Saltar al contenido

Dyson Vs Proscenic – Será que a Dyson encontrou um rival à altura?

Dyson Vs Proscenic
ROBOT ASPIRADOR Dyson Vs Proscenic

 

É quase cultura geral saber que a Dyson é a marca mais forte no que diz respeito a aspiradores verticais sem fios. Esta marca inglesa habituou-nos a aspirações tão potentes e a funcionalidades tão inovadoras, que parece quase impossível que qualquer outra marca lhe chegue aos calcanhares.

Neste artigo, vamos comparar a marca Proscenic com a Dyson, para saber que finalmente existe concorrência à altura ou se, como a maior parte das outras marcas, esta também fica aquém daquilo que é oferecido pela Dyson e pelos seus aspiradores verticais.

Se tem tanta curiosidade como nós, continue a ler.

Quais são as diferenças entre os aspiradores verticais Dyson e Proscenic

Nada melhor que começar por comparar as diferenças, já que é aí que se encontra a comparação real. Vamos falar das marcas, das características técnicas e também das diferenças de preço, que não podíamos deixar de abordar.

1. As diferenças entre as marcas

A Dyson é uma marca inglesa que conquistou o lugar principal no mercado dos aspiradores, sendo famosa pela potência dos seus aspiradores e secadores. Disponibilizam também produtos para tratamento de beleza, purificação do ar, entre outros.

A Proscenic é uma marca de Taiwan que está em franco crescimento e já atingiu um lugar interessante em vários países por todo o mundo, vendendo aspiradores verticais, robots aspiradores e outros eletrodomésticos.

São marcas com poucos modelos de aspiradores disponíveis, talvez porque a aposta na qualidade não costuma ser compatível com a quantidade.

2. Características técnicas

Vamos analisar os detalhes funcionais que determinam a performance de cada aspirador.

2.1 Potência de sucção

A Dyson é a marca mais potente a nível de sucção, com alguns dos seus modelos a atingirem os 230 Air Watts. A Proscenic tem modelos também potentes, mas não atingem valores tão elevados de potência de sucção.

ROBOT ASPIRADOR Dyson Vs Proscenic

2.2 Duração da bateria

Neste ponto, a Dyson ganha a dianteira, porque apesar de que ambas as marcas escolheram as baterias de iões de lítio, os modelos Dyson chegam aos 60 minutos de funcionamento sem recarregar, enquanto os Proscenic aguentam um pouco menos.

2.3 Tamanho do depósito

Estes aspiradores têm depósitos suficientemente grandes para aspirar casas de grandes dimensões. A Dyson leva uma pequena vantagem, com depósitos de 760 ml, frente aos 650 ml da Proscenic.

2.4 Nível de ruído

Ambas as marcas têm aspiradores relativamente silenciosos, mas a Dyson é imbatível neste aspeto.

3. Que extras estão incluídos?

Muitas vezes, os detalhes, os acessórios ou os extras incluídos nos packs que se encontram à venda fazem a diferença e podem desequilibrar a balança no momento da compra. Vamos ver.

3.1 Esfregam o chão?

No catálogo da Dyson não é possível encontrar aspiradores verticais que incluem a função de esfregar, já que a aposta da marca é na qualidade superior da aspiração.

Já na gama da Proscenic existem alguns modelos, como o Proscenic P11, que permitem complementar a aspiração com a lavagem do chão.

3.2 São flexíveis?

É difícil encontrar aspiradores verticais com tubos flexíveis, e no caso destas duas marcas não existe nenhum modelo com esta característica. No caso da Dyson, como forma de compensar e para evitar que seja necessário fazer agachamentos para aspirar debaixo dos sofás, está disponível o adaptador “Low Reach”, que permite alcançar lugares mais difíceis.

ROBOT ASPIRADOR Dyson Vs Proscenic

3.3 Luzes LED

Uma funcionalidade útil para aspirar melhor em zonas mais escuras, como por baixo dos móveis, sofás ou camas. Apenas na gama da Proscenic é possível encontrar aspiradores com luzes LED.

3.4 Tecnologia laser

É uma tecnologia realmente avançada que permite detetar zonas com mais pó ou sujidade e indicar isso mesmo através de uma luz verde. É tão avançada que só se encontra no Dyson V15 Detect.

4. Qualidade dos materiais

No caso da Proscenic, e talvez como forma de reduzir o preço dos seus aspiradores, os materiais utilizados não são os mais duráveis. No entanto, nota-se uma mudança de paradigma, já que nos últimos modelos a marca tem apostado numa maior qualidade, o que se traduz também numa maior durabilidade.

Já a Dyson, desde sempre apostou em materiais duráveis e de qualidade, construindo os seus aspiradores principalmente com policarbonato. A duração estimada dos seus modelos é de 10 anos. Por outro lado, como esta marca lança poucos modelos ao mercado (normalmente cada 2 anos), estes modelos não se desatualizam tão rapidamente.

5. E por fim, o preço

Os aspiradores Dyson são claramente mais caros que os aspiradores Proscenic, custando mais de 600 euros, no caso dos modelos mais básicos. Se o preço for um problema, um aspirador Proscenic é a melhor opção.

Dyson Vs Proscenic: as semelhanças

Agora que já vimos as diferenças, é também interessante ver o que têm em comum estas marcas e estes aspiradores.

1. Sem fios

Todos os modelos aqui analisados, tanto da Dyson como da Proscenic, são aspiradores sem fios, o que aumenta a comodidade e facilita as manobras de limpeza.

2. Podem ser convertidos em aspirador de mão

É possível, em quase todos os aspiradores verticais atuais, separar a parte superior, onde está inserido o motor, para operar com o aspirador com uma só mão e chegar a partes mais complicadas ou, até, para aspirar o carro.

3. Peso

Tanto os modelos da Dyson como os modelos da Proscenic têm pesos bastante aceitáveis, normalmente inferiores a 3,5 Kg.

ROBOT ASPIRADOR Dyson Vs Proscenic

4. Níveis de aspiração

É possível ajustar a intensidade da aspiração para uma melhor adaptação ao nível de sujidade e à superfície a aspirar.

5. Têm ecrã?

Quase todos os modelos mais recentes nos catálogos destas marcas incluem um pequeno ecrã digital que informa o utilizador sobre a carga da bateria, o nível de intensidade selecionado e outras informações úteis.

6. Escovas e outros acessórios

Estes aspiradores verticais podem ser melhorados com a inclusão de acessórios que facilitam a limpeza, como escovas para superfícies específicas, adaptadores para aspirar esquinas ou extensões para aumentar a longitude do tubo de aspiração. Alguns modelos incluem acessórios, enquanto outros são vendidos em separado.

Fique a conhecer alguns dos melhores modelos Dyson e Proscenic

Chegou o momento de olhar para aspiradores sem fios específicos e descobrir as suas funcionalidades principais.

Dyson V11 Absolute

ROBOT ASPIRADOR Dyson Vs Proscenic

Ver preço na Amazon

Este modelo é a melhor forma de começar esta lista em grande. Um aspirador muito potente e um dos mais vendidos de sempre da Dyson, o V11 Absolute é garantia de uma aspiração bem-sucedida em qualquer tipo de piso e com qualquer nível de sujidade, com toda a ajuda dos 180 aW de potência de sucção.

O seu ecrã digital é uma adição bem-vinda, que ajuda a saber o que se está a passar em cada momento: quanta bateria temos, qual é o nível de intensidade selecionado ou se há algum problema com o aspirador. Para além disso, vem com 7 acessórios incluídos, para fazer deste modelo uma compra fantástica.

A bateria pode durar até 60 minutos, dependendo do nível de intensidade escolhido, e este tempo é suficiente para a grande maioria das casas. O seu depósito standard de 760 ml também serve para várias aspirações, evitando assim ter que o esvaziar constantemente.

Dyson Cyclone V10 Absolute

ROBOT ASPIRADOR Dyson Vs Proscenic

Ver preço na Amazon

Agora vamos dar um passo atrás e falar do modelo V10 Cyclone Absolute. Apesar de ser também um aspirador potente, com 151 aW, não tem o mesmo nível de eficácia que o modelo abordado no ponto anterior. A bateria é igual, aguentando cerca de 1 hora no modo mais económico, e o seu depósito é também de 760 ml, portanto acaba por ser também um modelo muito interessante.

Para quem tem animais em casa ou alergias, estes aspiradores são uma boa solução, já que incluem um filtro de partículas muito eficaz.

O V10, no entanto, não tem ecrã digital e inclui menos acessórios, portanto a relação qualidade-preço é muito aproximada à do V11. Por último, ambos pesam 2,7 Kg, um peso ideal para poder transportá-los por toda a casa.

Proscenic P11

ROBOT ASPIRADOR Dyson Vs Proscenic

Ver preço na Amazon

O primeiro modelo da Proscenic que escolhemos tem potência suficiente para competir com os modelos da Dyson – 25.000 Pa (Pascals). E o Proscenic P11 tem uma coisa que nenhum modelo Dyson tem – um modo de esfregona. Isto significa que, após a aspiração, é possível usar o depósito de água e o esfregão incorporados para complementar a limpeza.

A bateria também tem uma duração que se aproxima dos aspiradores Dyson – 53 minutos, aproximadamente, enquanto o depósito é de 650 ml, o que também se aproxima da marca rival. Para além de tudo isto, tem 3 níveis de intensidade, luzes LED para iluminar o caminho e uma função que lhe permite aumentar a força de sucção quando é necessário.

É o aspirador mais caro desta marca, e motivos não faltam.

Proscenic P10 Pro

ROBOT ASPIRADOR Dyson Vs Proscenic

Ver preço na Amazon

O Proscenic P10 Pro também merece estar nesta lista, já que alia uma bateria com duração de 55 minutos a uns incríveis 26.000 Pascals de potência de sucção. Se a isto lhe somamos os 3 níveis de intensidade, vemos que estamos perante um aspirador que cumpre a sua função em qualquer superfície. Como a maior parte dos modelos desta gama, o depósito tem 650 ml de capacidade, o que é um volume bastante aceitável.

Ao comprar este modelo estaremos a adquirir também a possibilidade de usar vários acessórios que completam ainda mais a limpeza, como pontas para zonas estreitas, escovas para tapetes, adaptadores para esquinas ou adaptador para o carro. Também estaremos a comprar tecnologia: um ecrã digital que indica informação útil sobre o aspirador e luzes LED para iluminar as áreas mais escuras.

Devemos destacar ainda a sua escova elétrica 2 em 1, que ajuda a limpar qualquer tipo de piso, mesmo os mais complicados e com mais sujidade. E no final de tudo, é possível guardá-lo num prático suporte de parede onde também se pode recarregar a bateria, poupando espaço em casa.

Proscenic P8 Max

ROBOT ASPIRADOR Dyson Vs Proscenic

Ver preço na Amazon

Por último, analisámos o Proscenic P8 Max, um aspirador básico e também mais barato, para situações de pouca sujidade. Tem 20.000 Pascals de potência e um depósito de 1,2 litros, o que é fantástico e permitirá que não o esvazie durante bastante tempo. Pelo seu preço, o funcionamento é mais básico: 2 modos de aspiração e apenas 35 minutos de bateria.

É um aspirador muito leve e fácil de usar, permitindo chegar a zonas complicadas sem problemas. Pode até aspirar o teto, as cortinas, o topo dos móveis, debaixo da cama e do sofá, e até os tapetes e estofos do carro, já que é convertível a aspirador de mão (como praticamente todos os modelos atuais). É também um ótimo aliado dos donos de animais e das pessoas alérgicas, já que o filtro incorporado consegue captar até 99% das partículas, melhorando assim a qualidade do ar em sua casa.

Qual é o nosso veredito? Dyson ou Proscenic?

Mais uma vez, a Dyson demonstra que, no segmento dos aspiradores de gama alta, não existe rival à altura. Os seus modelos são exclusivos, o seu design é disruptivo, o material usado é de alta qualidade e o desempenho é, simplesmente, o melhor no mercado. Para além disso, ainda são aspiradores mais silenciosos e as suas baterias duram mais tempo que os aspiradores da Proscenic.

Ainda assim, esta marca nascida em Taiwan e que está a crescer a alta velocidade, oferece uma gama muito versátil de produtos que incluem algumas funcionalidades avançadas, como iluminação LED e a opção de esfregar, para além de aspirar.

Se quer a opção mais potente e com o melhor desempenho, sem pensar no fator económico, a Dyson é para si. Se prefere gastar menos e ainda assim contar com um aspirador que funciona bem, talvez valha a pena dar uma vista de olhos à gama da Proscenic.