Saltar al contenido

Echo Pop vs Echo Dot: como inova o altifalante sem fios?

Echo Pop vs Echo Dot

Quando a Amazon apresentou o seu mais recente altifalante sem fios, fiquei muito entusiasmado e decidi pô-lo à prova. Para minha felicidade, achei-o bastante impressionante. No entanto, isso deixou-me na dúvida se superava o seu antecessor, que eu considerava uma inovação revolucionária em relação à versão inicial. Se partilha da mesma incerteza, preparei uma comparação detalhada entre o Echo Pop e o Echo Dot.

Nesta comparação, destaco as principais semelhanças e diferenças entre os dois altifalantes, para finalmente chegar a uma conclusão sobre qual deles oferece maior valor. É importante notar que esta determinação é altamente subjectiva, e a sua opinião pode ser diferente da minha. No entanto, espero que esta comparação sirva como uma referência útil para avaliar os dois modelos.

Altifalantes Echo: diferentes versões

Antes de começar a análise centrando-me nos dois altifalantes sem fios mais recentes, quero começar por dizer quais são todas as versões do Amazon Echo. Desde que decidiu comercializar o seu próprio altifalante, a empresa tem vindo a adicionar novas versões até ter um catálogo realmente extenso:

  • Echo Pop: o mais recente e ainda mais pequeno do que o Dot.
  • Echo Dot: o altifalante inteligente compacto e acessível.
  • Echo: uma versão standard com uma qualidade de som melhorada.
  • Echo Plus: com um hub de casa inteligente integrado para um controlo fácil dos dispositivos.
  • Echo Show: ecrã integrado para interacções visuais.
  • Echo Spot: mais compacto, com um ecrã circular para conteúdos visuais.
  • Echo Studio: áudio envolvente e suporte para Dolby Atmos.
  • Echo Flex: mini altifalante inteligente conectável para um controlo de voz prático em qualquer divisão.
  • Echo Auto: concebido para utilização em veículos.
  • Echo Input: adiciona funcionalidades Alexa aos altifalantes existentes.

echo pop vs dot

Echo Pop vs. Echo Dot: as diferenças

Vejamos agora todas as diferenças entre os dois modelos, que o ajudarão a saber qual deles se adapta melhor às suas preferências:

Mudança total de design

Escusado será dizer que, à primeira vista, é fácil ver que se trata de dois altifalantes diferentes. De facto, o Echo Pop rompe com uma das características dos altifalantes Echo até agora, ou seja, a sua forma esférica. Na verdade, quebra-o parcialmente, porque o Echo Pop tem um design de meia esfera. À primeira vista, parece uma esfera dividida ao meio, o que torna o seu tamanho mais leve e compacto.

Além disso, o anel de luz LED foi reposicionado, que no Echo Dot está na parte inferior e no Echo Pop podemos vê-lo na parte superior. Sinceramente, gosto mais do efeito estético do Echo Dot na parte inferior, mas reconheço que não é de todo uma característica relevante na decisão.

E quanto às cores disponíveis, tanto o Echo Pop como o Dot estão disponíveis numa variedade de cores. O Echo Pop está disponível em antracite, branco, lavanda e azul-petróleo, enquanto o Echo Dot está disponível em branco, azul-marinho e antracite. Neste caso, estou a optar pelas cores Pop, que são mais originais e, a nível pessoal, acho-as bonitas. A cor lavanda, em particular, suaviza realmente o design do altifalante em qualquer divisão.

Tecnologia de som

Outro aspecto a ter em conta num altifalante é, obviamente, a qualidade de som que oferece. E, neste aspecto, os dois são bastante semelhantes. O Echo Pop tem um altifalante de 49,5 mm, virado para a frente e áudio de alta definição.

O Echo Dot, por outro lado, está equipado com um altifalante frontal de 44 mm que, embora ligeiramente mais pequeno, não reflecte uma perda auditiva significativa. De facto, diria que é até ligeiramente mais alto no Echo Dot, embora não seja justo dizer que a diferença é muito grande.

Sensores incluídos

Outra diferença entre os dois altifalantes sem fios da Amazon é que o Echo Dot está equipado com um sensor de temperatura e um acelerómetro, o que lhe permite adoptar certas rotinas e automatizações que são desencadeadas pela temperatura. Por exemplo, é capaz de identificar quando deve ligar automaticamente a ventoinha se a temperatura subir acima de um determinado limite.

O Echo Pop não tem este sensor no modelo de primeira geração, embora não exclua a possibilidade de a Amazon o incluir em futuras gerações e actualizações.

Indicador LED

Não se pode dizer que o Echo Dot tenha um ecrã propriamente dito, mas tem um pequeno indicador LED que mostra as horas, que funciona como um ecrã. Em contrapartida, o Echo Pop não tem esta funcionalidade, que é mais estética do que prática.

Echo Pop vs Echo Dot 1

Echo Pop vs Echo Dot: O que é que têm em comum?

Já sabe quais são as diferenças, agora é altura de ver como são semelhantes:

Os mesmos controlos tácteis

Tanto no Echo Pop como no Echo Dot, os controlos estão localizados no mesmo local, na parte superior do mostrador. Basta tocar no botão para aumentar ou diminuir o volume da música ou para desligar o microfone.

Controlo de privacidade

Como ambas são excelentes colunas para ter no quarto, é importante saber que ambas têm botões que permitem desligar o microfone e exercer mais controlo sobre a sua privacidade quando quiser.

Compatível com Alexa

Vale a pena notar que ambos os dispositivos estão equipados com o processador AZ2 Neural Edge da Amazon. Como resultado, ambos podem ser sincronizados com a Alexa, para que os possa ligar e desligar usando apenas a sua voz. Neste aspeto, não há grandes diferenças a assinalar ou destacar.

Preço

Para ser honesto, o preço de ambos os dispositivos não é exactamente o mesmo. Além disso, é preciso ter em conta as possíveis ofertas económicas de cada um. Mas, em geral, temos de dizer que a diferença de preço entre os dois não é muito elevada. O Echo Dot é ligeiramente mais caro, mas lembre-se que inclui um sensor importante e que a qualidade do som é um pouco melhor.

Echo Pop vs Echo Dot: qual o altifalante que devo escolher?

Já lhe disse tudo o que analisei sobre as duas colunas sem fios da Amazon e agora só tenho de explicar a minha conclusão. Por um lado, adoro a quebra de design da Amazon com o Echo Pop, porque é uma mudança que transmite sempre a imagem de que as empresas continuam a inovar e a oferecer produtos diferentes. Embora, neste caso, tenha de admitir que também gosto muito da estética esférica do Echo Dot. Mas, por exemplo, prefiro o esquema de cores do Echo Pop, especialmente a cor lavanda.

Por outro lado, o Echo Pop foi concebido para ser um altifalante que podemos ter no nosso quarto, ou num espaço bastante pequeno, enquanto o Echo Dot tem um pouco mais de potência sonora para cobrir uma área mais vasta. Além disso, o seu sensor de temperatura torna-o uma escolha ideal para o escritório, por exemplo.

Também perdemos o ecrã no Echo Pop, embora os controlos na parte superior e o anel de luz LED se mantenham, só que está localizado na parte superior em vez de na parte inferior. E em termos de preço, a diferença não é muito grande, embora seja verdade que o Dot é ligeiramente mais caro do que o Pop sem ter em conta as ofertas.

Dito isto, a escolha dependerá principalmente da forma como vai utilizar cada dispositivo. O Echo Pop foi concebido para uma utilização mais individual em espaços mais pequenos, enquanto o Echo Dot suporta divisões um pouco maiores. Por isso, pense nas suas preferências de utilização e escolha a que melhor se adequa a elas.