Saltar al contenido

Dyson Vs Bosch – Duas das marcas mais conceituadas no mercado do aspirador de pó

Dyson vs Bosch

Se há uma coisa que define a Dyson e a Bosch, é a sua versatilidade, qualidade e excelência. De facto, a Dyson conseguiu posicionar-se como uma referência em aspiradores sem fios, enquanto a Bosch tem uma grande experiência por detrás disso. Mas já alguma vez comparou as duas marcas para ver qual delas se destaca da sua rival? Neste artigo, damos uma vista de olhos a alguns dos seus modelos mais distintos e comparamos o seu desempenho – não perca!

Quais são as principais diferenças entre a Dyson e a Bosch?

Começamos por delinear as diferenças mais significativas entre os dois modelos:

Poder de sucção

Embora muitos modelos Bosch tenham sucção relativamente potente, a qualidade de sucção de um Dyson é difícil de igualar. O Dyson V15 Detect, por exemplo, tem uma potência de sucção que pode atingir 240 watts de ar (aW).

Laser para detectar pó

Existe apenas um modelo em particular onde o aspirador acende verde assim que encontra áreas com mais poeira graças a uma tecnologia laser aplicada, o que é certamente uma grande inovação. Só o Dyson V15 Detect pode fazer isso.

Relação custo-benefício

Como já mencionámos, a Dyson é uma das marcas mais caras do mercado, e o facto é que a marca não compete em preço, mas em funcionalidades avançadas. Por conseguinte, a gama de aspiradores Dyson é um pouco mais cara do que a da Bosch, embora a diferença seja menor do que com outras marcas como a Cecotec ou a Xiaomi.

Duração da bateria

Ambas as marcas utilizam uma bateria de iões de lítio, mas existem algumas diferenças quando se trata da duração da bateria. Enquanto a Dyson mantém uma duração de bateria semelhante de 60 minutos para todos os aspiradores de pó, a Bosch é mais mutável a este respeito. Alguns modelos Bosch têm um tempo de funcionamento de 30 minutos, enquanto outros têm um tempo de funcionamento de 90 minutos.

Capacidade do contentor de pó

O conteúdo do recipiente do pó depende muito do modelo que escolher, especialmente nos modelos Bosch. Há modelos com um contentor de 400ml até modelos com um contentor de 900ml. No caso da Dyson, vale a pena notar o seu bom desempenho a este respeito, com a maioria dos seus aspiradores de pó com uma capacidade de cerca de 760ml.

Conforto de utilização

O peso é um factor chave neste tipo de aparelho, uma vez que os aspiradores de vassouras também podem ser geralmente utilizados como aspiradores verticais e manuais. Um Dyson pesa tipicamente cerca de 3 kg. O peso de um Bosch, por outro lado, depende muito da linha. Por exemplo, a linha Athlet é muito mais pesada do que a ilimitada.

Flexibilidade

Para distinguir este acessório, deve saber que as mangueiras flexíveis são constituídas por uma série de juntas ou acoplamentos que permitem que o aspirador de pó seja flexível e evite ter de se dobrar para atingir determinadas áreas baixas.

A Dyson não tem nenhum aspirador de bastão que seja flexível como tal. Isto foi resolvido pela adição de um componente chamado «Low Reach» que actua como um acoplamento e se ajusta à varinha como desejado. A gama Bosch não tem um aspirador de varinha flexível.

Dyson V15 Detect_2

Dyson Vs Bosch: terreno comum

A seguir, é tempo de olhar para as semelhanças partilhadas pelas duas marcas de aspiradores sem fios:

Potência ajustável

Cada uma das duas marcas tem níveis de intensidade diferentes. Geralmente, o aspirador pode ser regulado para duas ou três velocidades diferentes, dependendo da quantidade de sujidade acumulada.

Sem esfregar

É cada vez mais comum encontrar aspiradores de vassouras equipados com uma esfregona removível e um tanque de esfregar adicional, mas esta é uma característica que nem a Dyson nem a Bosch têm estado dispostas a implementar nos seus modelos.

Sem fios e versátil

Tanto os modelos Dyson como Bosch são sem fios e também podem ser utilizados como aspiradores de mão.

Visor embutido

Os ecrãs são normalmente simples mas muito úteis. Entre outras coisas, pode exibir os seguintes dados: nível da bateria, modo de limpeza, potência de sucção utilizada. Também é possível ajustar certas características com o botão no visor. Vale a pena notar que todos os modelos mais recentes de ambas as marcas têm esta exposição.

Kit de acessórios

Os acessórios mais comuns são os que vêm com o produto de limpeza e são específicos para diferentes situações de utilização, tais como cantos e áreas de difícil acesso. Os aspiradores também vêm com diferentes escovas para diferentes pisos e tubos extensíveis. A maioria dos acessórios destes modelos são permutáveis. Em geral, cada uma delas tem um conjunto de peças sobressalentes em maior ou menor grau, para permitir uma sessão de limpeza completa.

Bosch Unlimited Serie 8

Dyson Vs Bosch: Que modelos se destacam em cada gama?

Agora que analisámos as suas semelhanças e diferenças, vale a pena notar que uma marca não é mais popular do que a outra, uma vez que ambas as marcas são bem conhecidas e têm uma grande reputação. A Bosch é uma das maiores empresas na Alemanha e opera em mais de 150 países.

Para além dos grandes electrodomésticos, muitos outros produtos foram lançados nos anos 70, tais como os aspiradores de pó. Na altura, tiveram um grande impacto na vida quotidiana. Bosch significa perfeição técnica, total fiabilidade e qualidade intransigente.

A Dyson, por outro lado, é mais conhecida pela sua impressionante linha de aspiradores de pó sem fios. É principalmente devido ao seu posicionamento como uma empresa que representa exclusividade e qualidade, em vez de preço. Os aspiradores de pó Dyson caracterizam-se pelo seu elevado desempenho técnico e inovação tecnológica, embora sejam bastante caros.

Bosch Unlimited Series 8: bateria compatível com outras ferramentas Bosch

Em primeiro lugar, é interessante se tiver outras ferramentas Bosch, uma vez que a bateria Power For All Alliance é compatível com muitas ferramentas Bosch, o que lhe permite reutilizá-la.

Da mesma forma, o motor TurboSpin proporciona uma autonomia de até 65 minutos no modo Eco e, tal como o modelo Dyson, pode escolher entre 3 velocidades. Em termos de capacidade do tanque, o recipiente do pó é de apenas 400 ml, o que pode ser considerado um inconveniente em comparação com o seu rival, uma vez que terá de o esvaziar com mais frequência.

Uma vantagem é o filtro de pó que absorve quase 100% de todo o pó fino e alergénicos, «devolvendo» assim ar mais limpo. Além disso, o filtro higiénico tem uma vida útil muito longa e é fácil de limpar com o sistema Rotation Clean, bastando premir um botão.

Finalmente, gostaríamos de mencionar algumas escovas, tais como a escova para estofos e tapete, o bocal flexível e a escova Turbo motorizada.

Bosch Unlimited Gen2 Serie | 8, Aspirador con batería, 3 Velocidades, Blanco
  • Power for all ALLIANZ: la batería es compatible con numerosos productos de Bosch y de otras marcas.
  • Boquilla suave para suelos duros con iluminación LED: para la limpieza suave de suelos duros como Parquet
  • 10 años de garantía del motor³: rendimiento duradero gracias a la tecnología de motor Bosch fabricado en Alemania.
  • Limpieza en todos los niveles: gracias a su amplia gama de accesorios, se elimina cualquier tipo de suciedad del suelo al techo. También se puede utilizar para limpiar el coche.
  • Sistema de filtro de cartucho: el aire de salida es gracias al 99,99 % de filtrado como el aire de la habitación.

Dyson V15 Detect: 14 ciclones para intensificar a potência

O Dyson V15 Detect Absolute é provavelmente o aspirador de pó mais completo da Dyson, e um dos mais completos no mercado actual. A primeira coisa a notar é a sua elevada potência de sucção de 240 watts. O bom desempenho deve-se principalmente ao motor Hyperdymium, que é reforçado pelos 14 ciclones da tecnologia do Root Cyclone.

Naturalmente, a potência pode ser ajustada em 3 níveis para optimizar a duração da bateria, que pode durar até 60 minutos. Outro ponto alto deste modelo Dyson é a eficiência das suas escovas.

A escova principal é a escova de High Torque, que se caracteriza pela sua tecnologia anti-rugas. Além disso, o Dyson V15 Detect apresenta o Laser Slim Fluffy, uma escova de nylon que emite uma luz laser verde para aumentar a visibilidade das partículas em áreas mais escuras.

Além disso, o sensor piezo-acústico com o qual está equipado mede o tamanho das partículas em tempo real, informação que é transferida para o próprio visor do aspirador de pó. Por último, mas não menos importante, a grande capacidade do tanque de 760 ml.

Dyson V15 Detect vacío, Un Color
  • El láser revela el polvo microscópico. La aspiradora inalámbrica inteligente más potente.

Dyson vs Bosch: Qual é a nossa escolha?

Agora que conhece as diferenças e semelhanças entre as duas marcas, e que pôde ver em detalhe o desempenho dos seus melhores modelos, é tempo de escolher qual deles é melhor. Embora, na realidade, tenha de escolher qual delas é mais adequada ao que procura, uma vez que ambas as marcas têm aspiradores de pó altamente eficientes.Dyson V15 Detect

Por conseguinte, a decisão depende de múltiplos factores, alguns objectivos e outros mais subjectivos. Qualquer uma das duas é uma marca de confiança, com um longo historial e resultados garantidos.

Contudo, se tivéssemos de escolher um, a Bosch é mais versátil e económica. É verdade que a Dyson oferece valor acrescentado de um ponto de vista tecnológico, mas pode ser demasiado caro para alguns utilizadores.

Os aspiradores Bosch, por outro lado, oferecem uma versatilidade muito atractiva, uma vez que podem ser utilizados de várias maneiras e as suas baterias também podem ser utilizadas para outras ferramentas. Pode não ter características tão avançadas como o sensor piezo-acústico ou tecnologia laser para tornar as partículas visíveis, mas oferece resultados muito satisfatórios, tem um poder bastante bom e a sua autonomia é a mesma que a da Dyson.

Mas, como sabe, só você tem a última palavra a dizer.