Os mini-frigoríficos tornaram-se um acessório indispensável no Verão, porque ter uma bebida fresca à mão é sempre um luxo. E o facto de os frigoríficos serem mais pequenos significa que podemos tê-los em qualquer espaço, seja na sala de estar, no escritório ou mesmo no nosso quarto. Mas sabe o que deve procurar para escolher o melhor mini-frigorífico do mercado? Para o ajudar, mostramos-lhe uma comparação entre três modelos interessantes: CHiQ vs Klarstein vs Hisense – saiba mais!
Quando é que falamos de um mini-frigorífico?
A primeira coisa que vamos fazer é especificar as características que um mini-frigorífico deve ter para ser considerado um mini-frigorífico.
- Tamanho: os mini-frigoríficos são compactos, concebidos para serem mais pequenos e portáteis do que os frigoríficos normais. São normalmente concebidos para caber em espaços pequenos, como quartos, escritórios, dormitórios ou apartamentos pequenos. O tamanho pode variar, mas os mini-frigoríficos têm normalmente menos de 1,5 metros cúbicos de capacidade.
- Capacidade: Os mini-frigoríficos têm uma capacidade de armazenamento limitada em comparação com os frigoríficos de tamanho normal. Destinam-se a armazenar uma pequena quantidade de alimentos e bebidas. A capacidade de um mini-frigorífico varia normalmente entre 1 e 5 pés cúbicos, embora possa haver variações.
- Características: Embora os mini-frigoríficos possam não ter todas as características de um frigorífico de tamanho normal, muitas vezes têm uma funcionalidade básica. Estas podem incluir controlos de temperatura ajustáveis, prateleiras ou estantes para organização, um pequeno congelador (em alguns modelos) e iluminação interior. Alguns mini-frigoríficos também têm características adicionais, como suportes para latas, arrumação na porta ou portas reversíveis para flexibilidade na colocação.
- Portabilidade: Os mini-frigoríficos são concebidos para serem portáteis, permitindo-lhe transportá-los facilmente de um sítio para outro. São frequentemente leves e equipados com pegas ou rodas para maior comodidade.
- Fonte de alimentação: Os mini-frigoríficos podem ser alimentados por electricidade, normalmente com um cabo de alimentação normal que se liga a uma tomada eléctrica. Alguns modelos também podem ter opções para fontes de energia alternativas, como um adaptador para automóvel ou alimentação USB, o que os torna adequados para viagens ou utilização no exterior.
- Mecanismo de refrigeração: Os mini-frigoríficos utilizam diferentes mecanismos de refrigeração, como o arrefecimento por compressor ou o arrefecimento termoeléctrico. Os mini-frigoríficos com compressor tendem a ser mais eficientes na refrigeração e podem atingir temperaturas mais baixas, enquanto os frigoríficos termoeléctricos são mais silenciosos, mas podem ter limitações na capacidade de refrigeração.
Em conjunto, estas características definem o que é geralmente considerado um mini-frigorífico. No entanto, é de notar que podem existir variações em termos de características e designs específicos entre diferentes modelos e marcas.
CHiQ vs Klarstein vs Hisense: Elementos diferenciadores
Abaixo, mostramos-lhe as diferenças mais importantes entre os modelos que escolhemos das três marcas. Como pode imaginar, existem vários modelos, mas seleccionámos os que, na nossa opinião, oferecem a melhor relação qualidade/preço. Não perca!
Como é que o espaço é distribuído?
Na verdade, a maior parte do espaço é distribuído da mesma forma entre os três mini-frigoríficos, excepto o espaço que vemos na porta. Os mini-frigoríficos CHiQ e Hisense têm dois compartimentos de arrumação, enquanto o mini-frigorífico Klarstein tem apenas uma prateleira para garrafas. Por isso, o CHiQ e o Hisense aproveitam muito melhor o espaço disponível, pois têm também um compartimento para garrafas.
Volume máximo
Outra diferença é a capacidade dos três mini-frigoríficos e, também aqui, existem diferenças significativas. O mini-frigorífico Klarstein tem uma capacidade maior do que os seus dois rivais. Este mini-frigorífico tem um volume de 17 litros, longe dos 46 e 45 litros do CHiQ e do Hisense, respectivamente.
Controlo da temperatura
Em todos os mini-frigoríficos desta análise, a temperatura pode ser ajustada em vários níveis, embora existam algumas alterações importantes que deve ter em atenção. O mini-frigorífico CHiQ tem 7 níveis de temperatura numa gama de 0º C a 10º C. O mini-frigorífico Klarstein, por outro lado, pode ser ajustado em 5 níveis, mas tem uma gama de temperaturas mais ampla, até 15 graus Celsius.
O mini-frigorífico Hisense, por outro lado, não especifica a gama de temperatura máxima, mas pode ser ajustado manualmente através da roda de ajuste.
Função de descongelação automática
Apenas o mini-frigorífico Hisense tem a função Auto Defrost, que permite efectuar o processo de descongelação automaticamente. Nos outros dois frigoríficos, a descongelação pode ser feita manualmente, ou seja, desligando a ficha da tomada e deixando a camada de gelo descongelar.
Luz interior
Estamos habituados ao facto de a maior parte dos mini-frigoríficos actualmente existentes no mercado ter uma luz interior. No entanto, não é o caso do CHiQ, que é o único dos três que não tem esta pequena luz para iluminar o seu interior. Normalmente, isto não é necessário, mas se lhe apetecer beber um copo à noite e não quiser acordar ninguém, é uma adição bem-vinda.
CHiQ vs Klarstein vs Hisense: Como é que são semelhantes?
Nesta secção, vamos mostrar-lhe os pontos comuns entre os três mini-frigoríficos que escolhemos:
Dimensões
Um dos aspectos mais importantes na escolha de um mini bar é o seu tamanho, pois o que procuramos é precisamente que seja compacto, fácil de manusear e que caiba em quase qualquer lugar. Neste sentido, os três que escolhemos têm medidas muito semelhantes; de facto, nenhum deles ultrapassa os 50 centímetros de altura, pelo que poderá utilizá-los em praticamente qualquer espaço.
Em termos de design, é de salientar que todos eles têm uma estética bastante semelhante, sendo a cor o elemento visual que mais se altera. No entanto, a forma é bastante semelhante nos três casos, excepto nas pequenas diferenças de distribuição do espaço que vimos.
Porta reversível
Em qualquer um dos três mini-frigoríficos podemos escolher para que lado queremos que a porta abra, pois os três têm uma porta reversível. Assim, é possível colocá-los em qualquer lugar, sem que isso seja um factor condicionante em termos de localização.
Porta-garrafas
Os mini-bares são normalmente utilizados para guardar garrafas e bebidas. Por este motivo, é interessante saber que os três que analisámos têm um espaço para guardar garrafas localizado na porta. O Klarstein tem mais espaço para isso, pois não tem um segundo compartimento na porta, como os outros dois frigoríficos.
Funcionamento silencioso
Outro aspecto importante é o nível de ruído destes mini-frigoríficos, especialmente à noite. No entanto, todos os três são bastante silenciosos, pois nenhum deles ultrapassa os 40 decibéis. No entanto, o Klarstein está à frente dos seus dois rivais, com apenas 26 decibéis, em comparação com os 36 decibéis dos outros dois.
Gama de preços
Por último, mas não menos importante, sabemos que o preço é muitas vezes um factor decisivo na escolha entre produtos, mas neste caso, nem tanto. Embora existam diferenças, existem três mini-frigoríficos com uma gama de preços muito semelhante, pelo que pode dar-se ao luxo de escolher apenas com base nas suas características.
CHiQ vs Klarstein vs Hisense: que mini-frigorífico escolher?
Por fim, vamos dizer-vos a conclusão que tiramos da nossa análise dos três modelos, para partilhar convosco qual seria a nossa escolha. Claro que sabe que isto é muito pessoal, por isso deve pensar primeiro nas suas necessidades e prioridades, pois são estas que vão condicionar mais a sua decisão.
Tendo em conta que os três são bastante semelhantes em termos de preço, vamos apenas analisar a sua funcionalidade. E, dito isto, consideramos que o Hisense é o mais interessante. Tem uma grande capacidade, bem como luz interior e um sistema de aproveitamento de espaço mais adequado. De facto, é o único que tem todas as funcionalidades, pois os outros dois têm algumas, mas faltam outras.
Por exemplo, o CHiQ tem uma boa capacidade e um compartimento duplo, mas não tem luz interior. A Klarstein, por outro lado, tem luz interior, mas a sua capacidade é menor. É, no entanto, o mais silencioso dos três.
Dito isto, a escolha é inteiramente sua, por isso pense bem e, dependendo do espaço que tem em casa, escolha a que mais lhe convém.