Por vezes parece que os auscultadores sem fios estão a assumir o controlo. O que outrora parecia ser um produto de nicho destinado a técnicos que não sabiam nada sobre a qualidade do som, depressa se tornou uma proposta dominante. À medida que a tecnologia tem melhorado, a qualidade de som também – e ao mesmo tempo os preços têm vindo a descer. Não admira que tantas pessoas estejam a cortar o cordão e a passar verdadeiramente sem fios.
A tecnologia surgiu de tal forma que o cancelamento de ruído é agora uma característica comum nos verdadeiros auscultadores sem fios. É também um dos maiores pontos de venda do Apple’s AirPods Pro. Mas os botões da Apple não faltam em competição. Um dos seus principais rivais é o Bose QuietComfort Earbuds – um par premium de botões canceladores de ruído envolto num design elegante.
Mas será que eles batem o melhor da Apple? Qual das empresas americanas sai no topo, a Bose de alta-fidelidade ou a recém-chegada Apple de áudio? E – crucialmente – quais os auriculares que têm o cancelamento de ruído mais eficaz? Vamos ver como os dois pares se comparam…
Duração da bateria
Uma das desvantagens de qualquer dispositivo sem fios é a necessidade de serem carregados. Mas com um total de 24 horas de tempo de funcionamento por carga, os AirPods Pro são um dos pares mais duradouros que existem.
Não se tem as 24 horas completas de uma só vez, é claro. Os botões em si têm cinco horas de vida útil da bateria; a mala de transporte fornecida fornece mais 19 através de múltiplas cargas. Assim, embora não se possa ouvir durante 24 horas seguidas, pode-se passar tanto tempo sem precisar de encontrar uma tomada.
Os Earbuds Bose QuietComfort não se saem muito bem. Os botões têm seis horas de sumo, enquanto o caso dá mais 12, perfazendo um total de 18 horas. No entanto, ainda não há descuido.
Ambos os pares ostentam tecnologia de carregamento rápido: com o AirPods Pro, uma explosão de cinco minutos dá-lhe uma hora de audição, enquanto que os auscultadores Bose prometem duas horas de tempo de música a partir de um sumo de 15 minutos.
Design
Esteticamente, os dois são bastante diferentes. As de maçã são todas curvas brancas e acabamentos brilhantes – tipicamente maçã, por outras palavras. As Bose’s são um pouco mais estreitas no seu desenho industrial, com um aspecto ovular e cores mais suaves – Triple Black ou um beige-y Soapstone são as suas opções.
Ambas têm pontas de silicone que se enterram nos seus ouvidos para permanecerem colocadas durante o movimento, e ambas vêm com três tamanhos, pelo que devem ter um encaixe universal.
Os botões Bose são maiores e mais pesados que os AirPods (8,5g cada vs 5,4g) e vêm com uma caixa de carga mais volumosa que é quase o dobro do tamanho dos Apple’s. A caixa Bose tem um fecho mecânico em vez de um fecho magnético, o que significa que é um pouco mais segura e não derrama os gomos quando caem.
Gostava de enfrentar os elementos? Ambos os elementos sem fios são classificados como IPX4 resistentes à água. Isso não é nada sobre o que escrever em casa, mas eles resistirão ao suor e ao estranho aguaceiro, por isso deve ser bom para tirar e sobre.
Talvez sejamos só nós, mas estamos um pouco acima do aspecto de assinatura apenas branca dos AirPods. É um pouco de iPod por volta de 2003, e esses caules não serão para todos. Isso, e o facto de os Boses virem em mais opções de cor, dá esta rodada aos Earbuds QuietComfort.
Características
Como com qualquer outra coisa Apple, os AirPods Pro não têm falta de características limpas. Têm controlos tácteis, mas são um pouco complicados para se conseguir dominar – especialmente em viagem. Há um «Teste de encaixe do ouvido» que pode executar no seu iPhone, que toca cinco segundos de música que é analisada a fim de identificar quaisquer fugas de som.
Obtenha um resultado verde ‘Good Seal’ e está pronto para ir, mas se os profissionais identificarem um problema, ser-lhe-á pedido que tente uma dica de tamanho diferente.
A presença do chip H1 da Apple faz com que a experiência seja verdadeiramente perfeita; o emparelhamento é uma esquiva e a reprodução é feita sem qualquer problema. No entanto, há uma advertência bastante grande: são optimizados para dispositivos Apple, pelo que apenas os proprietários de iPhone/iPad irão tirar o máximo partido deles.
Tal como os AirPods Pro, os botões Bose têm controlos tácteis. Basta segurar o dedo no touchpad do botão do ouvido direito para aceder aos assistentes de voz ou recusar uma chamada. A única decepção é que não pode controlar o volume, o que significa que terá de tirar o seu telefone do bolso sempre que quiser ajustar o som.
No entanto, os botões Bose têm uma coisa que os AirPods não têm, e que é uma aplicação. Ligue a aplicação Bose Music e pode afinar as definições de cancelamento de ruído e gerir as suas ligações Bluetooth (não há definições de EQ ajustáveis, lembre-se).
A QuietComforts tem um ou dois outros truques na manga, incluindo uma funcionalidade chamada «Self Voice calling mode». Permite-lhe ouvir a sua própria voz nos auscultadores, para que possa modular a sua voz e não gritar para baixo da linha. Inteligente.
Cancelamento de ruído
Ambos os pares oferecem o cancelamento activo do ruído, mas adoptam abordagens bastante diferentes.
Cada botão AirPods Pro tem dois microfones: um no exterior para detectar o ruído de entrada que pode ser cancelado por anti-ruído, e um no interior que detecta qualquer ruído que o faça através do selo e também analisa como a sua música está a responder à geometria individual do seu ouvido. O cancelamento do ruído é continuamente ajustado 200 vezes por segundo – o que a Apple afirma ser uma novidade na indústria.
No entanto, não há graus de cancelamento de ruído – ou está ligado ou desligado. Embora exista um modo «Transparência» que permite mais ruído exterior para que se possa ouvir anúncios e tentar conversar.
Bose é o avô do cancelamento de ruído. A firma inventou o primeiro par de auscultadores canceladores de ruído comercialmente disponíveis, e os seus modelos com orelhas em excesso oferecem fantástico – e líder de classe – cancelamento de ruído. Felizmente, o mesmo técnico chegou a este modelo de auriculares.
Como tal, a tecnologia de cancelamento de ruídos da Bose é muito mais flexível do que a da Apple. Na aplicação Bose Music, é-lhe apresentada uma escala móvel de cancelamento de ruído que varia de zero (sem cancelamento de ruído) a 10 (máximo). Através da aplicação pode atribuir três posições diferentes, digamos 0, 5 e 10 como ‘Favourites’, e passar através delas batendo duas vezes no auscultador esquerdo.
Vai querer experimentar, mas os botões QuietComfort vivem à altura do seu nome, cortando enormes extensões de ruído de fundo quando no cenário máximo. Tem uma chamada recebida? Os botões Bose utilizam quatro microfones para ajudar na qualidade da chamada e trabalham bem em conjunto para manter a sua voz a soar sólida e clara.
Ambos os pares de auscultadores sem fios são implacavelmente eficazes quando se trata de bloquear ruídos indesejados, quer se trate de aviões a roncar ou de conversas barulhentas. Mas os botões Bose são mais eficazes e têm a vantagem adicional da adaptabilidade.
Qualidade de som
Os AirPods Pro oferecem o equilíbrio tonal tipicamente neutro da Apple – não há aqui nenhum enviesamento no sentido de bombear o baixo. Parecem mais espaçosos do que o seu design sugeriria, o que ficará a dever-se às aberturas de ventilação que a Apple incorporou. Como resultado, é mais como ouvir ao ar livre, do que ter música bombeada directamente para o cérebro, como acontece com alguns auscultadores intra-auriculares. E isso é uma coisa muito boa.
A gama média é particularmente impressionante. Os vocais têm muita textura e detalhe, enquanto os agudos também têm uma quantidade decente de brilho. É apenas uma pena que a qualidade do som sofra um pouco quando se activa o modo de cancelamento de ruído ou de transparência. Não é um grande passo para baixo, mas está lá na mesma.
Os AirPods Pro são bons, mas os Boses são ainda melhores, transmitindo uma sensação de entusiasmo e excitação que é infecciosa. As linhas de baixo são encorpadas, enquanto que as melodias são transmitidas com potência e precisão. A tecnologia sofisticada mas discreta do Bose permite que cada nota brilhe. As faixas retêm a sua riqueza – mesmo com o cancelamento de ruídos a partir de 10.
Em última análise, os AirPods Pro soam um pouco mais abertos e neutros, mas os botões Bose são mais impressionantes e envolventes em toda a linha.
Ainda assim, os auriculares líderes da classe a este preço, o Sennheiser True Momentum Wireless 2, oferecem um pouco mais de dinâmica e timing do que os dois pares que temos aqui (basta notar que os auscultadores Bose ostentam um cancelamento de ruído superior).
Veredicto
Portanto, tempo de decisão. Os Apple AirPods Pro oferecem uma melhor duração global da bateria e uma soberba integração iOS. São também um pouco mais baratos do que os seus rivais. Mas os Earbuds Bose QuietComfort combinam 11 graus de cancelamento de ruído com uma melhor qualidade de som e algumas características extra nifty.
Se for um utilizador Apple, encontrará a nave principal AirPods Pro a funcionar na perfeição e a proporcionar uma experiência iOS mágica – e isso pode ser suficiente para a influenciar. Mas se quiser simplesmente a melhor combinação de som e cancelamento de ruído do mercado, e puder pagar o preço inevitavelmente mais elevado, os botões Bose são a sua (e a nossa) escolha.