bateria é de 57 horas.

Tecnologia NFC

Se está habituado a pagar com os seus dispositivos como o seu smartphone ou smartwatch, deve saber que o Garmin Forerunner não se pode ligar ao Garmin Pay, que é a porta de pagamento oficial da Garmin. Pode fazê-lo com os modelos Vivoactive e Fenix.

Preço

Finalmente, destacamos uma diferença importante para muitos utilizadores: o preço. É evidente que o Garmin Forerunner 245 é o mais barato, enquanto que o Garmin Fenix é o mais caro. Contudo, tenha em mente que isto pode variar, uma vez que dentro das séries Forerunner e Fenix existe uma grande variedade de gamas de preços.

Garmin Forerunner vs vivoactive vs fenix_2

Garmin Forerunner vs Vivoactive vs Fenix: Principais Semelhanças

Embora sejam três séries diferentes, pertencem à mesma marca, o que as faz partilhar as seguintes qualidades:

É responsável por funções básicas

Para além das funcionalidades mais avançadas que já vimos, os três Garmins partilham também outras características mais básicas. Estes incluem a opção de atender chamadas e mensagens, verificar o calendário ou o tempo, controlar a música ou utilizar a função que lhe permite encontrar o seu telefone ou relógio.

Todos os três são também capazes de contar aspectos como passos dados, calorias queimadas, distância percorrida ou minutos de intensidade de cada treino.

Ritmo cardíaco e saturação de oxigénio

Vamos agora analisar as semelhanças de um ponto de vista funcional, e a primeira coisa que se destaca é que os nossos três protagonistas podem medir a saturação de oxigénio no sangue.

São também capazes de analisar o ritmo cardíaco e exibir os resultados em tempo real. De facto, a este respeito, os três emitirão um aviso se detectarem uma anomalia a este respeito.

O ecrã, a cores

Continuamos a falar do ecrã, neste caso, para acrescentar que os três smartwatch têm um ecrã a cores, o que lhe permitirá ver todos os dados recolhidos no mesmo com mais conforto. No entanto, apenas os modelos Vivoactive e Fenix têm um ecrã táctil, não o Forerunner. Por outro lado, todos os três ecrãs são transflectivos e visíveis à luz solar.

Vidro protector

Uma das semelhanças é que todos os três smartwatch têm Vidro de Gorila Corning, por isso têm a mesma protecção contra choques externos. Vale a pena notar que o Forerunner e o Vivoactive têm a versão 3, mas na prática, o desempenho é muito semelhante. Além disso, todos os três modelos têm a alça de silicone por defeito.

Tipos de sensores

Outra semelhança entre os três modelos é que têm sensores GPS, Glonass e Galileo, assim como bússola e acelerómetro. Apenas os modelos Vivoactive e Fenix têm giroscópio e altímetro barométrico, mas qualquer um dos três é útil para actividades tais como caminhadas.

Sincronização com app e bluetooth

Se quiser sincronizar o seu smartwatch com o seu smartphone, pode fazê-lo através de Bluetooth ou através da aplicação móvel Garmin. Deve também notar-se que o Vivoactive e o Fenix são também compatíveis com WiFi.

Garmin: estes são os mais populares smartwatches

Antes de terminarmos, deixe-nos dizer-lhe quais são os smartwatches Garmin mais vendidos na Amazon, para que possa comparar as experiências de outros utilizadores e descobrir com certeza:

18% de desconto
Garmin Vívoactive 5, Smartwatch con GPS, Pantalla AMOLED, Funciones Esenciales de Salud y Forma física y hasta 11 días de autonomía, Negro
  • Pantalla AMOLED con autonomía de hasta 11 días en modo smartwatch y hasta 21 horas en modo GPS.
  • Obtén una puntuación de sueño y asesoramiento personalizado sobre cuánto sueño necesitas, y recibe consejos sobre cómo mejorar, además de métricas clave como el estado de la VFC para comprender mejor tu salud. También incluye detección de siestas, que te indicará los beneficios, el momento ideal para dormirla y su duración.
  • Conoce mejor tu cuerpo gracias a las amplias funciones de control de la salud, como la frecuencia cardiaca a través de la muñeca, el morning report, la edad fisiológica, el seguimiento del estrés, el ciclo menstrual y el embarazo, la meditación y mucho más.
  • Te ofrece más formas de moverte con actividades en interiores y con GPS, como caminar, correr, montar en bicicleta, entrenamiento de fuerza, HIIT, actividades en silla de ruedas y mucho más.
  • Puedes pagar desde tu reloj de la manera más rápida, cómoda y segura con Garmin Pay.
Garmin Vívoactive 4, Reloj Inteligente con GPS, música, monitorización de la energía corporal, entrenamientos animados, pulsioximetría, puntuación de sueño, Gris (Reacondicionado)
  • Sintoniza tu salud 24 horas 7 días por semana con las funciones de saturación de oxígeno en sangre, monitorización de energía corporal, y de seguimiento de respiración, ciclo menstrual, estrés, sueño, ritmo cardíaco, hidratación y más
  • Entrenamientos animados de fuerza, cardio, yoga y pilates en la pantalla, directamente en tu muñeca
  • Las funciones de seguridad y seguimiento incluyen detección de incidentes (durante actividades seleccionadas) y asistencia, y ambas envían tu localización a tiempo real a tus contactos de emergencia
  • Descarga en el reloj tu música favorita de las aplicaciones compatibles para escucharla sin necesidad del móvil mientras entrenas; también puedes dejarte la tarjeta en casa y pagar directamente desde el reloj usando la solución contactless garmin pay
Garmin Venu Sq Music, Reloj Inteligente con GPS, Blanco, Gris, Amazon Edición Especial (Reacondicionado)
  • Pantalla táctil brillante y a color, que incluye modo siempre encendida. Autonomía de hasta 6 días en modo reloj inteligente.
  • Controla tu salud, desde los niveles de energía de tu cuerpo, respiración, hidratación y estrés, hasta el sueño, ciclo menstrual, pulsioximetría, frecuencia cardíaca y más.
  • Más de 20 aplicaciones deportivas preinstaladas como caminar, correr, ciclismo, natación, golf y mucho más. Función de detección de incidentes y aviso a contactos y servicios de emergencia.
  • Descarga y guarda tu música en el reloj, hasta 500 canciones. No te pierdas nunca una llamada, mensaje de texto o redes sociales gracias a las notificaciones inteligentes en la muñeca.
  • Incluye Garmin Pay, que te permite pagar cómodamente desde el reloj. Personalízalo con cientos de aplicaciones de la tienda Garmin Connect IQ.
10% de desconto
Garmin Venu 3, Smartwatch Premium con GPS, AMOLED, Funciones avanzadas de Salud y Forma física, más de 30 Aplicaciones Deportivas, 14 días de autonomía, Negro
  • Nuevos diseños y colores, 2 tamaños de bisel y una brillante pantalla AMOLED para escoger el modelo que más te guste.
  • Obtén una puntuación de sueño y un asesoramiento personalizado sobre la cantidad de sueño que necesitas y recibe consejos sobre cómo mejorar. También incluye la detección de siestas y te dirá qué beneficios ha tenido la siesta, así como el momento ideal para dormirla y su duración.
  • Consulta los niveles de energía de tu cuerpo a lo largo del día, para saber cuándo está cargado y listo para la actividad o agotado y necesita recargarse con un sueño reparador. Ahora ofrece más detalles sobre las actividades o rutinas que contribuyen a cargar o descargar.
  • Conoce tu cuerpo gracias a las amplias funciones de control de la salud, como la frecuencia cardiaca a través de la muñeca, el Morning Report, la edad fisiológica, el seguimiento del estrés, el ciclo menstrual y el embarazo, la meditación y mucho más.
  • Te ofrece más formas de moverte con actividades en interiores y con GPS, como caminar, correr, montar en bicicleta, entrenamiento de fuerza, HIIT, actividades en silla de ruedas y mucho más. Autonomía de Venu 3: hasta 14 días en modo smartwatch, hasta 26 horas en modo GPS.

Garmin Forerunner vs Vivoactive vs Fenix: veredicto final

Finalmente, temos de decidir qual das três gamas Garmin nos convém melhor, embora saiba que esta é uma decisão muito pessoal que dependerá das necessidades individuais de cada utilizador. De facto, como já viu, nem todos oferecem o mesmo desempenho, dependendo do seu desporto.

De modo geral, o Garmin Fenix é o modelo mais completo; ou, pelo menos, o que integra as mais diferentes funcionalidades. No entanto, isso não significa que seja o mais adequado para si. Por exemplo, se gosta de exercício físico e ginástica, pode também estar interessado no Garmin Vivoactive, que é uma opção mais barata.

E, se estiver num orçamento que não lhe permita optar pelo Fenix, o Garmin Forerunner oferece uma relação qualidade/preço realmente atractiva e os seus resultados são interessantes, mesmo que não sejam tão detalhados.

Como pode ver, existe um relógio inteligente para todos; basta identificar as suas principais necessidades e conhecer as suas limitações para escolher aquele que melhor lhes convém. É claro que os três modelos oferecem a garantia de qualidade da Garmin, pelo que não tem nada com que se preocupar.