Saltar al contenido

Cosori vs Cecofry vs Proscenic vs Philips Airfryer: As melhores fritadeiras sem óleo

Cosori vs Cecofry vs Proscenic vs Philips Airfryer

Cozinhar pode ser um dos maiores prazeres se for feito por prazer, mas também pode ser uma provação se for uma obrigação. Os utilizadores que não sabem como encontrar o tempo para cozinhar devem prestar atenção a esta comparação. Nele, analisamos quatro das marcas líderes em fritadeiras sem óleo, um tipo de aparelho de cozinha que lhe permitirá cozinhar alimentos como se fossem fritos, mas de uma forma mais saudável e sem óleo. Especificamente, estamos a falar de Cosori vs Cecofry vs Proscenic vs Philips Airfrye. Queres saber mais? Continua a ler!

Primeiros passos: como funciona uma fritadeira sem óleo?

Comecemos pelo princípio. Uma das primeiras dúvidas que surgem entre os utilizadores que não estão familiarizados com esta técnica é precisamente aquilo em que ela consiste. Embora sejam normalmente referidas como fritadeiras sem óleo, a verdade é que o termo correcto é fritadeiras a ar quente.

A técnica que utilizam é simples: o ar quente circula à temperatura máxima e a diferentes velocidades, simulando a técnica que tem lugar quando se fritam alimentos.

O resultado é muito semelhante ao da fritura, embora não neguemos que não é exactamente o mesmo. No entanto, é uma técnica de cozinha muito mais saudável e leve, perfeita para manter a sua dieta sob controlo. Além disso, este tipo de fritadeira é muito fácil de usar. Nós dizemos-lhe porquê.

Cosori vs Cecofry vs Proscenic vs Philips Airfryer: o derradeiro guia de compras

Como pode imaginar, cada marca tem uma grande variedade de modelos de fritadeiras sem óleo. Por este motivo, vamos concentrar-nos em modelos com características semelhantes, com uma gama de preços entre 100 e 160 euros aproximadamente. No entanto, é de notar que estes podem variar.

Cosori Vs Cecofry Vs Proscenic Vs Philis Airfryer_1

1) Philips Airfryer – O mais potente e com a maior capacidade na tigela

O primeiro modelo que estamos a analisar pertence à Philips, uma marca com uma vasta gama de linhas de negócio. Especificamente, estamos a falar da Airfryer XL, a fritadeira mais completa da gama Philips.

Já vos dissemos que é o que tem mais potência e capacidade, uma vez que pode suportar até 6,2 litros e atinge os 2000 watts. É também capaz de reduzir a quantidade de gordura utilizada para cozinhar alimentos em até 90%, uma percentagem que excede a dos seus concorrentes. No ecrã táctil pode seleccionar um dos 7 modos de cozedura predefinidos e até activar o modo manter quente durante 30 minutos.

A técnica de aquecimento do ar é Rapid Air, uma tecnologia que aquece em forma de estrela. Embora seja a fritadeira sem óleo mais completa, é a mais fácil de manusear, pois o seu peso é reduzido para 1,5 quilos, o que a torna a mais leve das quatro.

Por falar em conveniência, vale a pena notar que oferece ligação WiFi, pelo que pode ser operado através de uma aplicação móvel ou, se tiver o Amazon Alexa, através da sua voz.

2) Cecofry – Cozinha saudável a um bom preço

Continuamos com a Cecofry Advance 5000 Black, um modelo pertencente à empresa valenciana Cecotec. No caso de não conhecer esta empresa, é uma das empresas com melhor relação qualidade/preço, algo que também podemos ver neste caso. No entanto, a Cecotec oferece fritadeiras que variam entre 50 euros e 140 euros.

Voltando ao Advance 5000 Black, a sua taça tem uma capacidade máxima de 5,5 litros e uma potência de 1700 watts. Neste caso, tem 8 programas de cozedura pré-definidos. O termóstato permite controlar a temperatura entre 80 e 200 graus.

A tecnologia de ar quente PerfectCook faz circular o ar quente dentro da fritadeira e esgota-o através das aberturas traseiras, impedindo assim a queima ou um aroma queimado. Em qualquer caso, a fritadeira integra uma protecção específica contra o sobreaquecimento como um elemento de segurança.

Este modelo em particular vem equipado com 6 moldes de silicone para bolos, um pequeno detalhe que pode fazer toda a diferença. Gostaríamos também de destacar a incorporação de um ecrã táctil, o que lhe confere um aspecto mais tecnológico e moderno. Finalmente, o cesto é seguro para a máquina de lavar louça.

3) Proscenic – A fritadeira profunda que pode operar por controlo por voz

O terceiro modelo que vimos é do Proscenic, o T21, embora o T22 também esteja disponível. De facto, esta empresa oferece apenas dois modelos de fritadeiras sem óleo, embora bastante avançados.

Um bom exemplo disto é a compatibilidade com Alexa e Google Assistant, para que possa enviar-lhe as suas instruções, falando directamente. Além de ser compatível com os assistentes de voz, o Proscenic T21 também tem WiFi, o que lhe permite ligar-se à aplicação móvel da marca. Aqui pode ver diferentes receitas e ajustar os parâmetros e definições da fritadeira.

Esta informação é também visível no visor LED, onde se pode escolher um dos 8 programas de cozedura predefinidos. Outro aspecto importante é que é mais fácil de manusear do que outros modelos, uma vez que pesa apenas 2,5 quilos e ocupa menos espaço na sua cozinha.

A técnica de aquecimento que utiliza é 360º, e a tigela tem uma capacidade de 5,5 litros e uma potência de 1700 watts. O cesto é seguro e não cola na máquina de lavar louça, o que impede os alimentos de colar enquanto estão a aquecer.

4) Cosori – Aquecimento 360 graus

Vamos terminar falando da marca menos conhecida. Cosori é uma marca pertencente à Vesync, uma empresa especializada em aparelhos eléctricos e produtos domésticos. Pode encontrar as suas fritadeiras em duas opções, com ou sem acessórios, embora o preço mude. Nesta revisão centramo-nos no modelo CP158-AF.

Em geral, as fritadeiras Cosori reduzem a gordura nos alimentos em 85% em comparação com a fritura tradicional. Além disso, alguns modelos, tais como o CS-158 AF, têm uma ligação WiFi. Para aqueles que não o conhecem, Cosori é uma das marcas mais bem classificadas pelos utilizadores.

Neste caso, as classificações devem-se à potência que atinge, 1700 watts, adicionados à capacidade de 5,5 litros da sua tigela, bem como ao seu revestimento antiaderente. Não devemos esquecer o atraente visor LED, onde se pode ver o tempo de cozedura e o programa seleccionado. A este respeito, a fritadeira oferece 11 modos pré-definidos.

Tal como o Proscenic, utiliza a tecnologia de circulação de ar quente a 360°. Este sistema torna o pré-aquecimento muito rápido, em 5 minutos, e sela a humidade no interior.

Finalmente, é de notar que as fritadeiras Cosori incluem geralmente um livro de receitas, que, dependendo do modelo que escolher, incluirá mais ou menos. Neste caso, existe um livro com um máximo de 100 receitas.

Conceitos que deve conhecer antes de comprar uma fritadeira sem óleo

A facilidade de utilização oferecida por estes aparelhos é muito importante, ao ponto de se poder esquecer de cozinhar se tiverem um regulador de tempo e temperatura. No entanto, é importante conhecer os conceitos básicos que pode analisar para comparar o seu desempenho.

  • Volume do cesto: isto determina a quantidade de comida que se pode cozinhar por lote. Para lhe dar uma ideia, um cesto de 5 a 6 quilos é normalmente mais do que suficiente para uma família média de entre 2 a 4 pessoas. A este respeito, deve saber que as fritadeiras mais avançadas podem incluir uma tigela em vez de um cesto.
  • Potência: isto está relacionado com a capacidade máxima do cesto. Por exemplo, a maioria das fritadeiras de 5,5 litros atingirá uma potência de 1700 watts.Cosori Vs Cecofry Vs Proscenic Vs Philis Airfryer_1
  • Temperatura de aquecimento: nem todas as fritadeiras atingem a mesma temperatura máxima. Geralmente, a gama de temperaturas depende da potência máxima que atinge, mas a maioria das fritadeiras estão normalmente entre 50 e 200 graus. Alguns modelos têm mesmo um regulador automático de temperatura, dependendo dos alimentos que vai cozinhar.
  • Temporizador: outra das características que se podem encontrar nas fritadeiras sem óleo é o temporizador, uma característica realmente útil para cozinhar e para evitar esquecer os alimentos no interior.
  • Tecnologia de aquecimento: isto refere-se à forma como a fritadeira aquece o ar para cozinhar os alimentos. Pode ser através de convecção 360º semelhante a um forno, em forma de estrela, etc. Hoje em dia, quase todos os modelos oferecem performances semelhantes neste aspecto.
  • Visualização e conectividade: em alguns casos, as fritadeiras podem ser sincronizadas via Wi-Fi com uma aplicação móvel, para que possam ser operadas remotamente. Quanto à visualização, a maioria dos modelos actuais tem um ecrã para mostrar a temperatura, o tempo de cozedura e para escolher um dos programas pré-definidos.
  • Materiais do cesto: é importante verificar se o cesto do modelo que escolhe é seguro para a máquina de lavar loiça. Os fabricantes são obrigados a fornecer esta informação, por isso, se o for, deve vê-la nas características gerais.

 

Top 5: fritadeiras fundas mais vendidas na Amazónia

Já sabe que a Amazon é hoje o mercado com o maior volume de transacções comerciais. Por esta razão, saber que produtos são os mais vendidos em cada categoria pode ajudá-lo a escolher entre várias opções.

 

Cosori vs Cecofry vs Proscenic vs Philips Airfryer: Qual deles devemos escolher?

Se tivéssemos de escolher, optaríamos pelo modelo Philips. O Airfryer da Philips é o mais potente, atingindo 2000 watts. É também o mais adequado para um grande número de pessoas, graças à sua capacidade de cesto de 6,2 litros.

Naturalmente, é também o mais caro, embora consideremos que a diferença de preço é bastante pequena, considerando que oferece a maior potência e capacidade de todos eles. É também a que reduz a maior quantidade de gordura, até 90%.

Mesmo assim, é justo dizer que qualquer uma das outras três opções oferece um desempenho muito satisfatório. O mais económico é o Cecofry, embora não tenha conectividade e sincronização WiFi com o seu sistema de domótica. Mantém a mesma capacidade e poder que as fritadeiras Proscenic e Cosori, tornando-a mais atractiva em termos de custo-benefício.

Todas as quatro fritadeiras têm muito boas classificações na Amazon, prova de que a decisão que tomar será a decisão certa em qualquer caso.

Melchioni Family | Freidora de Aire GAIA, Capacidad 8L / 2,5kg, Pantalla Táctil, Temporizador 1/60 minutos, 13 Programas Preestablecidos, 50-200°C, Recipiente Antiadherente, 1800 W, Color Negro
  • FREIDORA: La freidora sin aceite Gaia Melchioni Family le permite preparar platos ligeros y crujientes casi sin aceite. Cocinar se convertirá en algo fácil y divertido y podrá preparar comidas sanas y deliciosas para su familia. La freidora de aire cocina más rápido que un horno tradicional y ahorra al menos un 20% de tiempo y electricidad gracias a la función de apagado automático cuando se alcanza la temperatura programada.
  • EFICIENTE: La tecnología de flujo de aire caliente de 360° garantiza una cocción uniforme. Las patatas fritas quedarán crujientes y el pollo suculento, con una reducción de calorías del 85% y poca o ninguna grasa. Mantiene intactas las vitaminas y los nutrientes al calentar suavemente los ingredientes por todos los lados.
  • PRÁCTICA: La freidora de aire está equipada con un recipiente de cocción antiadherente con una capacidad de 8 litros/2,5 kg, con una práctica asa y ventana que le permite comprobar sus alimentos mientras se cocinan y conseguir así un resultado perfecto. El revestimiento antiadherente de la cesta permite una limpieza rápida y fácil, los restos de comida y aceite no se adhieren a la superficie de la cesta
  • CARACTERÍSTICAS: La Airfryer tiene 13 programas de cocción preestablecidos: precalentamiento, patatas fritas, pollo, gambas, carne, filetes, pescado, tartas, verduras, muslos y alas de pollo, pan, perritos calientes, para que pueda cocinar sus alimentos favoritos fácilmente y en poco tiempo. La cómoda pantalla táctil es clara y fácil de usar.
  • MELCHIONI FAMILY: Una línea de pequeños electrodomésticos que pronto se impuso por su fiabilidad, la calidad de sus productos, la transparencia de sus procesos y la investigación innovadora. Creemos firmemente que una actuación sostenible, ecológica y socialmente responsable es esencial para nuestro crecimiento y para preservar la salud y la seguridad de las generaciones futuras.