Quando pensamos na Dyson, temos tendência a associá-la aos seus excepcionais aspiradores sem fios, uma vez que é líder incontestável nesse segmento específico do mercado. No entanto, vale a pena referir que a Dyson oferece uma vasta gama de aspiradores. Até há pouco tempo, apenas tinham um modelo de aspirador robot disponível para compra, o Dyson 360 Heurist. Mas temos algumas notícias interessantes para partilhar: a Dyson acaba de anunciar a introdução de uma nova adição à sua linha de produtos, o Dyson 360 Vis Nav.
Embora o Dyson 360 Vis Nav ainda não esteja à venda, a Dyson forneceu uma antevisão das suas características e avanços em comparação com o modelo anterior. Esta comparação entre o Dyson 360 Vis Nav e o modelo Heurist dar-lhe-á uma ideia do que esperar, permitindo-lhe tomar uma decisão informada quando o Dyson 360 Vis Nav chegar ao mercado. Mantê-lo-emos informado com mais informações e detalhes – fique atento!
Dyson 360 Vis Nav vs Heurist: Quais são as suas diferenças?
Para começar, concentramo-nos nas diferenças mais importantes entre eles, que são as que o ajudarão a tomar a sua decisão:
Estética
Olhando para a estética de ambos os robots, não podemos negar que estão na mesma gama, pois mantêm a cor azul característica da Dyson, e também a forma em D. No entanto, o Dyson 360 Vis Nav é mais baixo que o Heurist, o que pode ser uma vantagem importante para limpar zonas como a parte de baixo do sofá, por exemplo.
Potência máxima de sucção
Outra característica em que encontrámos uma melhoria em relação ao Heurist é na potência, embora nos limitemos aos dados teóricos por agora. O Dyson 360 Vis Nav atinge 110.000 rotações por minuto, enquanto o Dyson 360 Heurist se mantém nas 78.000 rotações por minuto.
Ambos os robôs incorporam a tecnologia Root Cyclone, baseada num sistema ciclónico que aumenta o poder de sucção e torna o robô capaz de aspirar mais tipos diferentes de detritos.
Como é que se movem?
A maior mudança que vemos no Dyson 360 Vis Nav em comparação com o Heurist tem a ver com o sistema de navegação. De facto, é o principal ponto forte do novo modelo, como podemos ver pelo seu nome. O Dyson 360 Vis Nav navega através de um sistema de visão e navegação de 360 graus graças à tecnologia de mapeamento SLAM.
Esta tecnologia ajuda-o a memorizar o seu percurso, a detectar onde esteve antes e a ajustar a potência conforme necessário em cada divisão. Tudo isto graças à câmara de 360 graus combinada com a acção de 25 sensores, tornando a navegação mais precisa e avançada do que com o Heurist.
Na verdade, é uma actualização do Heurist, uma vez que este modelo também possui navegação SLAM, mas não tão avançada.
Duração da bateria
Até agora, todas as alterações que vimos favoreceram o novo robot aspirador, mas o mesmo não se aplica à duração da bateria. De acordo com a Dyson, o 360 Vis Nav tem uma autonomia de cerca de 50 minutos, o que é um pouco curto para o que estamos habituados nos aspiradores robots. Pode, no entanto, utilizar a base de carregamento para recuperar a energia necessária e terminar a limpeza.
O Dyson 360 Heurist, por outro lado, tem uma autonomia de até 75 minutos. Não é muito tempo para um aspirador robot, mas é melhor do que o Vis Nav. E, tal como o seu rival, também tem uma função de carga e retorno.
Dyson 360 Vis Nav vs Heurist: O que é que têm em comum?
Passamos agora a ver o que os dois robots têm em comum, para além do facto de serem ambos Dyson:
Programáveis por smartphone
Ambos os robôs podem ser sincronizados com uma aplicação móvel a partir da qual é possível definir parâmetros, programar limpezas ou verificar o histórico de limpezas anteriores. O Dyson 360 Vis Nav liga-se à aplicação MyDyson, enquanto o 360 Heurist sincroniza-se com a aplicação Dyson Link.
Função recarregar e retomar
Como viu, os dois aspiradores robots Dyson não têm a mesma autonomia, mas há uma coisa que partilham. Em ambos os casos encontramos a função «Recarregar e retomar«, através da qual podem ir à base de carregamento e recuperar a energia de que necessitam para terminar a limpeza se ficarem sem bateria para o fazer.
Sem escovas laterais
Uma das coisas que mais nos impressionou quando testámos o Dyson 360 Heurist foi o facto de não ter escovas laterais, ao contrário da maioria dos aspiradores robots do mercado, que combinam a acção da escova central com pelo menos uma escova lateral.
O Dyson 360 Vis Nav mantém esta característica e também não tem escovas laterais. A escova principal é feita de nylon e fibra de carbono, para capturar tanto o pó fino como a sujidade mais entranhada nos tapetes. Em vez de ter escovas centrais, quando detecta uma parede, utiliza uma espécie de sucção lateral que direcciona a sujidade para o centro.
Dyson 360 Vis Nav vs Heurist: Qual é a minha conclusão?
Depois de analisar as semelhanças e as diferenças, é altura de pensar em qual dos aspiradores robot Dyson é mais interessante. É preciso ter em conta que não são apenas os critérios técnicos de cada um, mas também outros factores como o orçamento ou a dimensão da casa que são importantes. Por isso, o mais importante é identificar quais são as características e necessidades mais importantes para si e, com base nelas, escolher a que melhor se adapta a si.
Em particular, penso que teremos de esperar para ver o preço a que a Dyson comercializa o Vis Nav, embora tudo pareça indicar que seguirá a tendência dos seus produtos e que não estaremos perante um aspirador robot particularmente barato. No entanto, a diferença económica em relação ao Dyson 360 Heurist será fundamental para determinar qual vale mais a pena.
Em termos de inovação e sofisticação técnica, o Vis Nav é mais avançado em áreas importantes como o poder de sucção e a tecnologia de navegação. Além disso, tem um design mais compacto, o que é particularmente útil para evitar colisões a partir do topo. No entanto, tem ainda menos alcance do que os aspiradores de vassoura.
Em todo o caso, a Dyson parece ter feito progressos em termos de design e marketing do aspirador robô, mas ainda está muito atrás do Roomba, o seu principal concorrente.